Hoje vou assumir a difícil tarefa de explicar o que geralmente contribui para um “bom” jogador de arena. Vou explicar a quantidade de pensamentos necessários em níveis mais elevados de jogo em arena, e o que você deve esperar de seus adversários. Vou separar as categorias “consciência situacional” (saber o que está acontecendo à sua volta) e “Tempo de resposta” em níveis, com base na quantidade de habilidade necessária em cada nível e o que esperar.
Por que aprender sobre isso é importante? A maneira de ver o jogo muda de acordo com a pessoa, mas se mantém a eficácia dentro do PvP, principalmente em arena, com algumas mecânicas das classes, das comps (composições de grupo) já citadas, pretendo exemplificar cada mecânica em textos futuros. Primeiro você precisa entender as categorias e saber em qual a sua se encaixa, pra que você possa progredir de maneira mais específica, sem perder tempo.
Tentarei nivelar e explicar cada nível abaixo, veja em qual você se encaixa, pule para o nível seguinte, caso já tenha superado os demais.
Estes são os oito níveis que estarei explorando com as duas categorias:
- Nível 0 inclui jogadores que conhecem pouco de como as coisas funcionam no WoW.
- Nível 1 é o mais básico dos iniciantes, mas um jogador que apresenta algum pensamento consciente sobre as lutas.
- Nível 2 é um jogador que tem começado a se adaptar ao jogo arena, mas ainda luta para conseguir sua armadura.
- Nível 3 é um jogador que está lutando para conseguir seu rating 1600 – 1800.
- Nível 4 é um jogador que trabalha para a seu rating 2000.
- Nível 5 é um ótimo jogador, trabalhando em busca do gladiador 2200+.
- Nível 6 é o seu gladiador atroz 2500+.
- Nível 7 é calibre alto Patrocinado.
As categorias de “consciência situacional” e “Tempo de Reação” são importantes e eu vou dividir cada uma delas para os oito níveis já mencionados anteriormente, a fim de explicar a mentalidade de cada tipo de jogador. Felizmente, isso vai ajudar você a entender o que se passa pela mente de um jogador veterano.
1. Consciência situacional
- Nível 0 – Não faz ideia do que está acontecendo ao seu redor.
- Nível 1 – O jogador é capaz de monitorar a saúde do seu alvo quando ele ataca ou cura, mas ainda não consegue observar outras variáveis.
- Nível 2 – O jogador também monitora sua própria saúde conforme joga e pode ter alguma idéia de onde seus adversários estão.
- Nível 3 – O jogador de nível 3 é consciente de seu alvo, o seu alvo de troca (ou seu alvo secundário), e seu próprio status e posicionamento, além de manter o controle de seus companheiros de equipe e utilizando o quadro de foco, pelo menos em um nível superficial.
- Nível 4 – O jogador de nível 4 não é apenas conhecedor do status atual de jogadores, mas começa a rastrear cooldowns, tanto de sua equipe e seus adversários e começa a tirar proveito de algumas das vantagens situacionais mais sutis.
- Nível 5 – O nível 5 é o jogador de primeira classe de jogadores a levar o posicionamento em conta regularmente. Ele não só sabe onde sua equipe está e onde os adversários estão, mas ele começa a reconhecer a relevância dessas posições em relação a sua estratégia.
- Nível 6 – O jogador tem o que pode parecer ao leitor leigo como uma espécie de percepção extra-sensorial. Na realidade, é apenas antecipação com base em sua consciência e experiência situacional. O jogador Nível 6 ainda ocasionalmente comete erros de posicionamento ou de perder o controle de um oponente, mas os erros que ele faz são muito menos pronunciados e muito menos frequentes. A principal distinção entre um gladiador e um duelista é a consistência e coerência do nível da consciência situacional, e saber que ela é vital.
