Olá, Azerothianos!
Está sendo postado no fórum oficial todas as informações referentes à atualização e manutenção dos servidores após o lançamento de Warlords of Draenor. Neste momento, todos eles estão offline. Acompanhem comigo:
Os reinos das Américas e Oceania estão estáveis e com boa performance.
Observamos um aumento do volume de jogadores na Europa, o que acaba causando um aumento na espera das filas para vários reinos. Continuamos monitorando a performance dos reinos, enquanto eles possuem esses tráfego aumentado – porém, eles estão com um bom desempenho.
Daqui a uma hora teremos novas atualizações.
12:00
Os reinos nas Américas e Oceania continuam estáveis e com bom desempenho. Vamos continuar a monitorar a performance dessas regiões.
Os reinos Europeus também estão estáveis e com bom desempenho. Alguns reinos com população alta continuam com filas devido à alta demanda de jogadores. Continuaremos monitorando.
11:00
Continuamos monitorando a estabilidade dos reinos e a performance para os reinos das Américas e Oceania, bem como para aqueles da região da Europa. Temos visto um aumento na performance para essas regiões como um todo, porém, ainda existem filas em alguns reinos europeus.
08:00
No momento estamos monitorando o desempenho de todos os reinos Europeus após a implementação de correções aplicadas durante as reincializações gradativas que ocorreram a algumas horas. Estas mesmas correções serão aplicadas nos reinos das Américas e Oceania durante as reinicializações que estão previstas para começar em uma hora.
Note que outras correções já foram aplicadas para resolver problemas de jogabilidade que jogadores podem ter encontrado. Estamos trabalhando diligentemente para identificar problemas de jogo adicionais que podem ser resolvidos desta maneira.
Continuaremos atualizando este tópico dentro de algumas horas.
07:00
Após a finalização das reinicializações gradativas em todos os reinos Europeus a duas horas atrás, estamos nos preparando para aplicar as mesmas correções em nossos reinos das Américas e Oceania. Isso ocorrerá às 9:00 (horário de Brasília).
06:00
No momento continuamos monitorando todos os reinos. Nossas equipes de Controle de Qualidade e Engenharia de Confiabilidade estão trabalhando em correções adicionais para o jogo. Também continuamos analisando o aumento no número de jogadores por reino que fizemos mais cedo.
05:00
Reinicializações gradativas foram realizadas eu todos os reinos Europeus durante a última hora. No momento estamos reestabelecendo os reinos Europeus que foram reiniciados.
Continuamos aplicando correções ao jogo. Essas correções tem o intuito de resolver problemas de jogabilidade.
Os reinos das Américas e Oceania passarão por reinicializações gradativas dentro de quatro horas, às 9:00, horário de Brasília.
04:00
Começamos a reiniciar os reinos da Europa. Todos os reinos Europeus estarão disponíveis em breve.
Os reinos das Américas e Oceania possuem reinícios de reino programados para as 3 am PST (9:00 horário de Brasília), para que os hotfixes sejam aplicados.
03:00
Estamos trabalhando muito para corrigir um problema recente que afetou o serviço do jogo em alguns reinos EU. Estamos no processo de reiniciar os reinos afetados.
Iniciaremos os restarts programados para todos os reinos Europeus em uma hora.
Adicionalmente, todos os reinos das Américas e Oceania serão reiniciados às 3:00 am PST (9:00 horário de Brasília)
2:00
Durante a última hora, temporariamente aumentamos a capacidade máxima do reino Lightbringer (US).
Estamos monitorando de perto todos os reinos, e Lightbringer (US) em particular, com a intenção de continuar permitindo tantos jogadores quanto possamos suportar.
Vários hotfixes estão prontos, visando a melhoria do servidor e problemas de experiência de jogo, e especificamente corrigindo problemas das Guarnições. Esses hotfixes precisam de reinício de reino para ser aplicado, e vamos começar aplicando os mesmos em todos os reinos europeus em aproximadamente 2 horas.
01:00
Continuamos monitorando a performance e a população nos reinos das Américas por conta do aumento do limite de população dos reinos que aplicamos mais cedo.
Adicionalmente, desenvolvemos um número de hotfixes para melhorar os problemas dos servidores e da experiência de jogo, com foco no desempenho das Guarnições. Estes hotfixes em especial precisam que reino seja reiniciado para que sejam implementados, e vamos começar a aplicá-los nos servidores Europeus. Os reinícios de reino para todos os servidores europeus estão marcados para começar às 7:00 am CET
0:01
Todos os reinos das Américas, Oceania e Europa receberam o aumento temporário do limite populacional. Continuamos a trabalhar em desenvolver e aplicar hotfixes para problemas de performance e gameplay. Alguns já foram aplicados e podem ser encontrados aqui (tradução em andamento). Teremos mais atualizações em uma hora.
