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Progressão em Arena é uma maneira específica de como um jogador desenvolve, se adapta e se constrói depois de ganhar mais experiência e jogar mais jogos. É importante jogar várias partidas para melhorar como jogador e como equipe. Quando comecei fazer arena, percebi que a parte teórica era abundante, mas na parte prática ainda pecava demais. Jogando de Druida percebi o quanto apanhava para dar CC (controle de multidões) de Sacerdote e monge. Ocorre que a melhora somente começou a aparecer depois de jogar dezenas e mais dezenas de arenas.

Estudar todas as classes, especializações e composições é vital para o seu sucesso no PVP. Depois que você aprender e entender todas as habilidades e como elas funcionam juntas, você pode praticar como se adaptar ao jogo, meta e ter a mente mais focada em decisões importantes durante o jogo. Estas decisões incluem gerenciamento em defensiva de cooldown (período de tempo de espera antes de um feitiço e outro), gerenciamento ofensiva de  cooldown (também chamado de CD),  crowd control (controle de multidões) e de posicionamento.

Geralmente, existem três categorias de composições:  

  • Cleaves
  • Caster Cleaves
  • Melee/Caster/Healer 

Se quiser saber mais sobre as composições de arena confira esse post da Jules.

Todas essas categorias exigirão decisões diferentes para conseguir a vitória contra cada uma delas.

Cleaves

Vamos começar com Cleaves. Normalmente consistem de duplas de melees DPS e 1 healer, mas não estão limitados a esta configuração de duplas, hoje vemos certa mistura por  Exemplo  PHDK (paladino sagrado, caçador,cavaleiro da morte – DK) /Jungle Cleave (caçador, druida feral, healer) /KFChi (monge, caçador , healer)/Kitty Cleave (guerreiro, druida feral, healer)/Turbo Cleave (xamã aperfeiçoamento, guerreiro, healer) /Beast Cleave (caçador, xamã aperfeiçoamento,  paladino sagrado).

Sua mentalidade contra essas composições deve ser que os jogos serão rápidos. Você não deve tentar a sorte somente com cooldowns defensivos. Em vez disso, use o tempo pra se organizar e plaejar uso de ‘CDs’. É importante planejar isso antes do tempo da partida iniciar porque o dano vai ser muito alto e explosivo. Depois de ter adaptado a experiência de combate contra estas composições, alcançar a vitória irá se tornar muito mais fácil e confortável.

É importante você falar no TS/RC/etc de forma eficaz e clara para que a sua mensagem e comunicação seja transmitida com uma resposta adequada. Exemplo – Mago: “Estou levando muito dano, vou usar bloco de gelo agora!”. Você não deve falar frases soltas sem sentidos. Você tem que falar frases curtas e com uma voz clara, pra seus companheiros de equipe entenderem com facilidade. É muito importante combinar CCs e sempre cantar ou dizê-los pelo menos 3 segundos antes de solta-los para que não entre um CC em cima do outro.  Se você tiver um plano em sua mente antes do tempo acabar e souber executá-lo bem, sempre se comunicando com a sua equipe, isso irá se tornar muito mais fácil.

Caster Cleaves

Avançando para Caster Cleaves, estas composições referem-se a dobrar equipes de Casters DPS. Exemplos – LSD (bruxo, xamã Elemental, druida restauração) / MLS (Mago , bruxo , xamã restauração)/ God Comp (sacerdote, mago, Druida healer) / HLS (caçador, bruxo, xamã healer) / LSD2 (bruxo, xamã heal, druida equilíbrio).

A mentalidade que você deve trazer contra essas composições podem variar. Normalmente, quando você está lutando contra casters cleaves com um mago no grupo, você deve estar ciente dos cooldowns sendo usados como (Frozen Orb e Deep Freeze) e depois tentar utilizar cooldowns apropriados. Você deve tentar utilizar cooldowns com baixo tempo de recarga como por exemplo,  Barkskin (CD 1min) contra Frozen Orb (CD 1min).

Por outro lado a mentalidade que você deve trazer contra comps com bruxos suplício é de esperar um jogo longo por ser baseado em ‘Dot’ (Damage over Time). Você quer estar mentalmente preparado para uma longa sessão. Tente o seu melhor para não ficar frustrado. Use CCs coordenados com os de sua equipe ou danos e sempre procure uma oportunidade quando o adversário não tiver grandes cooldowns defensivos up.

