Sei que vocês devem ter visto milhares de textos motivacionais, opinativos e explicativos sobre a derrota do Brasil na Copa do Mundo, um verdadeiro gank da Alemanha em cima dos jogadores brasileiros, que ficaram pelo menos uns 20 minutos com stun dentro do campo. Não querendo entrar muito na discussão, vocês devem ter visto muita gente xingando a seleção e xingando os próprios brasileiros, aquele discurso de que “brasileiro só se ferra“, “brasileiro não faz nada certo“, “Brasil não vai pra frente porque valoriza mais a copa do que educação/saúde/etc“.
Andei pensando sobre isso e me veio o WoW na cabeça, e todas as vezes que já vi essa “generalização” de estereótipo, normalmente sempre denegrindo a imagem dos envolvidos, só porque algo deu errado. Assim como não é culpa da seleção brasileira estarmos com diversos problemas no nosso país, não é culpa da Horda ou da Aliança se seu time de Campo de Batalha não ganha Alterac nunca. A Horda não é culpada porque você wipou no Localizador de Raides, e a Aliança não tem culpa de você perder dez arenas seguidas.
A gente tende a denegrir cada vez mais a imagem do grupo a que somos participantes sem olhar para os nossos próprios erros. Sei que tem muita gente boa por aí que vive caindo em grupo que não sabe jogar direito e acaba perdendo por isso… mas essa pessoa tentou ao menos fazer sua parte, ou só reclamou da vida o tempo todo e contribuiu passivamente para a piora da situação? A gente também tende sempre a achar que a grama do vizinho é mais verde: “A Aliança é muito mais organizada que a Horda pra jogar” ou “a Horda tem muito mais orgulho de ser da Horda, o que os faz terem uma identidade muito mais forte e serem mais unidos“. Você provavelmente já ouviu algo parecido, ou até mesmo já falou algo assim.
Então vamos dar mais a cara à tapa. Vamos colocar mais a culpa na nossa falta de esforço, na nossa falta de incentivar os outros. Vamos dar o nosso melhor sempre, e servir de inspiração pra quem quer melhorar. Vamos parar de rotular as facções, e vamos respeitar todos os jogadores, porque todos eles são iguais. Vamos parar de dar nerd rage por coisa boba, e aceitar que alguns desafios só serão ultrapassados quando todos trabalharem juntos, e se um estiver atrapalhando, que todos o ajudem, e se não der certo, que não seja por falta de tentativa.
Que a copa sirva de exemplo, também nos jogos, para respeitar aqueles que são melhores que a gente, para honrar aqueles que jogam e lutam ao nosso lado todo dia, e para diferenciar os erros que ocorrem à nossa volta e quem são os verdadeiros culpados. Às vezes é bom ser menos orgulhoso, por mais pró-player que você seja, e fazer com que as coisas funcionem melhor à nossa volta.
Post ficou uma mera “divagação”, mas espero que tenham compreendido algo dele 🙂
Até mais o/
Imagem em destaque: Página Oficial