Na semana passada conversei com Ion Hazzikostas, Lead Game Designer do WoW, com foco no Patch 6.0.2. Nossa conversa foi na quinta, eu só poderia publicar a partir de segunda, mas tive mil problemas com as legendas e só consegui sincronizar elas agora, com o patch no ar -_-
Ele deu várias informações sobre o evento, porque não tivemos um evento de intro em Mists of Pandaria, esclarece os motivos da retirada da Capa Lendária e me trolou falando que não sabia dizer a data do patch, só pra Blizzard divulgar ela oficialmente duas horas depois da nossa conversa HUE
Confiram todo o papo no vídeo abaixo, de novo featuring meu maravilhoso inglês macarrônico (se as legendas não aparecerem, confira se as legendas do youtube estão ligadas), e a transcrição logo abaixo, se preferir ler.
Flavia: Oi, oi Ion, é ótimo falar com você!
Ion: Digo o mesmo!
Sou Flávia, do WoWGirl, um fansite brasileiro de WoW e… minha primeira pergunta é, e eu tenho recebido muito essa pergunta: o patch chega na próxima terça-feira? (Dia 14/10)
O patch vai ao ar muito em breve. Nós não temos uma data específica pra anunciar ainda. A verdade é que por causa da natureza de tudo que envolve tecnologia e todos os bugs que precisamos arrumar, e as várias partes envolvidas em colocar o patch nos servidores e funcionando bem, nós não sabemos 100% com certeza quando estará pronto, então preferimos não anunciar uma data e se algo der errado ter que adiar. Porque nós preferimos deixar o pessoal especulando do que desapontar alguém. Mas o patch vem muito, muito em breve.
Então vocês vão anunciar alguns dias antes, pras pessoas se prepararem pra ele? Ou.. como vocês vão trabalhar isso?
Geralmente pelo menos alguns dias antes, e de qualquer forma, sempre se sabe que patches vêm em manuntenções mais longas, anormalmente longas. Mas ele ja está aí, sabe. Nós já anunciamos o final da temporada de PvP e eventos do tipo, então… está perto.
Ok. Então, eu estou muito animada com o evento no Pré-patch. Vocês quiseram fazer algo épico porque é um tempo épico, com a expansão chegando, ou a falta de um evento propriamente dito em Mists of Pandaria fez com que vocês trouxessem mais coisas pro evento dessa vez?
Nós sempre gostamos de fazer coisas épicas pra introduzir uma nova expansão, como a invasão do Flagelo, a praga Zumbi, em Wrath of the Lich King, ou os ataques dos elementais antes do Cataclysm. Eu acho que em Mists a história
era um pouco mais complicada, porque não existia uma ameaça imediata ao mundo. Não havia um grande conflito prestes a começar, era só a descoberta desse novo continente misterioso para explorar. E sem poder levar os jogadores
pra esse continente, o que era impossível até a expansão sair, foi difícil fazer uma introdução adequada com um evento completo. Dessa vez, no entanto, existe uma ameaça muito clara. Nós quisemos usar essa oportunidade pra apresentar os jogadores à ameaça que a Horda de Ferro representa, e mostrar só uma fração do que eles poderiam fazer ao nosso mundo. E eles chegam em Barreira do Inferno, destroem totalmente a Bastilha de Etergarde, e é sua responsabilidade descobrir o que está acontecendo lá, quem são esses invasores, e o que você pode fazer para parar esse ataque inicial. Ao mesmo tempo você está se preparando para a investida final pelo Portal Negro quando Warlords of Draneor chegar.
Então nós vamos ter as missões em Barreira do Inferno e o Pico da Rocha Negra remodelado, e a gente vai ver a fuga do Garrosh, ou isso é algo que só vamos ler nos livros e contos de lore?
Sim, essa história em particular já foi contada no livro Crimes de Guerra, na história curta “Grito Infernal” em nosso site. Na linha do tempo, a fuga do Garrosh já aconteceu quando o Patch 6.0.2 chega. Garrosh fugiu, a Horda de Ferro foi formada, eles existem e estão atacando a gente. Nós nos referimos a esses eventos, e as pessoas vão saber mais sobre ele jogando em Warlods, mas não vamos ver de fato esse momento acontecendo. Vocês viram, devo dizer, algumas dicas foram dadas nas missões da Ilha Perene, no Patch 5.4
Sim.