23:00
Começamos o processo de temporariamente aumentar o limite de população nos reinos Europeus. Assim como nos reinos das Américas e Oceania, estamos testando esse aumento em alguns reinos de cada vez, assim podemos monitorar os resultados. Também temos uns hotfixes de aumento de performance em produção que estamos planejando testar no reino Lightbringer (Américas). Teremos outra atualização em uma hora.
22:00
Todos os reinos das Américas e Oceania tiveram seus limites populacionais aumentados. Continuamos monitorando a estabilidade dos servidores e pretendemos começar a testar o aumento populacional nos servidores Europeus em breve. Também estamos tendo progresso na resolução de um problema que ocasionalmente faz com que os jogadores fiquem presos em rotas de vôo ao voarem para suas guarnições. Nossa próxima atualização será feita dentro de uma hora.
21:00
Nossos testes iniciais de aumentar a capacidade do reino foram concluídos com sucesso, então continuaremos testando aumentar o limite populacional dos reinos das Américas e da Oceania. Também estamos progredindo em resolver os problemas que causavam crashes nas instâncias, no mundo e nas Guarnições da Europa.
Em uma hora teremos outra atualização.
20:10
Depois de monitorar a performance dos servidores por algumas horas, estamos testando aumentar o limite populacional dos servidores para acima do normal. Vamos aumentar esse limite em alguns reinos das Américas e observá-los de perto. Nosso próximo update será em aproximadamente uma hora.
19:00
Continuamos otimizando os servidores e corrigindo problemas adicionais de performance. Os reinos aparentam estar estáveis com o aumento do limite populacional. Estamos monitorando a estabilidade dos servidores conforme a Europa continua em seu horário de pico e a população aumenta nas Américas. Outra atualização será publicada em uma hora.
18:00
Como publicado anteriormente, tanto a região da Europa e da Oceania entraram em manutenção para melhoria do hardware dos reinos, além da implementação de uma nova tecnologia em Draenor para ajudar com a performance do jogo. A manutenção das duas regiões foi concluída com sucesso, e até agora tivemos resultados muitos positivos, permitindo o aumento da população de todos os reinos. Vamos continuar otimizando a experiência de jogo, focando em nova tecnologia e realizando hotfixes conforme for necessário.
Atualmente observamos uma alta demanda no jogo e nos serviços do jogo por conta da quantidade de pessoas tentando jogar Warlords of Draenor. Estamos focados em alguns problemas específicos e um deles é um grupo de reinos na Europa, que está passando por problemas de crash nas instâncias, mundo, e Guarnições. Isso está sendo resolvido como um problema isolado, e estamos investigando a causa para garantir que não ocorra em outra região.
Estamos estudando a possibilidade de transferências gratuitas de reinos com alta população, mas antes precisamos garantir que o serviço chegue ao ponto em que sentimos que está conseguindo processar um alto número de transferências sem afetar a estabilidade do reino.
Nossos próximos passos consistem em continuar trabalhando em novos problemas de performance que estão ocorrendo na Europa, e continuar a manter e melhorar o nível de serviço nas Américas e Oceania. Forneceremos outra atualização em uma hora.
17:00
Estamos trabalhando para mitigar alguns erros nas Guarnições e Instâncias que resultavam em crash do servidor na Europa. Ainda estamos analisando o que podemos esperar na região das Américas/Oceania para os servidores com população alta, e para Europa, temos filas na maioria dos reinos durante o horário de pico.
Dentro de uma hora teremos uma atualização maior sobre o estado geral do serviço e sobre o que estamos trabalhando.
16:00
Continuamos monitorando os reinos após a manutenção. Os reinos continuam com o limite aumentado de população, porém, enquanto muitos reinos não possuem mais filas, é possível que reinos com alta população ainda apresentem fila de espera ao conectar. Continuaremos a atualizar a comunidade com informações ao longo do dia.
15:00
Continuamos monitorando os reinos e acompanhando cada problema de forma individual conforme eles forem ocorrendo. Ainda estamos vendo alguns problemas na região da Europa, já que agora eles estão em seu horário de pico, mas com muito menos frequência do que antes da manutenção.
Todos os reinos estão agora com o limite populacional normal. As filas de agora são por conta da demanda maior do que os reinos podem normalmente suportar, e nós vamos analisar como reduzir isso em breve.
