Hoje a Blizzard postou várias informações e conceitos sobre as Guarnições, uma das features mais esperadas de Warlords of Draenor! Esta será uma série de quatro artigos postados no site oficial falando unicamente sobre este tópico. Veja o post completo:
Na BlizzCon 2013, compartilhamos várias ideias referentes às guarnições. Já tínhamos em mente que o sistema tinha o potencial de agradar jogadores antigos de Warcraft, levando-os de volta aos tempos de estratégia em tempo real, além de construir uma atmosfera para o embate contra a Horda de Ferro, emWarlords of Draenor. Desde a BlizzCon, estamos experimentando vários conceitos de Guarnição nos laboratórios de design, e gostariamos de trazer uma prévia do que está por vir.
Neste primeiro de quatro artigos, vamos mostrar como as Guarnições estão ficando e como o sistema vai se integrar no Warlords of Draenor. Hoje vamos apresentar um quadro geral das Guarnições. Então, ao longo das próximas semanas, mergulharemos profundamente no sistema, examinando em detalhes as suas funções, da parte 2 até a parte 4.
Construa sua Guarnição enquanto sobe de nível
Queremos que ao tomar posse das terras de Draenor, a experiência do jogador seja moldada. Ao planejar a Guarnição, queremos que o jogador enfrente decisões importantes, que causem impactos significativos no mundo ao redor, e também que possa realizar a fantasia de construir e comandar a sua própria base de Warcraft.
A história tramada em Draenor será uma história de atos heroicos, mas suas ações terão um grande impacto – parte de sua missão consiste em erguer um exército que seja capaz de vencer a Horda de Ferro, e a Guarnição será parte fundamental da narrativa. Em termos de jogo, isso significa que você vai criar e fortalecer a Guarnição ao mesmo tempo em que faz a jornada rumo ao nível 100. Enquanto realiza as missões, o jogador terá várias oportunidades de escolher diferentes tipos de construção para acrescentar à Guarnição. Cada escolha moldará a experiência do progresso, modificando quais missões estarão disponíveis e os benefícios exclusivos de cada região que serão destravados ao completar determinada estrutura.
Por exemplo, durante as missões de Gorgrond, o jogador optará entre a Serraria e a Arena. A escolha não só destravará as plantas para construir o prédio na Guarnição, como também permitirá a construção de um posto militar em volta do prédio em Gorgrond. Isto modificará completamente a experiência da área, uma vez que o jogador receberá missões específicas do prédio que escolheu e um benefício permanente sempre que estiver em Gorgrond.
Depois que o jogador concluir a construção de um prédio, em uma área qualquer — desbloqueando-o, assim, na Guarnição —, queremos que ele se sinta recompensado por fortalecer as forças contra a Horda de Ferro naquela região. Para dar a vocês uma ideia melhor dos benefícios exclusivos que estamos preparando para cada área, imaginem poder evocar um Guarda-costas Ogro da Arena, em Gorgrond, ou ordenar um ataque de artilharia da Armaria, em Talador! Nosso objetivo é que cada área disponha de alternativas que sejam igualmente atraentes ao jogador, além de trazer várias poderosas criaturas para derrotar com seus novos poderes.
Povoe a Guarnição e recrute Seguidores
Para que a base funcione, é necessário ter gente nela! O jogador poderá recrutar Seguidores de várias maneiras diferentes — algo similar à coleção de montarias e mascotes de batalha. E, assim como as mascotes de batalha, diferentes seguidores terão diferentes níveis de qualidade, incluindo pontos fortes e fracos. Alguns Seguidores são únicos e é provável que você já os conheça, enquanto outros são unidades genéricas que trabalharão na Serraria, manipularão poções em seu laboratório de alquimia ou criarão componentes mágicos no Gabinete do Encantador. O jogador pode maximizar a produtividade da Guarnição designando aos Seguidores funções nas quais são mais proficientes. Por exemplo, se o jogador colocar João, o Ferreiro, para trabalhar na Ferraria, ele aumenta a extração de matéria prima. O mesmo se aplica às missões, às quais o jogador envia Seguidores que lhe dão uma chance de obter recompensas mais valiosas.
As missões terão dificuldade e duração variável, requisitarão grupos de tamanhos específicos e se desdobrarão melhor com alguns Seguidores do que outros. Crie a equipe ideal para a missão, de modo a obter o máximo de recompensas! Ao completar missões, os Seguidores sobem de nível. Ao chegarem ao nível 100, eles continuam podendo aprimorar suas habilidades, peculiaridades e o nível dos seus itens. Uma vez que a equipe foi definida, o progresso é contínuo, ainda que você esteja de bobeira na Guarnição, lutando na Fundição Rocha Negra ou dormindo profundamente.