- Nível 7 – O jogador já não vacila na sua consciência. Espere uso incrível de habilidades em focos de jogadores nessa faixa. Você pode vê-los no nível 5 ou 6, eles são muitas vezes usados para mostrar a outros players que podem estar abaixo do ideal. No nível 7, a consciência e percepção são usados perfeitamente e propositadamente. Estes jogadores sabem o que está em aperfeiçoamento, quem está mal posicionado, quando CC (controle de multidões) é recebido, quando ficar atrás da coluna, quando combinar perfeitamente o controle no pet e jogador, e quando trocar de alvo. Se você perguntar a um jogador deste calibre o que aconteceu em um determinado ponto em um jogo, ele será capaz de lhe dizer. Não é que esses jogadores nunca erram; é que seus erros são geralmente chamados de julgamento ao invés de lapsos mentais. A diferença entre o nível 6 e 7 de jogadores vem principalmente a precisão e estar sempre um passo à frente.
2. Tempo de resposta
O tempo de resposta é outro aspecto do jogo em arena que é a chave para o sucesso e é amarrado para o conhecimento das situações em muitos níveis. Portanto, é certamente distinto o suficiente para merecer a sua própria classificação. Em uma extremidade do espectro de resposta, se a sua resposta é muito lenta, os planos mais bem colocados ainda não vão funcionar, independentemente de seu jogo. No outro extremo, se o seu adversário é mais rápido do que você por uma fração de segundo, que muitas vezes pode significar a diferença entre uma vitória e uma derrota se está ou não estavam mais conscientes do que seu oponente. Não importa como ou por que você perdeu, se o seu tempo de reação não é rápido o suficiente para neutralizar a ameaça.
- Nível 0 – O jogador clica tudo e leva um tempo para fazê-lo.
- Nível 1 – O jogador tem as teclas de atalho mais importantes na barra, mas ainda precisa encaixar a maioria de suas magias não primárias. Este jogador é muito desajeitado em seu clique e até mesmo na obtenção de seus principais feitiços/magias em atalho.
- Nível 2 – O jogador clica rapidamente, tem mais da metade de suas magias vinculadas na barra com as numerações basicas, ou alguma combinação dos dois. Seu tempo de resposta que lhe permite interromper regularmente feitiços com tempos elencados de 2 segundos ou mais e ele pode efetivamente curar ou mudar de alvo a tempo de fazer a diferença. Você não pode esperar dissipações eficientes neste nível.
- Nível 3 – O jogador de nível 3 não é um ‘cliquer’ (utiliza o mouse para clicar nas magias) ou foi clicando desde iniciante e dominou a arte de clicar. Você não quer lançar um feitiço com cast de segundo ou mais contra um jogador de nível 3 sem se preparar bem, porque há uma boa chance de que eles vão interrompê-lo. Refletir Feitiço, desaparecer, ativar magias que interrompem lançamentos ou absorvem começam a aparecer, mas eles não são vistos frequentemente em particular. Os curadores neste nível começam com pré-escudo e são capazes de mudar de alvo e CC para cura em tempo hábil. Dissipações a este nível são relativamente pontuais, mas ainda não está previsto ou alertado com antecedência.
- Nível 4 – O nível 4 é idêntico para o jogador de nível 3, em termos de não clicar ou clicando na velocidade da luz. Este jogador, no entanto, vai interromper seu feitiço sem falhar. Cooldowns relativos e feitiços são utilizados muito mais eficientemente por essa classe de jogador e eles vão responder muito mais rápido para uma troca de alvo ou um erro cometido de sua parte. Espere que o seu cc e outros debuffs sejam dissipados em sequência nesse nível, e esse jogador tem seu feitiço dissipador em atalho rápido ou pressionados.