14:10
Todos os reinos das Américas e Oceania estão no ar. Continuamos monitorando a estabilidade dos reinos em busca de problemas de estabilidade.
Os problemas com a página e o fórum da Europa estão sendo investigados, além das mensagens de “World server down” e os problemas com as Guarnições.
Obrigada mais uma vez pela paciência.
13:10
Todos os reinos das Américas e Oceania estão no ar. Continuaremos o monitoramento dos mesmos.
Obrigada pela paciência.
13:00
Estamos no processo de colocar no ar todos os reinos das Américas e Oceania e continuaremos monitorando os relatórios para qualquer problema de estabilidade.
Todos os reinos da Europa estão no ar e estáveis. Continuamos monitorando os mesmos para qualquer problema de estabilidade que possa ocorrer.
12:00
Todos os reinos das Américas e Oceania continuam como programado, bem como o teste interno.
Os reinos da Europa estão sendo reiniciados, e continuaremos a monitorar relatórios sobre a estabilidade dos reinos.
Obrigada pela paciência. Continuaremos atualizando por aqui de hora em hora.
11:00
Todos os reinos das Américas e Oceania estão em manutenção e continuamos progredindo como esperado. Estamos trabalhando o mais rápido possível para fazer o deploy das melhorias de hardware e os ajustes de código para melhorar o acesso e a experiência de jogo.
Estamos monitorando os reinos EU, e realizamos alguns reinícios de reino para aplicar hotfixes que ajudarão na na estabilidade dos mesmos.
Vamos continuar aplicando hotfixes para problemas específicos ao longo da noite. Estes são ajustes de missões que não estão funcionando corretamente ou não estão completando, bem como comportamento inesperado em vários elementos do jogo.
Obrigada pela paciência.
9:00
Todos os servidores das Américas e Oceania estão em manutenção no momento. Estamos trabalhando o mais rápido possível para atualizar o hardware e implementar códigos programados para melhorar ambos o acesso e a experiência de jogo.
Estamos monitorando os relatos de problemas de estabilidade nos servidores Europeus. Identificamos mais problemas relacionados com “servidor de mundo indisponível” (world server down) e estamos trabalhando para resolvê-los.
Continuamos implementando correções para problemas específicos de jogabilidade ao longo do dia. Estas geralmente são correções para missões que não estão funcionando corretamente ou não podem ser completadas, tal como comportamentos não esperados de vários elementos de jogo.
Agradecemos sua paciência contínua. Nossa próxima atualização será dentro de algumas horas.
8:00
Os reinos europeus estão ativos, com jogadores conectados e jogando a pouco mais de uma hora. Recebemos alguns relatos de problemas com “servidor de mundo indisponível” (world server down) durante este periodo e estamos investigando a situação.
Como planejado, inicializaremos a manutenção nos reinos das América e Oceania às 9:00, horário de Brasília.
7:00
Alguns minutos atrás nós finalizamos a manutenção dos reinos EU. O jogo já está ativo para todos os reinos europeus.
Ficaremos de olho no desempenho dos servidores europeus enquanto nos preparamos para realizar a manutençãoo dos reinos das Américas e Oceania dentro de duas horas, às 9:00, horário de Brasília.
6:00
Estamos entrando na quarta hora de manutenção para os reinos Europeus.
Nos reinos das Américas, filas continuam descendo por termos já passado do horário de pico. Continuamos fazendo ajustes para melhorar a estabilidade dos reinos.
Na última hora, uma variedade de correções foram aplicadas para corrigir problemas no jogo.
Todos os reinos das Américas e Oceania entrarão em manutenção em três horas e ficará indisponível até as 15:00, horário de Brasília.
Atualização 05:00
Manutenção nos reinos europeus já está em andamento por três horas, incluindo as atualizações de hardware a fim de melhorar e experiência do jogador. Essa manutenção está programada para terminar em aproximadamente três horas à partir de agora.
No momento estamos além de nosso “horário de pico” nos servidores das Américas e a quantidade de reinos com filas começou a reduzir.
Continuamos a identificar problemas e implementar correções ao jogo.
Como lembrete, todos os reinos das Américas e Oceania passarão por um período de manutenção dentro de quatro horas, às 9:00 da manhã e ficará indisponível para o jogo até as 15:00 horas.
Atualização 04:00
Manutenção nos reinos europeus já está em andamento por duas horas, com as atualizações de hardware procedendo como planejado. Nas Américas e Oceania, estamos fazendo ajustes nos reinos para melhorar o desempenho e estabilidade dos mesmos.
