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É essencial saber onde se posicionar dentro de arena, claro, dependendo de que classe você jogar, que comp (composição de grupo, saiba mais sobre elas nesse post da Jules) você fizer parte.

Posicionamento é um dos componentes mais cruciais de arena e que nem sempre é priorizado pela maioria dos novos jogadores. Bom posicionamento permite evitar o controle de multidões (CCs), evitar danos, e fazer trocas de alvo muito mais difíceis para a equipe adversária. Em comparação com outros curadores, paladinos por exemplo não tem tanta mobilidade e estão se tornando cada vez mais dependentes da sua capacidade de se posicionar e evitar o controle de multidões.

Hoje vamos ver a questão do healer/curandeiro, que é a mais importante e mais complicada. Primeira regra básica geral de healer é, independente de que classe for, você se posiciona sempre próximo a algum pilar, ou qualquer subida ou descida, na qual seja possível curar seu time, manter-se fora da distância do CC (Crowd Control – Controle de Multidões) adversário e contribuir com o controle pro seu time sem LOS.

Compreensão Básica do LOS

Line of Sight – Linha de visão (LOS)

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Linha de visão é a trajetória necessária para lançar um feitiço específico, ou usar uma habilidade, em um inimigo. A parte mais importante de incorporar LOS em seu estilo de jogo é manter-se separado do seu inimigo por um obstáculo, como um pilar ou uma caixa (encontrados em todos os mapas disponíveis de arena). No entanto, você não deve esquecer de manter os seus companheiros de equipe em linha clara de visão para que você possa ajudá-los.  Ficar fora da linha de visão de seus inimigos os obriga a tanto correr e se aproximar de uma meta desejável, ou mudar para um menos desejável. Ao ficar fora da linha de visão e rastrear os movimentos dos seus adversários, você pode prever o que vai acontecer, o que lhe dará a vantagem.

Também é importante não ficar em “over-commit” – linha de mira, pois ele pode custar-lhe a vida de seus companheiros de equipe. Então, como você sabe quando se posicionar atrás de uma coluna? É importante prestar atenção ao estilo de jogo do seu oponente, e concentrar-se especificamente sobre os seus potenciais de controle de multidão (o que o adversário “pode ​​fazer” pra você), quando vai para dentro e para fora do LOS.

Exemplo: Quando jogar contra um grupo MLS – mago, bruxo e xamã (Mage-Lock-Shaman), você deve considerar o potencial controle de multidões: PolymorphFearHex, Howl of Terror,  Ring of Frost,  etc.

Linha de visão é extremamente útil quando se joga contra uma equipe com esta composição, pois ele pode ajudá-lo a evitar uma série de controle de multidões, o que seria, essencialmente, impedi-lo de curar seu parceiro. Ficar perto de um pilar contra uma equipe como esta  pode ajudar a evitar trocas rápidas para você (se você for o alvo desejável), ou deixar de evitar dano extra por trabalhar rapidamente para fora da linha de visão.

Como funciona o Range? 

Deep Freeze Test

Range geralmente refere-se à distância que uma habilidade, ataque, poder ou magia deve ser usada ou lançada para ter um efeito. Efeitos que não requerem contato direto são chamados de efeitos de longo alcance, em oposição aos efeitos de corpo a corpo.

Outra grande ferramenta que você pode usar para evitar CC ou rápidas swaps (trocas de alvo) é o range. Sempre fique com o alcance máximo de jogadores inimigos. A Faixa de Cura (de habilidades como Holy Light e Divine Light por exemplo) é maior do que o intervalo para a maioria dos controles de multidões e feitiços de controle por exemplo, PolymorphFear e  Hex. Colocar-se no alcance máximo também lhe dará tempo extra caso a equipe adversária esteja entando trocar o alvo por você: ficar longe tornará mais difícil para o time adversário trocar o alvo que está em um DPS próximo para acertar você, curandeiro que está distante. Então lembre-se, ficar o mais longe possível de seus inimigos, enquanto permanecer dentro do alcance de seus companheiros de equipe.

