Oi oi, gente! Tudo bem com vocês?
Quinta feira, dia 04 de dezembro, aconteceu uma sessão de perguntas e respostas com os desenvolvedores de World of Warcraft. A comunidade pôde perguntar várias coisas e tem muita coisa legal e interessante que foi dita. Se você entende inglês, recomendo que dê uma olhada em tudo o que foi perguntado NESSE LINK.
Abaixo colocarei para vocês os principais tópicos que foram discutidos durante esse bate papo.
Vem comigo!
Itens
- Eles disseram que os novos Itens de Herança estarão estar disponíveis no patch 6.1.0.
- A ideia de haver acessórios específicos para cada classe ainda está viva mas não no WoD. Provavelmente virá em uma próxima expansão.
- Eles disseram que ainda não há como rolar novamente os atributos secundários dos itens adquiridos com Cristal Apexis, mas que é uma ideia a se pensar.
PVE
- Eles não mudaram a movimentação dos inimigos diretamente, mas fizeram muitas melhorias, tendo uma resposta melhor do servidor. Afirmaram que há uma diferença notável, especialmente para os tankers. Ainda não está perfeito, mas é algo que eles pretendem aprimorar ainda mais.
- Eles disseram que o chefe da expansão ainda não foi relevado e será uma surpresa. Mas gostam de ver as especulações e opiniões dos jogadores acerca disso.
- Eles disseram que ainda estão discutindo sobre o Tier 17 em relação ao itens craftados que deveriam ser atualizados a medida que as novas raides forem lançadas, mas com certeza haverá atualizações para itens produzidos do Tier 18.
PVP
- Houve grandes adições para o PvP em Warlords: Escaramuçador, Ashran e o sistema de recompensas Caixa-forte. Escaramuçador e Caixa-forte tem funcionado bem até o momento, mas Ashran apresenta alguns problemas. Quanto ao equilíbrio de classes em arenas e campos de batalha, estão fazendo ajustes quando necessário.
- Quanto à Ashran, eles tentam equilibrar as facções nos servidores, mas é um trabalho árduo. Na China há muito mais jogadores da Horda que na Aliança e em outras regiões, os servidores PvP tem em sua maioria jogadores da Horda. Servidores PvP tendem a ser muito mais polarizados por determinada facção do que os servidores PvE, criando problemas na aproximação dos jogadores. Eles queriam que Ashran fosse mais uma zona anexada ao servidor do que apenas um campo de batalha.
- Quanto à uma pergunta sobre o desequilíbrio nas facções devido as habilidades passivas raciais, eles disseram que há mais em jogo do que raciais em determinada facção e que há elementos sociais significativos em jogo. Os jogadores tendem a ir em arenas com os amigos e não é possível seu parceiro de arena ser da facção oposta. Isso faz com que os jogadores decidam qual raça eles acreditam que seja a melhor. Ponto.
- Eles pretendem adicionar novos campos de batalha, mas não podem falar nada concreto no momento.
- Eles disseram que logo no início da expansão foram feitas grandes mudanças nas classes e que haverão ajustem durante a temporada e que isso pode ser esperado logo no início.
Classes e Atributos
- Eles disseram que espírito é o melhor atributo secundário para os healers e que mudanças na cura estão acontecendo e sendo monitoradas. Foram removidos o espírito e armadura (para tank) das comidas, poções e encantamentos mas os healers foram balanceados com essas mudanças.
- Eles disseram que não tem certeza se conseguiram, de fato, atingir o objetivo que eles tinham em relação a “Versatilidade” que há hoje como atributo, mas que eles estão tentando encontrar um equilíbrio entre o objetivo e a variedade que há nos itens.
- Sobre o motivo da remoção de Ira Vingativa dos Paladinos Proteção eles responderam que o Guardião dos Reis Antigos e Ira Vingativa são habilidades legais e gostariam de mantê-las, mas acharam que seria uma boa oportunidade para variar as especializações dos Paladinos.
- Eles acreditam que a árvore de talentos oferece grande variedade aos jogadores, mas que muitas vezes é uma questão de escolha da ferramenta certa. Para eles, WoW é um jogo muito grande e com uma série de atividades diferentes. Portanto, alguns talentos oferecem melhor desempenho em determinadas situações (masmorras X raides, campos de batalha X arenas). Por fim, todos os talentos não devem ser igualmente viáveis para todas as atividades, mas é algo que tentam equilibrar quando possível.
- Um deles brincou com a pergunta de um jogador, dizendo que a direção que os magos vão é “pra frente, daqui pra frente”.
- Eles disseram que os gráficos referentes aos terremotos dos xamãs estão temporariamente ocultos devido problemas visuais nos combates corpo-a-corpo. Porém, essa questão está sendo revisada.
- Eles acham que certas especializações e feitiços de cura (sendo alvo único ou em área) são muito fortes. Por isso, removeram recentemente os benefícios de cura de Velocidade Predatória e metade dos benefícios de Coração das Selvas em PvP – ambos de Druidas. Clarão de Luz dos Paladinos também teve a cura reduzida em 20%. Eles acham que os jogadores ficam extremamente preocupados com o placar (Recount, Skada, etc) e esquecem que certas habilidades utilizadas não aparecem no mesmo. Por exemplo, não há como medir o benefício de defesa de um teletransporte de Bruxos para outro local quando se está em apuros. Querem então que cada classe sinta como podem e devem competir.
- Eles admitiram que Vigor Ancestral foi uma medida provisória em meados do Cataclismo quando Xamãs Restauração eram os melhores curadores em arenas, mas os mais fracos em raides. Usaram essa habilidade para sustentar e garantir espaço para a especialização, não sendo mais necessário nos dias de hoje.
