X

A Blizzard divulgou uma prévia do que poderemos encontrar na zona PvP de Warlords of Draenor, Ashran. Ainda não temos imagens oficiais de lá, e as informações, em resumo, são as seguintes:

  • Só para personagens de nível 100
  • Não requer grupos nem fila, como tol barad e invérnia
  • Terá objetivos como missões e matar monstros, como na Ilha Perene
  • Aparentemente, Ashran funcionará como um Campo de Batalha infinito, com conquista de bases que dão benefícios à facção que tiver mais pontos sob seu domínio, como acontecia em Nagrand e Silithus.
  • As cidades-base da Aliança e da Horda ficarão em extremos opostos da ilha, com a ação acontecendo no caminho entre elas, sendo mais intensa no centro da ilha.
  • Você poderá saquear monstros e de jogadores inimigos abatidos, e o dinheiro obtido com eles pode ser trocado por bônus para a facção. Não foi dito que tipo de moeda exatamente será essa, mas imagino que seja algo específico da ilha.
  • Também existirão itens exclusivos da ilha, que concedem benenfícios que só podem ser usados lá (os tomos de feitiços dataminados provavelmente são exemplos desses itens).
  • Terá um tamanho similar ao da Ilha do Trovão, e seu acesso será feito por rota de vôo ou por um portal na guarnição quando ela chegar ao nível 3.
  • Mais de um servidor acessará a ilha, para manter um número similar de jogadores das duas facções. 

Veja o post oficial completo aqui:

Originalmente postado por Nethaera (Forum Oficial)

Erigida sobre as cinzas de uma civilização ôgrica, Ashran transparece enganosamente como uma tranquila ilha junto à costa brutal e selvagem (selvagem!) da Selva de Tanaan. Seria um ótimo destino turístico, não fosse pelo cabo de guerra sem fim travado na região central da área entre a Horda e a Aliança. Bem, pode ser seu tipo preferido de lugar.

Ashran oferece diversas oportunidades de ação para jogadores solo ou em grupo, seja matando monstros ou entrando no JxJ contra a facção inimiga.

WoW_Blog_Divider_Blade_Bar.png

A chegada do JxJ a Ashran

Ao longo dos anos, ouvimos os jogadores pedirem mais oportunidades de JxJ no mundo e testamos uma série de objetivos, como Haala e Invérnia. Oferecer a oportunidade de ter contendas inesperadas, sem script, apesar de parecer simples à primeira vista, é uma tarefa complexa, principalmente sem comprometer a natureza imprevisível dos encontros. A própria definição de JxJ no mundo requer que não haja barreiras ou limitações para a ocorrência de confrontos entre as facções. Ao criar áreas especificamente planejadas para este tipo de encontro, você esbarra na questão de os objetivos definidos no encontro afetarem a maneira como as pessoas os encaram e jogam. No fim das contas, muitos escolhem o caminho mais fácil para alcançá-los, o que muitas vezes significa só ignorar os outros jogadores.

Para recriar uma atmosfera encorajadora do JxJ em Ashran, decidimos recuperar um pouco da Ilha Perene e aplicar as lições que aprendemos com ela aqui. Com oportunidades e objetivos em comum – como matar criaturas –, os jogadores têm mais chance de se envolver com o JxJ por meio deles. Se quiser ter um gostinho do JxJ no mundo, ele está lá pra você. É fácil se ver cativado pelo momento, investindo emocionalmente no resultado de cada novo encontro, seja pelo saque de um jogador da facção inimiga, seja para se vingar por um abate roubado. Mas também não faltam objetivos em Ashran. Tem para todos os gostos.

A ilha que não é da fantasia

Localizada junto à costa da Selva de Tanaan, Ashran é uma grande área JxJ aberta disponível para os jogadores que alcançarem o nível máximo (100). Existem algumas maneiras de chegar facilmente à ilha. É possível usar uma rota de voo ou desbloquear o acesso rápido na Guarnição quando ela chegar ao Nível 3. Aventureiros mais destemidos (ou imprudentes) podem tentar ir nadando, mas é muito pouco recomendado. Sério, se eu fosse você, nem tentaria. O aviso está dado. Num mundo em que praticamente tudo quer a sua cabeça, o melhor jeito de chegar a uma ilha apinhada de conflitos é da maneira mais segura possível. Pode ter certeza disso.

