X

No meio de toda a informação dataminada nos arquivos do Patch 6.1 divulgada pelo MMO-Champion, uma específica chamou a atenção dos conspiradores de plantão: a Veteran Edition.

A Veteran Edition é um novo tipo de conta, com restrições de nível, quantidade de ouro, entrada em guildas e canais de chat permitidos, muito parecida com o que temos nas Starter Editions hoje. Mas se a Starter – que é a conta-teste de hoje – já existe, qual o sentido de fazer uma outra conta com restrições similares e nome diferente? E mais, um nome que dê a entender que não é uma conta para novatos? A explicação, pra muita gente, pode ser uma preparação para que o jogo se torne free-to-play, e essas limitações seriam removidas através de microtransações ou de uma assinatura opcional.

Não teremos certeza absoluta de nada até que a Blizzard se pronuncie, afinal, é datamining e ele nem sempre é confiável. Os próprios devs já zoaram com todo mundo colocando mudanças em Karazhan em PTRs passados só pra ver o kissuco fervendo, e tudo o que foi encontrado agora nos arquivos foi uma linha de código definindo um novo tipo de conta. É fato que a Blizzard  tem feito testes com microtransações de itens de transmog, montarias e mascotes (se é que se pode chamar de ~micro~ pagar 30 reais numa montaria) para ver a aceitação e renda derivada desse tipo de venda há muito tempo, e não se pode dizer que foram testes mal sucedidos.  Rumores sobre o jogo vir a se tornar gratuito andam por aí há tempos, e também há algum tempo a Blizz deixou de falar ‘definitivamente não’ pra isso, abrindo espaço para o ‘quem sabe no futuro’.

Na BlizzCon de 2013 J. Allen Brack disse, em entrevista para o site Eurogamer, que “Nós não fizemos o jogo para ser free-to-play, e teríamos que reestruturar ojogo todo para que ele migre para esse modelo. Não é algo que estamos considerando no momento.” Já se passou mais de um ano, o que pode nos deixar pensando se o ~momento~ da Blizzard mudou. A chegada recente de Hearthstone e Heroes grátis, e o anúncio de Overwatch, um jogo totalmente diferente de tudo que eles se baseiam há anos, nos mostram que sim, a empresa está mudando. A questão é: como isso vai se refletir no WoW?

Já sabemos que, pelo menos na teoria, a Blizzard pretende manter o WoW no ar por muito tempo, tendo, inclusive, aumentado consideravelmente a equipe responsável pelo desenvolvimento do jogo. Mas nada impede que o modelo econômico dele mude, e existem vários formatos de free-to-play que podem ser implantados, não só baseado em venda de itens. O SWtoR, por exemplo, é free-to-play com monetização feita principalmente por assinatura. Ou a Veteran Edition pode ser simplesmente uma forma de nós, jogadores atuais, podermos acessar o jogo quando não fizermos o pagamento da assinatura, ao invés de ficar com a conta congelada, longe de nossos personagens queridos e amiguinhos. Uma pista disso é a restrição de guildas:  um personagem dessa conta só poderá entrar em uma guilda se a conta já tiver outro personagem na mesma guilda.

E aí, o que acham de tudo isso? É um sinal dos novos tempos ou exagero?  Pessoalmente, vou esperar pra ver como tudo será na prática antes de formar uma opinião definitiva… eu gosto de pensar que tudo que a Blizzard quer é manter a gente jogando:P

Via Joystiq e TenTonHammer