Posicionamento do seu parceiro

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Muitos não percebem a importância e o impacto do posicionamento que seu companheiro de equipe pode ter sobre o seu próprio estilo de jogo. Seus parceiros devem sempre ficar dentro de sua linha de visão e seu alcance, mantendo a pressão sobre a meta desejável (alvo primário no momento), e auxiliá-lo quando necessário. O posicionamento do seu parceiro é tão importante como o seu próprio, e também a comunicação e a conscientização são extremamente importantes em um  posicionamento eficiente, estilo de jogo e desempenho.

Também é importante reconhecer utilidade do seu parceiro, e entender como seu parceiro pode ajudá-lo com interrupções, desacelerações, atordoamento, dissipações, etc, quando necessário. Por exemplo, quando se joga com um cavaleiro da morte ou um sacerdote, eles podem ajudá-lo, usando Death Grip ou Dispel Magic, respectivamente, naquele inimigo que está com o alvo sobre você, curandeiro/healer.

Vamos então passar para a parte prática e exemplificar em alguns tipos de arena.

Arena Lâmina Afiada – Blade’s Edge

Lâmina Afiada é uma das arenas mais complexas dos mapas disponíveis, porque não oferece a proteção clara de pilares encontrados em outros mapas de arena. Este mapa pode ser tanto prejudicial quanto vantajoso. Há dois planos de interação em Lâmina Afiada, um no térreo e outro no nível da ponte superior.

Embora o nível superior seja melhor em muitas formas diferentes, o nível mais baixo pode  ser usado para desempenhar defensivas e desligar o foco no healer. Estando no topo você tem tanto a posição e a distância LOS facilmente à sua disposição, e você pode rapidamente reposicionar para curar seus companheiros de equipe na parte inferior. Se você estiver jogando em uma equipe com DPS e você ficar  na parte inferior deste mapa, irá tornar mais difícil para estabelecer a pressão consistente e essencialmente prejudicar o seu desempenho global.

Exemplo(s)

Exemplo 1 – No primeiro cenário, a principal batalha tem lugar no meio da ponte, com DPS lutando com a equipe adversária. Essencialmente, há muito pouco LOS e você pode usar neste cenário os dois pilares laterais. Nesta situação, pode ser extremamente difícil de deixar o seu pilar e usar uma habilidade como Hammer of Justice se você for paladino, uma vez que sair de lá deixa você vulnerável a CC e swaps (troca de alvo) rápidas pela equipe adversária.

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Exemplo 2 – O DPS corpo a corpo da equipa adversária decide correr para a direita, e você os encontra no lado oposto da sua rampa. Por outro lado, seu oponente e companheiros ficaram no meio da ponte. Neste cenário, você tem opções mínimas de LOS usando o pilarzinho do alto, ao contrário do exemplo anterior. Neste caso é aconselhavel  usar a rampa como um obstáculo para impedir swaps em você por DPS melee. Este é um tipo extremamente ofensivo de posicionamento do time adversário, e deixa o curador extremamente vulnerável ​​a CC, e swaps rápidos. O Curador também poderá usar a rampa lateral para sair da linha de visão dos adversários.

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Exemplo 3 – Neste cenário,o conflito principal ocorre no nível mais baixo. Nesta situação,você tem várias opções: você pode usar os pilares do campo de jogo inferior, ou ficar livre no nível superior. Usando o nível superior para curar seus companheiros de equipe pode ser extremamente vantajoso, pois torna-se extremamente difícil para a equipe adversária controla-lo, ou fazer uma troca rápida de alvo. Algumas coisas para lembrar quando jogar no nível superior: não ficar em pé na borda (se o time adversário tiver um Cavaleiro da Morte, ele pode te puxar pra baixo com facilidade com o Death Grip, ou outras classes podem usar sua linha de visão para controla-lo facilmente.

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Arena de Nagrand

A característica mais identificável da arena de Nagrand são os quatro pilares colocados em lados opostos do campo de jogo. Esses pilares são seus amigos, e você vai querer ficar ao lado deles o tempo todo. Manter-se perto dos pilares permite que você se mova rapidamente para dentro e fora do campo de visão, e correr em círculos em torno do pilar te ajuda a  evitar danos. Como curador, adaptação é uma grande parte do jogo e usando o pilar neste mapa você deve justar continuamente sua posição para continuar curando seus parceiros, e correr para fora da linha de visão quando você estiver em perigo de controle.