Em relação aos problemas de jogabilidade, continuamos aplicando hotfixes ao jogo. 🙂
Atualização 03:15
A manutenção na Europa já está acontecendo há uma hora, e progredimos no que diz respeito ao hardware da região. Na região das Américas nós continuamos testando a tecnologia de phasing, que pode nos permitir expandir a capacidade em grande número nos reinos mais populosos.
Continuamos lançando hotfixes para corrigir uma série de problemas. Você pode ver a lista neste post em inglês (tradução a caminho) mas lembre-se que ele não será atualizado durante a noite.
Agradecemos a paciência, continuaremos publicando atualizações regulares por aqui.
Atualização 2:15
Estamos começando o trabalho na melhoria de hardware na região da Europa agora que os servidores entraram em manutenção. Além disso, estamos empurrando códigos de hotfixes que foram testados nos reinos das Américas e Oceania, e aplicaremos esses mesmos hotfixes nos reinos da Europa durante a manutenção. Vamos continuar fornecendo atualizações, porém, saibam que o foco será na atualização do hardware da Europa e Américas/Oceania
Atualização 1:07 AM:
Estamos trabalhando nos preparativos para a manutenção dos reinos Europeus que acontecerá dentro de uma hora e em conjunto com as atualizações de hardware nós implementaremos algumas das melhorias de desempenho que tivemos testando. Uma dessas melhorias condiz em uma grande mudança em como os mundos do jogo é executado pelos servidores – expandindo a tecnologia de phasing usado na experiência introdutória de Tanaan para todo o continente de Draenor. Isso permitirá que nós possamos executar múltiplas instâncias de Draenor simultaneamente, espalhando a população dos servidores em múltiplas instâncias, ao mesmo tempo que mantém guildas e grupos na mesma fase.
No momento estamos executando testes desta tecnologia em alguns dos reinos norte-americanos e descobrimos que somos capazes de aumentar a capacidade dos reinos em uma quantidade significativa. Continuaremos atualizando diante de nosso progresso na manutenção da Europa e preparação para aplicar as mesmas mudanças nos reinos das Américas (que inclui Brasil e América Latina) e Oceania.
————
Atualização Meia Noite:
Continuamos trabalhando para melhorar a estabilidade dos servidores e de conexão, reduzindo erros de “personagem não encontrado” e realizando hotfixes (tradução em andamento) no jogo. Estamos progredindo além da manutenção, com algumas melhorias de performance, e estamos no processo de testar essas melhorias agora em alguns reinos. A manutenção começa para os reinos da Europa em algumas horas e continuaremos atualizando o fórum durante a noite.
————
Obrigada a todos pela paciência enquanto continuamos a trabalhar para corrigir os problemas de performance.
Ontem à noite programamos uma manutenção na Europa para implementar mudanças nos servidores e ajudar a melhorar a performance dos reinos, fizemos o mesmo para a região das Américas/Oceania. Com a manutenção na Europa, experimentamos aumentar o limite populacional, e ainda estamos fazendo ajustes dos números para cima e para baixo, para certificar que os jogadores estão tendo uma melhor experiência de jogo. Hoje, continuamos aplicando Hotfixes no jogo, corrigindo problemas de login e de autenticação que aconteciam por conta do alto número de jogadores tentando jogar, e estamos fazendo qualquer mudança e ajuste que possa ser feito enquanto o jogo está no ar. Essas mudanças fizeram uma diferença considerável na experiência de jogo, mas ainda temos muito trabalho pela frente.
Como muitos de vocês sabem, a demanda no jogo está extremamente alta agora, levando a filas muito grandes em vários reinos. Isso é agravado pela nossa necessidade de temporariamente reduzirmos o limite populacional em todos os reinos para ajudar a estabilizar os problemas dos reinos por conta de vários fatores que estão exigindo demais dos servidores de jogo. Para aqueles conectados ao jogo, estamos observando uma experiência de jogo bastante estável, com alguns problemas no phasing das Guarnições; Mesmo com a população reduzida, ainda não temos o desempenho que gostaríamos.
Estamos trabalhando em grandes melhorias de serviço a longo prazo, que estaremos implementando com a manutenção de hoje. Uma grande parte desta manutenção será de melhorias no hardware dos servidores para ajudar com essa demanda que estamos tendo. Estamos otimistas que melhorias de hardware, além dos hotfixes adicionais e demais mudanças resolverão os problemas no jogo, principalmente com respeito às Guarnições. Também continuaremos testando e implementando novas melhorias de performance sempre que necessário.
Fiquem ligados para novas atualizações em breve!
Até a próxima!