- Nível 5 – Os jogadores de nível 5, com exceção extremamente rara, liga-se às teclas de atalho e é confortável com esses vínculos. Este jogador não só irá interromper habilidades de seu alvo em segundos, mas vai interromper a utilização de feitiços e interrupções no foco eficientemente e com controle. DKs (cavaleiros da morte) e guerreiros vão controlar tudo muito rapidamente quando estão sendo dominados e rogues não vão deixar você bater neles por muito tempo sem evasão. Debuffs dissipados vão sair após 1 ou mais raramente 2 recargas globais neste nível e o alvo de swap (troca de alvo) assumido será geralmente instantâneo. Esse nível de jogador também é o primeiro a reagir rapidamente a cooldowns do oponente. Espere um guerreiro refletir e controlar rapidamente e quando entrar em CC ser dissipado quase que imediatamente por sua equipe. Ele executa a estratégia com visão de um jogador maduro sem perder a linha de visão de sua equipe.
- Nível 6 – O jogador de nível 6 tem as teclas de atalhos não apenas de fácil acesso, mas ligado a atalhos que fazem sentido em relação à localização e acesso para permitir o conforto e para evitar erros. A maioria dos jogadores neste nível também liga o foco no alvo, em seus companheiros de equipe para a cura e ajusta os atalhos para concentrar-se nos alvos de jogadores inimigos, tudo devidamente bem posicionado na barra de atalho, sem a necessidade de usar o mouse para clicar. Isso permite o jogador a responder mais rapidamente do que os outros jogadores, mesmo que tenham a mesma resposta física, devido à facilidade de acesso. Seja dissipar ou dominar o outro jogador, porque ele pode ficar interrompido. Utiliza interrupções corpo a corpo, mesmo se você não é o alvo, porque eles vão saber o que você está fazendo. Esse nível de jogador não simplesmente reage, eles estão agindo com antecipação, o que lhes permite responder muito mais rápido. Se você é um ladino, não precisa desaparecer em cima de um jogador desta qualidade, a menos que você esteja camuflado.Por outro lado, se você é um mago e bater em um ladino e não congelá-lo imediatamente, vai usar um ciclo de recarga global para garantir que o seu congelar não se desvaneça; que é sempre uma saída. Se o dissipador estiver acessível facilmente em tecla de atalho, seus debuffs serão dissipados durante o primeiro ciclo de recarga global em cerca de 75% das vezes. Se um curador deste nível é pressionado, ele saberá perfeitamente como escapar, controlar e se curar rapidamente, pedir ajuda e fazer com que não seja mais o alvo.
- Nível 7 – Esta qualidade de jogador tem seus vínculosdefinidos perfeitamente para otimizar sua reação, que é mais rápida do que a de um gladiador normal. Eles vão levar os adversários a jogar por eles quase todo o tempo. Este calibre de jogador não só antecipa o que você vai fazer, a fim de responder mais rapidamente, mas eles realmente conseguem agir para anular os seus esforços antes de fazê-los em um nível muito mais elevado do que um gladiador faria. A principal diferença entre o seu gladiador nível 6 e um jogador de nível 7, no que diz respeito ao tempo de resposta, é principalmente o conhecimento do que seu oponente provavelmente irá fazer e a incorporação de consciência situacional de nível superior. Observando esses caras jogar, a execução é geralmente totalmente limpa.
Esse texto é pra direcionar quem ainda não sabe pra onde ir, já que tudo tem um começo, um meio e um fim, o pvp não seria exceção. Tem jogadores que não conseguem subir de nível, justamente por não fazerem ideia da concepção que os demais de nível acima, já tem, só saber que habilidades usam, assistir vídeos, fazer perguntas, não é suficiente, já que muita gente vive pesquisando, tentando melhorar e nunca consegue. Imagino que sabendo onde você se encontra, fique mais fácil saber pra onde você deve ir.
Para que o texto não fique tão longo, vou dividir esse tópico em dois artigos.Fique atento para o próximo artigo, onde vou abordar conhecimentos de mecânica de jogo e balanceamento ataque e defesa, que é claro, tem como objetivo lhes mostrar como cada classe age na arena da maneira mais eficaz. Agora já sabe em que nível você se encontra? Deixe seu comentário.
Fonte: Skill-Capped