Na Blizzcon do ano passado foram anunciadas algumas mudanças que seriam feitas nos atributos. Há alguns dias foi divulgado um Bate-papo dos Desenvolvedores falando sobre algumas atualizações, e também foi divulgada uma lista de ajustes, onde cada especialização seria beneficiada por um dos atributos secundários. Em meio a tanta informação, qual é a situação dos atributos para Warlords of Draenor afinal?
Remoção de Atributos
Em Warlords of Draenor alguns dos atributos que temos hoje em dia deixarão de existir, e são eles Acerto, Aptidão, Esquiva e Aparo.
Acerto e Aptidão foram removidos por não terem uma jogabilidade interessante, e a nova mecânica funcionará da seguinte forma: (informação retirada das Notas de Patch)
- Os ataques de todos os jogadores têm 100% de chance de acerto, 0% de chance de serem esquivados, 3% de chance de serem aparados e 0% de chance de relance contra criaturas com até 3 níveis a mais (inclusive chefes).
- Especializações de tanque recebem uma redução adicional de 3% na chance de terem os ataques aparados, portanto ataques de tanques contra criaturas com até 3 níveis a mais têm 0% de chance de serem aparados.
- Mesmo assim, criaturas pelo menos 4 níveis acima têm chance de evitar seus ataques de diversas maneiras. Assim, você é desencorajado de tentar lutar com inimigos muito mais fortes.
- Empunhar Duas Armas ainda causa 17% de chance de erro, de forma a manter o equilíbrio em relação ao uso de uma arma de duas mãos.
- Os bônus de Acerto e Aptidão em todos os itens e aprimoramentos de itens (gemas, encantamentos, etc) foram convertidos em Acerto Crítico, Aceleração ou Maestria.
Esquiva e Aparo foram substituídos por Bônus de Armadura nos itens. Porém, isto não quer dizer que a habilidade de esquivar ou aparar irá deixar de existir! Esquiva e Aparo ainda podem ser ganhos por meio de efeitos específicos de classe. Além disso, agilidade ainda dará um pouco de esquiva, e força dará um pouco de aparo.
Quanto ao Espírito, ele só aparecerá em alguns tipos de item (anéis, colares, mantos e berloques) e trará benefícios muito maiores que os atuais. Os curadores vão dar preferência a itens com Espírito nestes espaços. Nos outros, usarão equipamento semelhante ao dos outros jogadores.
Novos Atributos Secundários
Todos nós estamos muito tristes com a perda de Acerto e Aptidão (só que não), mas não há motivo para pânico! Alguns atributos novos serão adicionados, e são eles: (fonte: Bate-papo dos Desenvolvedores)
Golpes Múltiplos
Golpes Múltiplos passa a conceder aos feitiços, habilidades e ataques automáticos a chance de ativar até duas vezes a mais, com 30% da eficácia normal. Por exemplo, se tiver Golpes Múltiplos equivalente a 55% e lançar uma Bola de Fogo que causa 1000-1100 de dano, você terá duas chances de 55% de lançar automaticamente uma Bola de Fogo menor em seguida, causando 300-330 de dano. Sempre que lançar uma Bola de Fogo, haverá chance de que duas Bolas de Fogo menores sejam lançadas logo após a Bola de Fogo principal.
Bônus de Armadura
Após a remoção de Esquiva e Aparo nas armaduras, ficou faltando algum atributo característico dos tanques, a para suprir esta necessidade veio o Bônus de Armadura. Assim como o Espírito, ele só afetará anéis, colares, mantos e berloques. É um atributo muito valioso para tanques e será bem mais poderoso do que os outros atributos secundários. É recomendável que os tanques usem itens com Bônus de Armadura nestes espaços.
Versatilidade
A Versatilidade é bem simples: 1% de Versatilidade concede um aumento de 1% no dano, na cura e na absorção, e reduz o dano recebido em 0,5%. É um atributo diretamente ligado ao seu desempenho, mas que também aumenta sua capacidade de sobrevivência e o desempenho do papel secundário. O aumento na cura não funciona nas curas a si mesmo. Ela não será o maior atributo secundário de produção, mas chegará perto disso e vai aumentar bastante a versatilidade do personagem. É um atributo especialmente interessante para os personagens híbridos que estiverem interessados em acentuar essa hibridez.
Atributos Menores
Além dos atributos primários e secundários, em Warlords of Draenor nós teremos mais um tipo de atributo, os Atributos Menores. Todos os equipamentos em Warlords terão uma chance de ter um atributo menor aleatório. Ou seja, os itens normalmente não terão atributos menores, mas existe uma chance que um item caia com um destes atributos, funcionando de certa forma como os itens forjados para a guerra. Os atributos menores são:
- Velocidade de Movimento: um aumento sutil na velocidade de locomoção. Este atributo se soma às outras fontes de velocidade de movimento.
- Evasão: reduz o dano recebido de ataques em área. É semelhante à evasão presente nos ajudantes de certas classes, porém em escala menor. Você ainda vai morrer se pisar no fogo.
- Indestrutível: um item com este atributo não irá receber dano de durabilidade, ou seja, você nunca irá precisar repará-lo.
- Sorver: converte uma quantidade de dano causada em cura para o próprio jogador. Para healers, uma porcentagem da cura realizada em outros jogadores se transformará em cura para si mesmo.
Ajustes de Especialização
Um novo conceito que a Blizzard quer introduzir em Warlords é o de ajuste de atributos secundários para cada especialização. Ele virá no formato de uma habilidade passiva que aumenta em 5% o ganho de um dos atributos secundários. Isto irá proporcionar um ponto de partida para saber onde focar os seus atributos secundários. Isso é para ser tratado como uma diretriz, não uma regra, sobre o qual atributo secundário favorecer. [Fonte: MMO-Champion]
Os bônus de cada especialização serão:
Cavaleiro da Morte
- Sangue: Golpes Múltiplos
- Gelo: Aceleração
- Profano: Golpes Múltiplos
Druida
- Equilíbrio: Maestria
- Feral: Crítico
- Guardião: Maestria
- Restauração: Aceleração
Caçador
- Domínio das Feras: Maestria
- Precisão: Crítico
- Sobrevivência: Golpes Múltiplos
Mago
- Arcano: Maestria
- Fogo: Crítico
- Gelo: Golpes Múltiplos
Monge
- Cervejeiro: Crítico
- Tecelão das Névoas: Golpes Múltiplos
- Andarilho do Vento: Golpes Múltiplos
Paladino
- Sagrado: Crítico
- Proteção: Aceleração
- Retribuição: Maestria
Sacerdote
- Disciplina: Crítico
- Sagrado: Golpes Múltiplos
- Sombra: Aceleração
Ladino
- Assassinato: Maestria
- Combate: Aceleração
- Subterfúgio: Golpes Múltiplos
Xamã
- Elemental: Golpes Múltiplos
- Aperfeiçoamento: Aceleração
- Restauração: Maestria
Bruxo
- Suplício: Aceleração
- Demonologia: Maestria
- Destruição: Crítico
Guerreiro
- Armas: Maestria
- Fúria: Crítico
- Proteção: Maestria
E aí, o que acharam dos novos atributos? E dos ajustes para cada spec?