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Um bom exemplo na arena de Nagrand com seus 4 pilares, pressupondo que você jogue uma ‘god comp’ (por exemplo com sacerdote, druida e mago, sendo você o druida healer), você deverá se posicionar no pilar mais próximo das costas dos seus aliados e mais distante dos seus adversários.

A distância máxima para as habilidades de cura, são 40 yd (40 metros do jogo), e a distância pra usar habilidades de controle geralmente é um pouco menor, então sempre vai haver aproximação do time adversário até você quando forem aplicar controle (CC). A média de tempo entre uma cadeia de CCs bem feita e outra, é de quase 15 segundos, com intervalos muito curtos, além dos 30 segundos a um minuto dos DR (diminishing returns) pra você sofrer toda essa cadeia de CCs (segmento de controle que não tem DR) novamente. Caso queira saber mais sobre DR (diminishing returns) clique aqui.

O druida tem a Metamorfose, e pode mudar de forma pra evitar os efeitos de Polymorph causados por mago e  Hex causada por xamãs, se movimenta rápido o suficiente com Displacer Beast pra sair do local onde está e fazer controle para retornar ao ponto onde ficará protegido do controle do time adversário.

O mago e o sacerdote tem condição de retornar ao ponto onde o druida se encontra pra refazer o combate, fugindo do time adversário atrás da pilastra e o druida tendo tempo de curar os 2, usando HoTs (Curas por tempo) como brotar da vidarejuvenescer, etc.

Mais um bom exemplo é o xamã, que joga bem defensivo e  recuado. Ainda  de xamã, a maneira mais efetiva de se curar de é com heal castado e healing stream totem  quepermite que você cure seu time mesmo através de parede, pilar, etc. Mas como o xamã não tem tanta mobilidade quanto druida ou monge, nem um hot potente como o de druida, ele se posiciona mais recuado, por isso a escolha da comp que você jogar, caso seja healer, é muito importante porque não adianta você estar em uma comp que te deixe muito suscetível a CCs (controle de multidões) do time adversário.

Podemos aplicar isso a todos os healers. Se posicionar mais próximo de pilastras é a primeira regra para healer e as outras dependem da comp/grupo que for jogar e principalmente da classe que você escolher.

Exemplos

Exemplo 1 – A maioria dos combates em Nagrand ocorre nas partes externas dos pilares. Como curador, você deve sempre manter numa posição perto de um pilar que ainda lhe dê a linha de visão de seus companheiros de equipe. É importante que seus parceiros estejam cientes de sua posição em todos os momentos, porque eles podem ser pegos atrás de um pilar, então você deve sacrificar o seu posicionamento para curar-los, o que, por sua vez, irá torná-lo vulnerável a ambos CCs e potenciais swaps.

Imagem: Skill Capped

Exemplo 2 – As equipes adversárias tem uma abordagem extremamente ofensivo, e apressa-se em ir até o pilar da sua equipe. Existem várias opções quando o time adversário faz isso: 1 Mantenha a sua posição no pilar e manter-se correndo em torno deste para dificultar o LOS e um CC adversários ou tentativas de swap. 2. Chegar a alguma distância. Você pode alternar pilares para chegar a alguma distância e torná-lo muito mais fácil de evitar o controle, AoE e swaps desagradáveis pela equipe adversária. Esta é uma abordagem extremamente ofensiva a ser utilizada pela equipe adversária, e muitas vezes deixam o curador vulnerável a swaps rápidos e CCs.

Exemplo 3 – Neste cenário, sua equipe está tomando uma atitude ofensiva, e correndo para o pilar da equipe adversária para estabelecer a pressão ofensiva inicial. Neste caso, seus companheiros de equipe estão focados em uma posição para matar os oponentes, o que os deixam vulneráveis a CCs fáceis pela equipe adversária. É de responsabilidade de seus companheiros de equipe evitar tanto quanto possível os CCs como atordoamentos e interrupções, e seu objetivo é usar todos os obstáculos disponíveis como Los e Range para a sua vantagem.