As diferentes visões da ampulheta que você teve estavam te mostrando partes dessa sequência.
Vocês estão planejando alguma surpresa pros eventos, ou vai ser só o que já sabemos, as missões e tudo mais?
Sim, é basicamente o que já foi visto no PTR, uma Proeza Memorável que os jogadores recebem por ter participado do evento antes da expansão chegar, alguns brinquedos para colecionar, alguns itens que podem ser relevantes para os jogadores que estavam se equipando na Ilha Perene ou no LFR pra se preparar para Warlords, mas o evento foi feito para ser uma celebração, e te preparar para a história principal que vai chegar.
E sobre as recompensas, as conquistas, e itens, nós vamos conseguir eles apenas no evento.
Sim.
Depois que o evento terminar, depois que Warlords chegar nós não poderemos mais fazer as missões, ou fazer a versão de nível 90 de Pico da Rocha Negra.
Então, sim, a versão de nível 90 da masmorra vai sumir quando Draenor chegar, esse é só um preview especial, quando Draenor estiver disponível ela será uma masmorra de nível 100, com modo normal e heróico e você poderá fazer ela lá. As missões de Barreira do Inferno não vão a lugar algum, tudo vai permanecer para os novos jogadores de nível 90 para prepara-los para ir à Draenor, mas a Proeza Memorável específica por completar o evento no nível 90 antes da
expansão chegar é só para as próximas semanas, e por estar presente no lançamento de Warlords.
E os mascotes, como a Estrelita de Ferro e o Dragonetinho Brônzeo, nós vamos conseguir eles depois do Patch 6.0?
Eu acredito que vai, sim. Não vou mentir, não tenho 100% de certeza, mas acredito que você ainda vai poder conseguir eles.
Ok, tem muita pessoa preocupada e esperando muito por esses mascotes. E mudando um pouco de assunto, saindo do evento, as mudanças de interface e de gráficos, vão todas vir agora? A caixa de brinquedos, as mudanças no armazenamento, o filtro das montarias?
Sim. Praticamente todos os novos sistemas e melhorias, tudo da expansão Warlords que não seja Draenor e a habilidade de upar além do 90, e construir sua guarnição, todo o resto vem no Patch 6.0.2. Então teremos os novos modelos de personagens, a caixa de brinquedos, outras melhorias no sistema, e tudo mais.
E as mudanças nos status, equipamentos e habilidades, é para que os jogadores se acostumem com elas e quando o novo conteúdo de raide e pvp chegarem eles já estarem acostumados com tudo? É essa sua intenção trazendo tudo antes?
Bem, tem dois lados nisso. Acho que é algo que sempre fizemos, nós nunca fazemos mudanças de sistema direto na expansão, sempre vem no pré-patch. O que os jogadores terão nos seus computadores no pré-patch é basicamente todo o conteúdo da expansão, mas com a habilidade de ir para Draenor bloqueada. Isso nos permite garantir um lançamento suave da expansão para os jogadores, todos os bugs que encontrarmos, qualquer problema com a build do 6.0.2 nós poderemos consertar. E não há novos downloads, não há mudanças enormes quando Draenor for desbloqueada, as pessoas podem só ir até lá e aproveitar o jogo, sem se preocupar com problemas nos servidores ou coisas do tipo. Isso dito, existe sim uma vantagem em deixar que os jogadores se ajustem às mudanças que fizemos nas classes, nos itens e em outras mecânicas em um ambiente familiar. Nós atualizamos especificamente a raide Cerco a Orgrimmar, por exemplo, pra usar nosso nova estrutura Mítico-Heróico, com o flexível escalando de 10 a 30 jogadores no Normal e no Heróico só no periodo do 6.0.2, para que os jogadores se acostumem com esse novo sistema de raide em um contexto familiar, e esperamos que tudo esteja ajustado quando chegarem a Draenor.
E sobre Cerco a Orgrimmar, quem já está fazendo a progressão Heróica vai sentir alguma diferença além do número de jogadores na raid, vai ter uma mudança na dificuldade, na mecânica ou algo do tipo? Ou vai ser basicamente a mesma coisa, com 20 pessoas?
O objetivo é basicamente a mesma coisa. Pode ficar um pouco mais fácil em alguns lugares, nós fomos pro lado de fazer um pouco mais fácil, pois nunca quisermos fazer as lutas ficarem mais difíceis. Nós não queremos que alguém que mate um chefe essa semana no Heróico não consiga matar ele nas próximas semanas, ou não conseguir fazer algo que estavam acostumados. Então tentamos garantir que isso não acontecesse. Fora isso é basicamente a mesma experiência.