Corpo a Corpo/Ranged/Healer

Finalmente passamos à terceira categoria de composições que é corpo a corpo / ranged / Healer. Exemplos – RMP (ladino, mago, sacerdote) /RMD (ladino, mago, druida) /RPS (ladino, sacerdote, xamã) /WMD (guerreiro, mago, druida healer).

A mentalidade que você deve trazer contra essas composições é: fique sempre no pé deles. Composições como estas tem a capacidade de matar quase qualquer alvo em qualquer equipe com a sequência adequada. Então você deve estar prestando atenção extra para o posicionamento do time inimigo, bem como seus companheiros de equipe, juntamente com todos os CDs ofensivos e defensivos disponíveis.

Você sempre deve estar preparado para swaps (troca de alvo) ao lutar contra estes tipos de composições. Estas composições vão tentar atrair cooldowns. Um exemplo disso é: o mago está usando Deep Freeze  mas salvando Frozen Orb. A isca é o druid usar Barkskin e, em seguida, usar Frozen Orb para matar depois que a proteção desapareceu. A equipe precisa estar ciente de seus cooldowns defensivos e ter o posicionamento adequado. Você não vai querer prolongar a partida quando você não tem cooldowns defensivos ou quando o time adversário tem todas os seus cooldowns ofensivos.


Se você estiver procurando melhorar sua progressão em arena e tomada de decisões, então você deve ter tempo para praticar. Isso pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento!

Se você é um jogador novo, então você deve usar parte do seu tempo para ler a respeito de suas próprias classes com frequência. Você deve tomar notas importantes sobre o que está disponível para todas as classes de cooldowns ofensivos e defensivos. Quando você estiver confortável com suas próprias habilidades, então você pode começar a ramificar-se em outras classes. Quando você tiver comparando as classes certifiquem-se de se concentrar em cooldowns e porcentuais de aumento de danos,  por exemplo:

Barkskin é uma habilidade que você aproveita melhor se usar com cooldowns semelhantes, como Frozen Orb, Deep Freeze,  Shadow Dance (É importante notar que Find Weakness é um debuff aplicado em habilidades furtivas que reduz a armadura de forma significativa e é por isso que rogues abrem com Shadow Dance no burst) ou Recklessness. Você pode soltar habilidades como Roar of Sacrifice para anular completamente este cooldown. O glifo de Barkskin também irá ajudá-lo, e deve ser tomado como linha de base todas as specs de druida.

Estes são apenas alguns exemplos de muitos. Você deve ter tempo para aprender e entender todas as habilidades. No jogo, a meta atual da temporada é muito baseado cooldown. A maioria das equipes consegue a vitória usando cooldowns para matar um jogador que não tem cooldowns. Um addon que irá ajudá-lo muito a observar isso é o Gladius.  A mentalidade que você deve trazer para este tipo de meta no jogo é a seguinte:

Você deve estar ciente de seu posicionamento e de todos durante o tempo todo. Você não quer se estender demais para matar quando seus cooldowns defensivos não estão disponíveis.

Geralmente, você deve tentar ficar em segurança e se comunicar com sua equipe para saber quando seus cooldowns não estão disponíveis para que sua equipe possa agir em conformidade e usar seus cooldowns defensivos de forma eficaz e ajudar outros companheiros de equipe. Existem algumas comps em que você irá jogar de forma mais ofensiva (TSG – guerreiro, DK e healer – paladino ou monge healer são melhores) ou Turbo cleave (guerreiro, xamã aperfeiçoamento, healer), sendo assim, a comunicação do healer será a mais importante porque seu time será mais propenso a levar controle de multidões, então o healer terá que avançar e estará muito suscetível a controle ou troca de alvo. O healer/curandeiro nesse momento é a pessoa em que mais irá se comunicar no jogo. O papel do healer será dizer como estão seus cooldowns, em que tipo de CC (controle de multidões) levou, tempo de duração ou como está sua vida.

No fim, juntando tudo, você deve jogar muito. Você deve estudar  classes e habilidades quanto possível, para que não haja confusão. Você deve tentar colocar você mesmo em situações de alto estresse e tentar manter um plano e usar as habilidades que você organizou antes. Você deve se comunicar com sua equipe e certifique-se sempre de falar claramente e em voz alta, se necessário. Estes são apenas alguns dos muitos métodos para melhorar seu jogo em Arena e progredir como jogador.

Espero que este artigo tenha sido útil para jogadores novos ou veteranos. Estou ansiosa para trabalhar em mais guias no futuro para que todos possam melhorar como jogadores.

Fonte: Skill-Capped