X

 Já aviso que esse post não é um post de sorteio de key nenhuma.

O Alfa está bombando pelos fansites de World of Warcraft no mundo inteiro, tantas novidades já foram lançadas e muito mais coisa vem aparecendo todos os dias… e você provavelmente está apreensivo e ansioso para a chegada da nova expansão, para testar um pouquinho do conteúdo novo. Todos estamos curiosos pra saber quando o jogo lança, principalmente porque até agora a Blizzard não falou nada sobre a data de lançamento, apesar da pré-venda já estar disponível há algum tempo. Mas o quanto você está ansioso para testar o jogo, na versão Alfa ou Beta, antes do jogo ficar disponível no live?

Pode parecer esquisito, mas tem muita gente que não gosta de ver ou testar jogos antes deles irem ao ar. São os famosos spoilers, ou seja, estragar o prazer de descobrir o conteúdo por si mesmo porque as pessoas ficam te contando o que anda acontecendo. No caso dos jogos em geral, é muito menos problemático porque parece que quando assistimos um vídeo ou lemos um artigo sobre determinado jogo, aquilo atiça nossa vontade de poder testar o jogo (e obviamente que as empresas de jogos querem que isso aconteça, até pra ter um feedback de como alterar coisas do jogo de acordo com a resposta do público).

No caso do WoW, que também possui uma história de tirar o fôlego, é um pouco mais complicado ver essas prévias porque muito da história acaba sendo contada também. Afinal, cada raide nova, masmorra, cenário e missão correspondem a um rumo diferente que a lore está tomando, e saber como são esses conteúdos implica também em saber parte da história por trás do que anda sendo lançado, ou seja, spoilers. E isso é uma coisa que particularmente eu não gosto. Muita gente que não gosta acaba vendo vídeos e relatos de gente que já está na frente do conteúdo, mas realmente isso acaba com um pouco da graça da coisa. Jogar World of Warcraft também é descobrir por si mesmo os mapas e a história, e surpreender-se com ela. Um exemplo a ser dado é a questão do vídeo do fim da raide Cerco a Orgrimmar, que mostra o sucessor de Garrosh como Chefe Guerreiro. Tenho certeza que a surpresa e a satisfação de alguns seria muito maior se estivessem assistindo o vídeo após ter matado o boss de fato.

Outro problema que eu tenho quando jogo no PTR ou em Alfas e Betas de jogos é o fato de não poder aproveitar o conteúdo como um todo. Há bugs, hotfixes, mudanças diárias, manutenções… fora que depois de testar tudo, quando for para o live, você terá que repetir tudo o que já fez no teste. Fora que em testes fechados, como Beta e Alfas fechados, a gente acaba não podendo jogar com os amiguinhos, e é bem chato jogar sozinho. É demorado pra arranjar grupos, é chato não poder partilhar das suas experiências novas com outro amigo que esteja jogando com você, e você acaba perdendo um tempo que poderia estar usando no jogo live. Mas sempre tem quem goste, né? 🙂

As vantagens de se ter o jogo teste antes é poder testar o conteúdo novo e sair na frente quando ele for para o live. É ter assunto para discutir e contar para outros que também joguem o jogo teste e/ou quem também não tem, programar-se para adaptar seu personagem para eventuais mudanças na classe, poder descobrir as áreas novas e beneficiar-se de ter mais tempo para descobrir o jogo, sem participar daquela corrida maluca por level, farm de itens e progressão em raides e masmorras nos primeiros dias de lançamento no live. Você pode acompanhar de perto cada construção e mudança nova dentro do jogo, pode opinar e ajudar os desenvolvedores através do fórum do PTR/Alfa/Beta, e sim, sentir-se um colaborador do jogo quando este for ao ar.

Então fica a pergunta: você gosta de testar alfa, beta e PTR do WoW? Como você faz para conciliar seu tempo de jogo no live e no jogo teste?

Muito obrigada e até mais o/