X
Este é o 7º artigo de 11 posts da série Minha Classe, Minha Vida.

Paladino é uma classe mundialmente conhecida, por ser uma das principais classes de qualquer jogo de RPG. Eles são símbolos de lealdade, de poder sagrado, de justiça, são guerreiros que vivem pelo dever de servir a luz. Claro que no WoW não seria diferente, e as tantas habilidades de paladinos que são relacionadas à luz e a santidade fazem do paladino um guerreiro único, que realmente pode salvar a pátria em momentos desesperados. A classe como um todo é um grande suporte para qualquer grupo no jogo, o que o faz uma classe verdadeiramente versátil. Paladinos são amiguinhos que você sempre vai querer ter por perto.

Paladinos são classes fáceis de se aprender o mínimo para jogá-los, e é uma grande mão na roda pra qualquer grupo. Assim como druidas e monges, ele possui três especializações com cada uma das funções, e é totalmente viável com qualquer uma das três. Os paladinos possuem ótimos cds de raide, têm alta sobrevivência (quando não ficam pulando no fogo pra estacar Vingança com o dano levado :P) e conseguem se movimentar bem. Os paladinos proteção realmente fazem jus ao termo “proteção”, já que têm várias habilidades que podem realmente proteger a raide. Um paladino deve ter pleno conhecimento de todas suas habilidades (que são muitas, e na sua maioria bem úteis para várias situações), pois ele é uma grande fonte de cds usáveis para salvar os amiguinhos. A começar pelo Impor as Mãos, que já fez com que muita gente que estava em audiência com Jesus voltasse à vida.

Todo paladino se sacrifica um pouco pelo bem da raide. É ele quem possui habilidades extremamente úteis, como Mão da Proteção ou Mão do Sacrifício, é ele quem dá buffs bastante necessários para o grupo, é quem tem uma cura própria (self heal) absurda, que muitas vezes acaba ajudando muito quem tá curando, e é quem pode proteger todo mundo com uma Aura da Devoção usada na hora certa. Mas claro, às vezes ter paladinos demais atrapalha: uma das maiores frustrações em ser paladino é quando outro paladino está no mesmo grupo, e não pode usar uma de suas habilidades porque o outro paladino o deixou com Abstinência.

O paladino retribuição acaba ficando muitas vezes ofuscado pelas outras duas especializações, mas ainda assim é uma spec louvável. Bate pra caramba, e ainda realiza muito bem todas as coisas que já citei acima. É um pouco mais raro de se achar, já que paladinos sagrados e de proteção hoje em dia são muito mais comuns (para participar de cores principalmente), e mesmo assim, é bem comum que os palas retri tenham uma spec secundária focada em cura ou tank. Muitas vezes são aquele dps off-tank ou off-heal nos grupos de raide, prontos pra ajudar sempre que o grupo precisa. No PvP, são verdadeiros terrores: são difíceis de matar. O ideal mesmo é mantê-lo incapacitado e rezar para que ele não se solte tão cedo.

Mas alguns nostálgicos poderão lembrar que já houve uma especialização viável para paladinos que era o chamado Shockadin, ou o Paladino Sagrado ofensivo. É uma das únicas combinações de habilidades de paladino que pode superar o paladino retribuição em dano, já que seu dano é feito com Choque Sagrado e é dano feito à distância, como qualquer ranged. As pessoas costumavam a jogar de Shockadin no WoW Vanilla e no Burning Crusade, e agora ele é bem pouco usado, mas não deixa de ser divertido. Alguém aí ainda se aventura em jogar de Shockadin?

Os paladinos Sagrado são muito úteis também. Curam MUITO, é dinâmico tanto pro PvE quanto pro PvP, sabendo jogar certinho a mana dificilmente acaba, e enquanto antigamente ele era um healer muito mais focado na cura dos tanks, hoje em dia ele é capaz de fazer tanto uma cura em área quanto uma cura única com bastante facilidade. E que paladino Sagrado nunca se deliciou em entrar em arena ou campo de batalha, ter várias pessoas tentando te matar, e por não usarem um cd certo ou não coordenarem as habilidades, não conseguem te derrubar? Paladinos sagrados que sabem jogar são bastante chatos de se lutar contra em qualquer PvP.

Decidi separar um parágrafo só pra falar de uma habilidade que todos odiamos: a bolha, também conhecida como Escudo Divino. Essa praga de habilidade já irritou muita gente: principalmente no campo de batalha ou arena, quando você está quaaaase matando o desgraçado, e ele coloca a bolha e você não consegue fazer mais nada (só fica observando ele aproveitar esses segundos pra se curar inteiro). Além disso, a bolha o deixa imune a dano de queda, o que também não ajuda se você o fizer se jogar do penhasco. E a maldita covardia dos paladinos, que usam o Glifo de Retirada Íntegra pra usar a Pedra de Regresso mais rápido quando ele põe a bolha e você está tentando matá-lo num World PvP, ou para fugir de um wipe certeiro no boss. Até dá pra lembrar daquela piadinha infame:

“Quantos ladinos são necessários para matar um paladino? Dois. Um para atacá-lo, e outro para esperá-lo dentro da estalagem.”

Ou pode nos lembrar disso aqui:

[youtube=http://youtu.be/muMjfioYTr8]

E que paladino nunca mandou uma Mão da Proteção errada, num tank ou dps sem querer? Ou usar o Escudo Divino e Mão da Proteção no começo da queda, e quando tá chegando no chão o efeito acabar e você se estatelar no chão. Ou o contrário: tentar usar tarde demais. Frustrar-se no meio de uma luta com um Escudo Divino que não lhe protege de determinada habilidade, ou usá-lo achando que vai ficar totalmente imune a alguma coisa? Fora que SEMPRE tem aquele paladino que, sabendo de tudo o que está escrito acima, se acha o maioral por ser tão prestativo. Porque né: “sou paladino, tenho um self heal altíssimo, não preciso de healers me curando, porque meu dano é alto, minha cura também, e eu tanko essa bagaça sozinho“. Aí quando morre, primeira pergunta: “poxa, porque os healers não me curaram?

A verdade sobre os paladinos é: a gente reclama reclama reclama sobre eles, mas morre de inveja de toda aquele brilho e glamour que os paladinos têm (principalmente os elfos sangrentos, que na minha opinião, são um caso a parte no universo dos paladinos). Um grupo sem um paladino dá aquela sensação de quem algo errado, algo faltando, porque eles são os nossos maiores suportes. A gente sabe que a vida seria bem mais difícil sem esses seres purpurinados nas nossas raides e grupos. Com representantes tão notáveis, como Uther e Arthas, não podíamos esperar menos desses seguidores da luz!

E aí paladinos, concordam? E semana que vem aparece quem: Cavaleiros da Morte, Bruxos, Guerreiros ou Monges? Aguardo o pedido de vocês 😉

Um muito obrigada aos queridos Coxãomole, Lianne e Skardyn pela ajuda ao post de hoje. <3