Diferente de áreas JxJ anteriores, como Tol Barad e Invérnia, não é necessário um grupo de raide para entrar, e o limite máximo de aproximadamente 100 jogadores para cada lado permitirá batalhas de proporções épicas. Para manter a ação a toda, um grande número de reinos normais alimentará a área, portanto você provavelmente vai acabar encontrando algumas caras familiares – do seu lado e do lado adversário. No entanto, haverá bastante espaço para transitar, já que Ashran tem aproximadamente as mesmas dimensões da Ilha do Trovão. A intenção é oferecer o mais próximo possível de uma verdadeira experiência JxJ no mundo a quem decidir frequentar a ilha. A sorte nem sempre vai estar ao seu lado, mas com tantos lugares para se esconder ou esperar, não faltarão oportunidades de alcançar o resultado que você mesmo definir.

Reconhecimento do terreno

Em cada extremidade da ilha, um ponto de relativa segurança – separados do conflito que se espraia por todos os lados da ilha, centros da Horda e da Aliança situados atrás da base de cada facção oferecem tudo o poderia haver numa cidade normal.

Correndo pelo centro da área, uma artéria principal. É nessa trilha principal que você participa do cabo de guerra sem fim entre a Horda e a Aliança. As bases de ambas as facções, nas pontas, podem ser capturadas, assim como os cinco pontos centrais que você e sua equipe podem tomar enquanto avançam pela trilha. Capturar os pontos principais no caminho ajudará você e sua facção a chegar até a base inimiga. Para jarretar de maneira eficiente o inimigo e atrapalhá-lo por algum tempo, será preciso acabar com o General. Com isso, além de poder se gabar, vocês também impedirão que a facção tenha acesso ao general que concede Dominação.

No ponto central, o Rei Ogro surge flanqueado por dois de seus guarda-costas. Enfrentar um dos guarda-costas e provar sua bravura derrotando-o fará com que o Rei Ogro apoie sua facção, lutando com você por algum tempo. Mas tenha cuidado! É por tempo limitado. Quanto mais tempo ele permanecer sem ser derrotado, mais suscetível a dano ele se torna.

Como em muitos campos de batalha, cada facção tem Recursos à sua disposição. Quando o contador de recursos da facção chega a 100, ela recebe a ajuda de um Capitão que surge aleatoriamente para lutar ao seu lado. Muitos deles têm nomes familiares, como Swifty, que luta pela Aliança, ou Talbadar, que luta a favor da Horda. Não há nenhuma garantia sobre quem virá ajudar você. Toda vez que os recursos de um lado atingem esse limiar, um novo capitão escolhido aleatoriamente vem se juntar à peleja.

Além do cabo de guerra

Ashran tem muito mais que a contenda na trilha central. Nas redondezas há outros pontos de interesse (PDIs) e monstros para serem mortos. Os vários PDIs oferecem diversos eventos aleatórios que recompensam os jogadores com prêmios para a Horda ou para a Aliança. Também é possível receber bônus matando outros jogadores ou PNJs. Atualmente há sete PDIs nas cercanias de Ashran. Apesar de não estarmos prontos para contar mais detalhes, podemos dar uma pequena visão geral de alguns.

Ao vencedor, as batatas!

Ao explorar Ashran, você poderá coletar dinheiro de outros jogadores e dos monstros que matar. O dinheiro poderá ser trocado na base por bônus adicionais para a sua facção, como portais mágicos evocados no mapa, ou Portais de Bruxos. Também é possível evocar um PNJ verdadeiramente épico para se juntar à batalha. No entanto, é preciso ter cuidado e planejar cada movimento. Uma derrota durante um encontro com um jogador da facção inimiga pode arrancar seu rico tesourinho de você e mandá-lo direto para o bolso do adversário.

Também será possível coletar itens vinculados à área (que só poderão ser usados na ilha) para ter uma pequena vantagem ao completar os vários desafios da ilha.

Para quem estiver atrás do próximo equipamento, Ashran dará acesso a equipamentos de Dominação que não estão disponíveis em nenhum outro lugar.

WoW_Blog_Divider_Chain.png

Mesclando as lições que aprendemos tanto na Ilha Perene quanto no Vale Alterac, esperamos que os jogadores que chegarem à ilha tenham sempre algo para fazer e uma experiência real de JxJ no mundo. Seja seu objetivo entrar no JxJ ou se embrenhar pelos vários pontos de interesse, com certeza há algo esperando por você. 

O que acharam? Será que vai realmente favorecer o combate espontâneo entre facções, ou só vai servir pra passar raiva?