Uma pesquisa recente do Superdata Reserarch mostrou os faturamentos estimados de vários MMOs do mercado, incluindo os baseados em assinatura e os em microtransações.
A pesquisa mostra que, apesar de um claro declínio no mercado de jogos com assinatura, o mercado ainda segue sim super rentável – mais do que o especulado por aí – e que o WoW permanece firme e forte na liderança e no faturamento, com uma fatia de 36% do mercado de MMOs e um faturamento de mais de 1 bilhão de dólares por ano, mais que 3x maior que o Lineage, segundo colocado na lista.
Confira a tabela:
Uma das surpresas é o fato de Star Wars: The Old Republic estar em quarto lugar no ranking de renda de assinaturas – como seu modelo é misto, oferecendo as possibilidades free-to-play com microtransações além do modelo com assinatura, o senso comum nos levaria a pensar que grande parte dos jogadores abriria mão do pagamento mensal, mas vemos que não é o caso. A pesquisa também incluiu a quantidade de assinantes do Elder Scrolls Online – atualmente na casa dos 720k, e uma afirmativa otimista dos desenvolvedores de Wildstar, que por ser recém-lançado ainda não tem um número concreto de assinantes (como no WoW, a compra do jogo base dá um mês de acesso), mas tem visto ‘quatro a cinco vezes mais jogadores simultâneos do que durante a fase de beta aberto’ segundo a Carabine.
O levantamento aponta que o aumento das microtransações tem compensado a queda na renda das assinaturas, levando, inclusive, a um aumento de renda por jogador. A inclusão de modelos baseados em assinatura + microtransações, unida a um público de base estável e fiel (e que tende a se estabilizar cada vez mais), tem mostrado que o mercado de MMOs tem se aproveitado bem da versatilidade das fontes de renda – cada jogador gasta hoje, em média, 46 dólares mensais com MMOs, contra 16 dólares em 2010. Abaixo, o gráfico mostrando a queda de renda nas assinaturas + compra de expansões, e o aumento da renda nas microtransações (boosts, itens estéticos, montarias e serviços como mudanças de servidor):
Embora o número bruto de assinantes e jogadores de MMO tem sofrido uma queda, os jogadores remanescentes permanecem fiéis e dispostos a investir em seu hobby – e é por isso que com certeza não veremos o fim do World of Warcraft tão cedo – nem do Lineage, nem do SWToR, nem do Tera, nem do LotR, nem do Aion…
*O SuperdataResarch coleta dados de aproximadamente 35 milhões de jogadores por todo o mundo, tendo como fontes publishers, desenvolvedores e sistemas de recebimento de pagamentos para a confecção de suas análises e gráficos.
Fontes: Gamesindustry, SuperdataResearch, WoWInsider.