X

Olá pessoal! Na semana passada eu mostrei pra vocês uma possível referência ao Léo Stronda e disse que poderia também ser sobre o Lelek, já que o PNJ é o Lelek Stronda. Como muitos já sabem, essa brincadeira da Blizzard em misturar nomes e detalhes nas missões, nos PNJ, nas suas falas e nos Pontos de Conquistas não passa de uma simples brincadeira mesmo! Eu pelo menos encaro assim e me divirto horrores identificando cada uma delas no jogo.

Quando eu vi além do Lelek Stronda, o seguidor da Horda chamado Le’lek, a associação com os Lelek’s do Passinho do Volante (Ah, lelek, lek, lek!) foi quase que instantânea.

 Os-Lelek-s-formacao-original-foi-desfeita-logo-apos-o-sucesso-da-musica-size-598

O grupo era formado por MC Federado e os Lelek’s, fizeram um sucesso considerável em 2013. Começou com a divulgação do vídeo do Passinho no youtube, logo já estavam fazendo shows e se apresentando na Televisão, que é um meio de comunicação com uma abrangência gigantesca, então os meninos se tornaram conhecidos no país inteiro. Claro que o fato de alguns artistas brasileiros terem aparecido na mídia cantando e dançando a música dos Lelek’s devem ter contribuído imensamente para que virassem a modinha do momento. O ápice foi a Beyonce dançando o Passinho do Volante em pelo Rock in Rio. Se você não se lembra é só clicar aqui pra ver o vídeo.

Nem vou entrar no mérito se a música é boa ou ruim. Cada um tem um gosto musical, e que bom que temos muitas opções, assim cada um curte o que gosta. A questão é que o viral Lelek está em Azeroth e se você joga em português vai sempre se lembrar deles quando ver o PNJ Le’lek.

Essa mistura de Lelek + funk + passinho, me lembrou do Ponto de Conquista chamado Mestres do Passinho   que pode ser uma referência  pela onda de mestres de passinhos que surgiram há algum tempo na internet. Tem passinhos com inúmeras variações, Passinho do Romano, Baile do Passinho, Dream Team do Passinho, Passinho do Abençoado, Passinho do Alibabá…  enfim, tem passinhos que não acabam mais.

Como diriam nossos amigos Goblins “Se tem quem vende, é porque tem que compra.

Definitivamente o Funk carioca contemporâneo não é o meu estilo musical preferido, porem isso não me impede de respeitar o trabalho dessa galera. Acho que pra representar todos os passinhos que podem ter sido referenciados no Ponto de Conquista, o Clipe do Passinho faz jus a esse título, além de conter um mistura de vários estilos, do frevo à capoeira.

Quer uma coisa mais brazuca do que misturar danças e estilos pra transformar um novo ritmo? Nossa identidade cultural é formada por uma mistura que envolve muitas interferências externas. Isso não significa que não temos identidade própria, apenas mostra como nossa pluralidade é capaz de transformar e acrescentar vários elementos culturais.

E pra quem quiser conhecer mais sobre o fenômeno do Passinho, existe o Documentário do Emílio Domingos chamado A Batalha do Passinho. Que destaca não apenas a dança, mas o movimento cultural.

goblin

 

Fonte da fotografia dos Leleks: http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/funk-do-lelek-lek-lek-vai-parar-na-justica

Capa:http://www.govoid.es/wp-content/uploads/2010/12/goblins-WOW.jpg