Aleatoriedades
- Eles disseram que não é proposital o fato de seus amigos não poderem usar o portal ou ver os troféus de arqueologia na sua guarnição e isso será consertado no 6.1.0.
- Os novos modelos de personagens já lançados terão novos ajustes e atualizações.
- Eles pretendem encontrar maneiras de deixar os jogadores mais próximos e construir relacionamentos, tanto no Localizador de Masmorras e Raides, quanto na adição de jogadores na Battle.net.
- Perguntaram o que os GM’s mais gostam de fazer no trabalho e o que fazem para relaxar nas horas estressantes e eles responderam que a melhor coisa é estar ao lado dos outros GM’s e interagir com todos ao longo do dia.
- Eles disseram que sempre estão à procura de bons designers que podem lidar com diferentes situações e problemas. Vão contratar designers de todo o mundo, pois a contratação se resume ao talento individual do artista.
- Tol Barad e Invérnia foram implementados com a ideia de serem jogados apenas dentro de cada servidor, e seria difícil convertê-los para um campo de batalhas convencional ou escalar a dificuldade para os níveis originais deles (80 e 85). Preferiram criar novos conteúdos, porém ambos tiveram seu momento no WoW e foi glorioso.
- Eles disseram que estão satisfeitos com o transporte terrestre em Draenor até o momento, pois o foco do conteúdo atual permanece nas principais zonas de Draenor. Portanto, as montarias voadoras continuarão indisponíveis mesmo no patch 6.1. As rotas de vôo serão aprimoradas para diminuir a distância entre um ponto e outro.
- Eles disseram que a animação de corrida dos Elfos Noturnos está na lista de coisas para aperfeiçoar no patch 6.1.
- Eles prestam muita atenção na comunidade, nos Fansites e no que eles influenciam e em tudo o que é dito para eles pelo twitter.
- Eles reconhecem o bug atual na aba de “Moeda” e que isso será arrumado.
- Para determinar o que vai virar brinquedo eles disseram que viram uma dose de vodka e atiram em um alvo escrito “brinquedo sim – brinquedo não”. (Confiram a ótima ilustração explicativa do Elvine sobre isso)
- Há planos de remodelação para os modelos das classes (como Moonkin – Luniscante, urso, etc) e os pets de bruxo, mas que o foco deles agora para o WoD foi a parte principal de cada personagem.
- Eles querem fazer missões para todas as classes – como foi com o fogo verde do bruxo. Para eles isso foi uma ótima experiência e gostariam de trazer isso para as outras classes pudessem reforçar sua identidade e destaque.
- Não existem planos para o WoW acabar. Enquanto houver jogadores que jogam e amam o jogo, eles estarão lá sempre criando novos conteúdos.
- A possibilidade de aparecer como “invisível” no jogo e na battle.net já foi discutida, mas eles acreditam que isso não será possível tão cedo.
Guarnições
- Eles estão super felizes em relação a de como as guarnições tem funcionado até agora e o sucesso delas. No futuro eles pretendem proporcionar uma nova jogabilidade que mistura essas experiências com uma nova expansão, mas que isso pode assumir várias formas: Guarnições 2.0, elementos de guarnições misturados com coisas novas, ou coisas completamente novas e que eles acham que essa novidade se encaixou muito bem em Warlords of Draenor.
- Eles disseram que não há detalhes sobre correções dos seguidores com nível 100 e aprimoramento com itens adquiridos com o Ferro-velho, mas que estão pensando a respeito.
- Eles pretendem sempre colocar algo novo nas guarnições no passar dos patches para que sempre tenha alguma novidade e as pessoas não percam o interesse.
- Há chances de haver uma integração melhor e mais fácil com relação aos ‘alts’ nos ciclos de cada patch. Quem sabe a guarnição possa ser integrada a conta, ou reino/facção.
- Quando questionados do porque as missões diminuem quando os seguidores chegam ao nível 100, eles disseram que não querem que as missões virem ”spam” e que você precise fazer várias coisas irrelevantes – só para ter o que fazer, mas que é algo que eles tem conversado sobre constantemente.
- Há planos para expandir as guarnições além do nível 3 e isso deve ser dito próximo ao patch 6.2.
- Eles estão trabalhando para que tenhamos musicas customizadas nas nossas guarnições, talvez no 6.1.
- Apesar de ouvirem bastante esse pedido, eles disseram que não será possível fazer nada nas guarnições por aplicativos no celular ou tablet.
Profissões
- Eles estão trabalhando em algumas atualizações em Alquimia no que diz respeito as transmutações e outras coisas.
- Há uma preocupação acerca de algumas profissões, em especial mineração e herbalismo, por conta da guarnição e é um problema que eles pretendem enfrentar em breve.
Lore
- Eles não estão certos se Orgrim realmente foi morto, pois não tem nada a ver com o desenvolvimento criativo de WoW. Mas, como jogador, Randy respondeu que Orgrim parecia nocauteado, porém, ainda respirando.
- Quando questionados onde Dentarg estava em Draenor, eles disseram que não tinham uma boa resposta para isso.
Houveram mais algumas questões sobre Lore mas eles disseram que os desenvolvedores que estavam por lá respondendo essas perguntas eram da parte mais técnica e de design do jogo, mas que fazer um Q&A com o pessoal das histórias e Lore era uma boa ideia!
É isso aí, pessoal! O que acharam das respostas dos desenvolvedores?
Um suuuuper beijo pra Anne e obrigada por ter me ajudado a fazer esse post pra poder postar rapidinho pra galera! ♥
Até a próxima e beijo da Blunie.