E as conquistas de Cerco a Orgrimmar, elas terão só os nomes modificados?
Sim, se você já tem, por exemplo, a conquista Immerseus Heroico, ela vai ser renomeada para Immerseus Mítico. Se você já tem a conquista, ou se ainda não tem e matar o chefe nas próximas semanas, você vai conseguir a conquista Mítica.
E isso é só pra Cerco a Orgrimmar, as mais antigas ficarão como antes.
Sim, correto. Todo o conteúdo de raide antes dela não vai mudar. Nós queríamos atualizar Cerco a Orgrimmar para garantir que os jogadores tivessem essa experiência em primeira mão, sem esperar por Draenor.
E nós vamos poder entrar na fila para o localizador de Alma Dragônica agora, ou só com a expansão?
Isso vai estar disponível, e não é exatamente entrar na fila, e mais a habilidade de acessar com um grupo privado, seja você sozinho ou com alguns amigos. Sabemos que muitas pessoas querem os transmogs de lá, ou itens que só estão disponíveis no localizador de raides de Alma Dragônica. Se você for às Cavernas do Tempo, perto do portal por onde você entra para a raide, também tem um NPC com quem você pode falar que vai teleportar você e seu grupo para a versão de Localizador de Raides de Alma Dragônica.
E o localizador de grupos, nós também vamos te-lo agora, o novo localizador de grupos?
Sim.
E quais são suas expectativas em relação a ele? Nós temos muitas pessoas usando alternativas externas para encontrar grupos…
Nós nos inspiramos em mods como oQueue ou sites como OpenRaid e vimos claramente que existia uma demanda dos jogadores para se conectarem entre si, de encontrar outras pessoas com os mesmos interesses e que queiram fazer
as mesmas atividades. E estamos realmente animados por poder oferecer uma forma de fazer isso integrado ao client do jogo. Então nós esperamos ver as pessoas montando grupos para coisas tipo Cenários Heróicos, nosso novo modelo de raides flexíveis, já nas semanas antes de Draenor chegar.
Então quando a expansão chegar todos já terão testado, e será mais fácil… porque as pessoas ainda usam o chat do comércio pra encontrar grupos.
Acho que nossa esperança é que as pessoas não spamem mais no chat de comércio procurando por grupos, ou que façam isso muito menos, porque tem uma forma melhor de fazer isso, de procurar pessoas fazendo tipos específicos de conteúdo ou criar o seu próprio grupo e disponibilizar lá para que outras pessoas se juntem a você em toda a sua região, não só no seu reino, ou pessoas que estiverem na cidade. Então…
O localizador de grupos vai ser por toda a região, não só no meu servidor?
Correto, sim. Então quando você procurar se juntar a um grupo pelo localizador de grupos, você está procurando por jogadores em todas as américas, ou em qualquer região que você esteja.
Isso é ótimo! Porque muitas vezes as pessoas procuram essas ferramentas por não encontrar grupos no seu servidor de origem. Então é ótimo que o localizador de grupos nos dê essa oportunidade. Algo que tenho pensado sobre, é o buff do Príncipe Negro. Vocês vão tirar ele no patch, porque muita gente está esperando o Teste de Bravura sumir para que eles terminem suas capas lendárias. E o buff vai embora, tornando mais difícil pras pessoas conseguirem os saques.
Sim, quando o 6.0.2 sair vai ter um outro buff ativo, com foco em conseguir a arma de herança do Garrosh. É um buff que garante 100% de chance de saque no seu primeiro item de herança do Garrosh em determinada dificuldade, se você ainda não tem um nesse personagem, porque queremos garantir que as pessoas consigam eles antes que eles não estejam mais disponíveis. Já estava planejado que o buff do Principe Negro fosse embora na chegada do patch.
Sim, e ao contrário dos outros itens lendários, vocês decidiram remover a capa. Tem alguma razão específica pra isso? Ou vocês só queriam tornar ela uma conquista específica de Mists of Pandaria?
