Alguns ajudantes possuem além de buffs e debuffs importantes para raides, habilidades que auxiliam em mecânicas específicas, entre outras habilidades que podem ser úteis ao caçador. Além disso, nos Campos de Batalha (ranqueados ou não) e nas arenas, alguns ajudantes possuem papéis decisivos nas estratégias. Neste guia, serão apresentadas algumas das habilidades de ajudante mais utilizadas pelos caçadores nas mecânicas de PvP, PvE e em situações gerais.
Habilidades Especiais
Heroísmo/Sede de Sangue/Distorção Temporal
A habilidade Heroísmo/Sede de Sangue/Distorção Temporal é uma habilidade indispensável em mecânicas que exijam um aumento de DPS e cura em determinado momento. Essa habilidade garante aumento de 30% da aceleração de feitiço, dos ataques corpo a corpo e de longa distância de todos os integrantes do grupo por 40 s. Classes que possuem essa habilidade:
- Xamã (Horda) com Sede de Sangue
- Xamã (Aliança) com Heroísmo
- Mago com Distorção Temporal
- Extra: Há o item Tambores da Raiva que concede aumento de 25% da aceleração de feitiço, dos ataques corpo a corpo e de longa distância de todos os integrantes do grupo por 40 s.
Ajudante com este buff:
- Habilidade dada: Histeria Ancestral
- Encontrada em: Monte Hyjal (lvl 80+), Núcleo Derretido (Raide)
- Habilidades Extras importantes: Escarro de Lava
- Pré-requisitos: O Caçador deve ser da especialização “Domínio das Feras”
- Outros ajudantes com habilidades semelhantes: Não há.
Gerar aggro
A habilidade de gerar aggro nos ajudantes auxilia os caçadores que jogam sozinhos por Azeroth, ou que estão em grupos sem nenhuma classe que possa servir de tank em certas ocasiões. O ajudante ao usar seu taunt, canaliza toda a ameaça dos mobs para ele, podendo assim tankar por algum tempo. Utilizar o Redirecionar no ajudante e curá-lo sempre com Curar Ajudante fazem com que a habilidade seja mais efetiva e que o ajudante sobreviva por mais tempo. Lembre-se de desligar o Taunt do ajudante durante combates que tenham alguém tankando. Classes que possuem habilidades de gerar aggro:
- Paladino com com a especialização Proteção
- Guerreiro com a especialização Proteção
- Cavaleiro da Morte com a especialização Sangue
- Monge com a especialização Mestre Cervejeiro
- Druida com a especialização Guardião
Ajudante com este buff:
- A habilidade de gerar aggro é hoje compartilhada pela maioria de ajudantes tamáveis. Escolha o seu de acordo com sua preferência, embora eu recomende fortemente a Tartaruga pelas habilidades extras importantes que ela possui nessa função.
- Habilidade dada: Rosnar
- Encontrada em: Tanaris
- Habilidades Extras importantes: Escudo de Carapaça
- Pré-requisitos: Não há.
- Outros ajudantes com habilidades semelhantes: A maioria dos demais ajudantes tamáveis.
Ressurreição em batalha
A habilidade de ressuscitar em batalha é importantíssima em raides, pois permite que qualquer jogador que venha a morrer durante um encontro possa ser ressuscitado automaticamente por alguém e a batalha tenha continuidade. Classes que possuem essa habilidade:
- Druida com Renascimento
- Bruxo com Pedra da Alma
- Cavaleiro da Morte com Reviver Aliado
- Xamã com Reencarnação (neste caso, só é possível que o xamã ressuscite, e não que a habilidade seja lançada em algum outro jogador)
Ajudante com este buff:
- Habilidade dada: Guardião Eterno
- Encontrada em: Palácio Mogushan, Monte Kun-Lai
- Habilidades Extras importantes: Rugido Destemido
- Pré-requisitos: O Caçador deve ser da especialização “Domínio das Feras”
- Outros ajudantes com habilidades semelhantes: Não há.
Andar sobre a água
A habilidade de andar sobre a água auxilia caçadores principalmente em momentos de fuga, ou quando a estratégia (principalmente em Campos de Batalha) demanda que um caminho alternativo pela água seja feito. Classes que possuem essa habilidade:
- Cavaleiro da Morte com Caminho de Gelo
- Xamã com Andar sobre a Água
Ajudante com este buff:
- Habilidade dada: Trotar pela Superfície
- Encontrada em: Vale dos Quatro Ventos (85+), Pântano Zíngaro
- Habilidades Extras importantes: Água Parada
- Pré-requisitos: O Caçador deve ser da especialização “Domínio das Feras”
- Outros ajudantes com habilidades semelhantes: Não há.
Habilidades PvP
Imobilidade
A habilidade de imobilizar jogadores no PvP é muito importante, já que mobilidade e rapidez são indispensáveis nos campos de batalha e arena. Alguns mascotes dão tipos de imobilidade diferentes, mas vamos focar em apenas um, baseando nos ajudantes mais usados na modalidade. Alguns exemplos de habilidades de imobilidade de outras classes:
- Mago com Anel Gélido
- Monge com Paralisia
- Caçador com Armadilha Congelante
- Paladino com Contrição
- Ladino com Aturdir
Ajudante com este buff:
- Habilidade dada: Mal Educado
- Encontrada em: Minas Mortas (masmorra)
- Habilidades Extras importantes: Não há.
- Pré-requisitos: Não há.
- Outros ajudantes com habilidades semelhantes: Garça, Caranguejo, Aranha, Silitídeo
Silêncio
Alguns ajudantes utilizam de habilidades mais eficientes em manter jogadores que usam magias castáveis em silêncio por algum tempo. Esse tipo de habilidade é muito útil com curadores que precisam castar suas magias para curar aliados. Algumas classes que possuem habilidades semelhantes:
- Monge com Anel da Paz
- Druida com Raio Solar
- Torrente Arcana, racial de Elfo Sangrento
- Guerreiro com Brado Interruptivo
- Cavaleiro da Morte com Estrangular
Ajudante com este buff:
Desarmar
A habilidade de desarmar permite que jogadores fiquem sem ter como utilizar feitiços e ataques por algum tempo, já que ficam sem suas armas. No PvP, é uma poderosa habilidade a ser usada para incapacitar inimigos. Algumas classes que possuem habilidades semelhantes:
- Monge com Tomar Arma
- Ladino com Desmantelar
Ajudante com este buff:
- Habilidade dada: Roubar
- Encontrada em: Floresta de Jade (85+), Monte Hyjal (80+)
- Habilidades Extras importantes: Não há.
- Pré-requisitos: Não há.
- Outros ajudantes com habilidades semelhantes: Não há.
Referências: WoWHead Buffs e Debuffs, WoWHead Spirit Beasts e WoW-Petopia