Os prédios que você cria, os PNJs que você encontra e os Seguidores que recruta determinam quem serão os habitantes da Guarnição, as pessoas que você vai ver toda vez que passar por lá. Você está no comando de sua própria base e no comando de seus cidadãos, e você poderá até receber líderes e outros heróis notáveis de sua facção para conversar sobre estratégia de guerra – entre outras coisas.
Também aperfeiçoamos a I.A. (Inteligência artificial) dos PNJ para dar a sensação de cidade movimentada, à medida que a Guarnição cresce. Os PNJ de Azeroth agem de uma forma pré-determinada, movendo-se em caminhos específicos, parando em certos locais e dirigindo-se a novas direções conforme eram comandados. Este comportamento não é suficiente para os Seguidores. Um seguidor em particular deve saber em que lote da Guarnição você construiu, seu posto de comércio, por exemplo, então ele pode percorrer o caminho dessa localização específica ao fazer o lance. Esta nova Inteligência Artificial permite que criemos um comportamento mais dinâmico, em que PNJs podem reagir de forma mais dinâmica e realista ao que se passa ao seu redor. Você gosta de dançar a conga e quer que todo mundo participe? Graças à nova I.A., isto será possível!
Fortifique a Fortaleza
O cumprimento das missões, durante a evolução da personagem, em Draenor, será o principal meio para estabelecer e expandir a base, mas as plantas que possibilitam a construção dos diferentes prédios podem ser obtidas de várias formas. Por exemplo, o jogador pode aprender a fazer a planta com um Seguidor, pode obtê-la como saque de uma criatura do mundo ou de uma masmorra, ou ganhá-la devido à reputação da facção. Ao chegar ao nível 100, será possível comprar as plantas dos prédios que você não escolheu para cada área. Ou seja, caso decida construir a Torre dos Magos, em vez da Armaria em Talador, você ainda poderá comprar a planta da Armaria e construí-la na Guarnição posteriormente. A partir daí, poderá decidir se prefere a Armaria ou a Torre dos Magos na Guarnição, ou talvez encontre lugar para ambas!
Existem 21 tipos exclusivos de construção ao todo. É possível aprimorar cada uma 3 vezes e designar-lhes especializações que maximizam sua eficiência. A Guarnição se expande dos 4 lotes iniciais a um máximo de 10 lotes. Caso o sistema esteja parecendo muito complicado, não se assuste! Você poderá alterar suas escolhas conforme for necessário para adequá-las ao seu estilo e preferências de jogo.
A Guarnição será fundamental para o exercício das profissões em Draenor, expandindo o acesso para além das duas profissões primárias da personagem. Obter Seguidores e construir um exército poderoso maximizará as chances de ganhar recompensas nas missões. As recompensas são do nível dos saques de masmorra e raides iniciantes. Elas serão ajustadas como bônus, de modo a não eclipsar as façanhas da personagem. Queremos que o sistema tenha bastante profundidade em termos de jogabilidade e personalização sem exigir que os jogadores gastem tempo demais com a Guarnição após atingir o nível 100. Estamos cientes de que existe uma linha tênue entre implementar um sistema que dá vários bônus legais e acrescentar várias “tarefas” praticamente obrigatórias para desempenhar a progressão final do jogo. Portanto, os jogadores que preferirem subir de nível por meio das Masmorras e Campos de batalha poderão comprar as plantas, em vez de obtê-las através do cumprimento das missões de Draenor.
A Última Linha de Defesa
Draenor é uma terra selvagem e perigosa. Desde o momento em que você pisar nela, você será perseguido a todo momento pelos clãs da Horda de Ferro. Com alguns poucos aliados ao seu lado, estabelecer uma base com boa defesa deverá ser sua prioridade. Conforme a história se desenvolve, você descobrirá que as Guarnições são intimamente ligadas a cada área, decida você seguir o caminho da missão principal ou partir para uma exploração nas montanhas, você encontrará aliados (e inimigos) por todos os lados. Sua fortaleza principal será sempre o Vale da Lua Negra (Aliança) ou Serra Fogofrio (Horda), porém, você também estabelecerá Guarnições em Gorgrond, Talador, Nagrand e Agulhas de Arak, customizadas em suas escolhas de construção. Eventualmente suas forças tomarão o continente e você terá um exército capaz de atacar a Fundição da Horda de Ferro. Suas tropas serão vitoriosas? Depende de você, comandante.
Ainda Tem Mais!
Muito obrigado por acompanhar a prévia das Guarnições. Na primeira parte, fizemos um resumo breve deste complexo sistema. Na parte 2, vamos nos aprofundar nas construções, passando por todos os 21 tipos únicos de prédio, suas dádivas e especializações, e a forma como se integram com as profissões. Fique de olho!
Fonte: Site oficial