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Esgotos de Dalaran

A arena de Dalaran é marcada por seus vários planos de interação e obstáculos. Devido à grande variedade de obstáculos e linhas de visão disponíveis neste mapa, você pode ser extremamente criativo na forma como você usa o cenário em suas partidas. Pode jogar pelas caixasse manter ao redor da cachoeira que desce de vez em quando, subir e descer da plataforma…

Uma das características mais importantes desta arena são os dois níveis,  assim como em Lâmina Afiada. Usar diferentes habilidades para tirar as pessoas de suas posições é extremamente crucial para eliminá-los do jogo por um curto período de tempo, ou colocando nelas uma posição desejável para uma troca desagradável de alvo.

Exemplos

Exemplo 1 – Ambas as equipes começam em lados opostos do mapa da arena jogando pelas caixas. O principal confronto ocorre no meio da arena, enquanto curadores tentam se manter atras das caixas. Esta é uma maneira extremamente neutra de jogar nessaarena, que não devedurar muito. Mantendo-se escondido é a maneira mais eficaz de reduzir CC neste mapa nesta situação.

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Exemplo 2 – A equipe adversária tem uma abordagem extremamente ofensiva correndopara o seu pilar/caixa. Você tem várias opções nesta situação: mova-se e corra para contornar o obstáculo e evitar CC pela equipe adversária, ou mude para o nível mais baixo para evitar o controle e curar seus companheiros de equipe a partir do nível inferior. Encoste na parede de dentro para evitar CCs dos adversários do nível superior, e corra para dentro e para fora do piso inferior onde você localizado para curar seus companheiros de equipe que estão no nivel superior.

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Exemplo 3 – Neste cenário, a equipe decide ser extremamente ofensiva e correr para a pilar/caixa da equipe adversária. Como o curador é sempre o principal objetivo da sua equipe para matar, o que deve manter seus parceiros em movimento ao redor da caixa, você também deve ficar fora dos CCs. Muitas vezes, esta ofensiva vai deixar seus parceiros atrás das colunas, e você mesmo a céu aberto. Para evitar os obstáculos de uso CC  o curador deve pular para o nível inferior, ou esconder perto da escada e assim, ficará fora do range de seus adversários.

Imagem: Skill Capped

Ruínas de Lordaeron

Existem várias estratégias diferentes que você pode usar neste mapa:

Há um túmulo no meio do mapa que você pode usar como um grande pilar. Você pode ficar na parte de cima do túmulo, e pode cair para um lado ou outro para evitar o controle de multidões (CCs). Mas essa estratégia  te deixa vulnerável a maioria dos efeitos de CC instant-cast (instatanêos), e faz seu grupo extremamente dependente de sua capacidade de prever o que o adversário estava fazendo.

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Outra estratégia que você pode adotar é usar o grande túmulo em pé sobre um dos lados, e correndo para dentro e fora da linha de visão para curar seus companheiros de equipe. Dependendo da composição da equipe, uma destas estratégias pode ser mais vantajosa do que os outras. Ficar junto da coluna te ajuda a evitar os CCs, ainda que restringindo um puco o leque de seus companheiros de equipe, já que eles não podem correr livremente em torno do pilar.

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Também, se a equipe advérsária levar rapidamente o confronto para onde sua equipe começa a luta, as escadas e paredes vão servir como pilares para que os inimigos não consigam controla-lo, e você ainda terá a oportunidade de curar seus parceiros.

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Nunca confie em seu parceiro no sentido de que ele sabe o que você está fazendo. Mesmo se você já joga com eles há muito tempo. Tudo pode dar errado em 0.001 segundos se você fizer um julgamento ruim, pensando que seu amigo será capaz de salvá-lo, quando eles mesmos não estão cientes de do que você está fazendo. Aí entra a questão da comunicação! A comunicação deve ser uma das prioridades ao jogar.

Caso queira ver posicionamento de arena em Pico do Tigre, o jogador Urahara fez um ótimo post e super explicativo no HUE PvP.


Compreender como o posicionamento pode levar um time à vitória é extremamente importante e fundamental, já que apenas um pequeno erro pode levar a uma perda. Assim, uma vez que você já domina os conceitos básicos de posicionamento e linha de visão, tanto de posições ofensivas e defensivas, você vai ver uma melhoria drástica em seu desempenho na arena.

Espero ter ajudado e até a próxima! Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar algo que o ajuda muito em arena, deixe seu comentário.

Fonte: Skill Capped