Acho que essa lendária é diferente das que já fizemos antes. Nossas lendárias anteriores ou dependiam de muita sorte, elas… sabe, as warglaives do Illidan eram muito raras, com uma chance de saque de 2 a 3%, e era possível que você
nunca a conseguisse se não tivesse sorte, e nós sentimos que… os jogadores tem alguma chance de conseguir ela, e tem valor em voltar lá, completar seu set ou conseguir o visual. Outra lendárias eram baseadas em coletar pedaços em uma determinada raide, de forma competitiva, só uma pessoa no grupo poderia pegar os pedaços e geralmente o seu raid lider ou líder de guilda decidiriam quem pegaria a Lendária. Novamente, não era algo que estava sob seu controle, e não tiraríamos algo ou a possibilidade de consegui-los quando esses fatores externos poderiam ter te impedido de pegar. Mas essa lendária, por outro lado, realmente estava acessível pra qualquer um que quisesse ir lá fazer ela. No decorrer de 2 anos completos, com a ajuda do Localizador de Raides, um jogador solo, sem nenhum sistema de apoio, poderia ter concluido – e muitos, muitos fizeram isso – as missões da capa do início ao fim. No fim das contas, ter a capa e ter o título concedido a quem usar a capa é a representação de que você estava lá em Mists of Pandaria, que você participou dela. E esse é o precedente que queremos abrir para esse tipo específico de lendário daqui pra frente. O anel lendário que anunciamos, que você vai conseguir fazendo missões com o Khadgar em Warlords of Draenor vai funcionar de forma parecida. Esse anel não vai mais estar disponível quando sair a próxima expansão, depois de Warlords of Draenor. Isso dito, se um dia fizermos outras lendárias como saque raro ou coisas mais tradicionais, nós provavelmente manteríamos eles no jogo e não os removeriamos.
Muitos jogadores novos, ou que estão retornando para Warlords of Draenor estão reclamando por não conseguirem a capa, e o efeito visual dela é muito legal. Eles estão tristes por isso, mas é realmente algo para mostrar que você esteve lá em Mists of Pandaria?
Exato.
É um ótimo motivo. E a conversão de pontos de justiça e de bravura em ouro será feita agora também.
Sim, assim que o patch 6.0.2 sair e os jogadores logarem seus pontos de justiça e bravura serão convertidos em ouro em uma taxa de 47 prata por ponto.
Algumas pessoas fizeram as contas e perceberam que com o ouro que você consegue na conversão dos pontos você não consegue comprar os mesmos itens que você poderia comprar com os pontos de justiça. Isso é intencional? Você deve pagar mais se você não comprar os itens com pontos?
Sim, os valores não são 100% consistentes, não houve exatamente a intenção de manter tudo igual. Nosso pensamento era se você tem os pontos de justiça e quer determinado item, você deve comprar agora, com os pontos, não importa
que item seja. Nós queremos dar uma quantidade de ouro justa pelos pontos, e que fosse significativa, mas sem ser excessiva para causar inflação ou colocar muito ouro na economia. Acho que pra alguém que tem alguns milhares
de pontos, como 2000 pontos de bravura e 3000 pontos de justiça, por exemplo, você vai conseguir mais de 2000 de ouro nessa conversão, e não é uma quantia pequena.
Sim, e eu acho que não tenho mais nenhuma pergunta aqui. Tem várias coisas que quero perguntar, mas não sobre o patch, então acho que não posso fazer elas agora… Eu só gostaria de dizer que estou muito animada pela expansão e pelo patch e por tudo que vocês estão trabalhando para trazer pra gente. E eu gostaria de saber o que você está mais ansioso para ver no live, e ver a reação dos jogadores.
Honestamente, ham, muito obrigada, e estou muito ansioso também… mal posso esperar para ver o resultado do trabalho do nosso time nos últimos anos estar no ar e ser aproveitado por milhões de jogadores. Mal posso esperar pra logar no primeiro dia, ver todos os novos modelos de jogadores correndo pela cidade, e mal posso esperar pra, daqui um mês, atravessar o Portal Negro e lutar ao lado de amigos, pessoas do meu reino e todo mundo começando essa nova jornada em Draenor. É muita coisa e difícil escolher só uma funcionalidade, mas realmente espero por toda essa experiência.
Sim, é algo realmente épico fazer parte dessa transição de expansões. Bem, acho que é isso! Obrigada! Muito obrigada, foi ótimo falar com você.
Foi ótimo falar com você.
Nos vemos na BlizzCon!
Sim, é um ótimo plano!
Ok, muito obrigada, obrigada, Ion!
Muito obrigada, tenha um ótimo dia.
Tchau!