X
Este é o 16º artigo de 29 posts da série Cercando Orgrimmar.

Dando início aos guias de progressão heróica na raide Cerco a Orgrimmar, começaremos pelo primeiro boss, Immerseus.

Antes de iniciar sua progressão no modo heróico, é de suma importância que você tenha total domínio sobre a luta no modo normal. Nesses guias, vou explicar apenas as diferenças entre o modo normal e heróico, e como lidar com essas diferenças.

O link para o guia do modo normal da luta está aqui. Você confere os guias para todas as outras lutas de Cerco a Orgrimmar nessa página.

A composição recomendada para essa luta é de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

O que veremos de novo no modo heróico?

Além do dano e vida do boss significativamente maiores, existem algumas novas mecânicas introduzidas no modo heróico que mudarão, principalmente, o posicionamento da sua raide.

Fase Principal

Immerseus possui um buff chamado Corrupção Inflada durante a fase principal. A quantidade de stacks desse buff está relacionada ao seu nível de corrupção: A cada 2 pontos de corrupção, o boss ganhará 1 stack de Corrupção InfladaIsso significa que no início da luta, em que o boss possui 100% de vida e 100% de corrupção, o boss terá 50 de Corrupção Inflada.

Mas o que exatamente isso faz?

Cada ataque single target que os jogadores realizem contra Immerseus “roubará” um stack de Corrupção Inflada.Esses stacks aplicarão dano periódico no jogador, que aumenta conforme o número de stacks. A duração do debuff nos jogadores é curta, porém é renovada a cada stack ganho. Se os jogadores não prestarem atenção, o dano causado por stacks em excesso os matará. Portanto, ao chegar em 4 stacks, os jogadores devem parar de bater até que estejam limpos, e voltar a atacar em seguida.

Além disso, para cada stack que os jogadores possuírem de Corrupção Inflada, um add chamado Sha Coagulado surgirá. Eles não possuem habilidades, e a única coisa que fazem é atacar seu alvo de maior aggro. O tank que não estiver com o boss deve pegá-los, e 2 DPS com ataques fortes em área devem matá-los, ou reduzir significativamente sua vida para que os tanks possam finalizá-los.

Quando 50 ataques corpo-a-corpo tiverem sido utilizados no boss, ele estará livre de Corrupção Inflada e não irá gerar mais stacks nos jogadores. A raide deve aproveitar essa janela de tempo para deixar Immerseus em 0%, para não permitir que ele ganhe stacks novamente (e mais adds surjam).

Para facilitar que o tank puxe aggro dos adds, a raide deve se posicionar em fila no quadrante à direita do tank. Se houver um Paladino DPS ou Healer no grupo, ele pode usar Fúria Íntegra para ajudar a juntar os adds. Conforme as poças de Sha surgirem no pé dos jogadores, eles devem dar um passo para a direita.

Se houver um Sacerdote no grupo, ele pode usar Dissipação em Massa para remover a Corrupção Inflada de jogadores próximos.

Fase de Transição

A fase de transição é bem parecida com a do modo normal, porém, a raide não estará espalhada quando ela começar. Os jogadores devem se dividir em quadrantes pré-determinados e matar/curar os adds respectivos. Selecione jogadores com habilidades de mobilidade alta para os quadrantes mais distantes.

No modo heróico, haverá um Poço de Sha no centro da sala. É uma enorme poça de água que cresce com o tempo (e conforme os adds chegam nela) e causa dano a quem estiver em cima. Porém, enquanto alguém estiver em cima, ela diminuirá. Os tanks (ou outras pessoas com cooldowns fortes de redução de dano) deverão se revezar em cima da poça, para impedir que ela domine a sala. O dano não é dividido entre os jogadores, então não adianta enviar mais de um por vez.

O ideal é que a fase de transição seja iniciada sem que nenhum Sha Coagulado esteja vivo (se estiverem vivos, que estejam com pouca vida para que os tanks possam finalizá-los facilmente).

Quando essa fase acabar, os jogadores devem reformar a fila da fase principal e repetir a mecânica até matar o boss.

Estratégia Resumida

Usem Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo no início da luta, e batam no boss até chegar em 4 stacks de Corrupção InfladaEsperem até os stacks limparem para voltar a bater em Immerseus.

A raide deve se posicionar em fila no quadrante à direita do tank (conforme o esquema abaixo):

mapa_immerseus

Conforme as poças de sha surgirem, a fila deve andar apenas um passinho para a direita. Quando os adds surgirem, o off tank deve pegá-los, e 2 DPS com ataques fortes em área serão os responsáveis por matá-los (ou deixá-los com pouca vida para que os tanks possam finalizá-los). Quando 50 ataques single target forem dados no boss (o que acontece rápido, considerando que são necessários apenas 5 ataques por membro da raide), os DPS devem queimá-lo o mais rápido possível para que ele não ganhe stacks de Corrupção Inflada novamente.

Na fase de transição, todos devem se espalhar em quadrantes pré-determinados, sendo que os membros da raide com maior mobilidade devem se posicionar nos quadrantes mais distantes. Enquanto o grupo realiza a mecânica igual ao modo normal, os tanks (ou outros membros da raide com cooldowns fortes de defesa) devem se revezar para ficar na poça, impedindo que ela aumente e domine a sala.

Ao fim da fase de transição, todos devem voltar às posições originais da fase principal e repetir a mecânica.

Vídeo

Esse vídeo não é um vídeo-guia. É um vídeo cujo propósito é demonstrar a mecânica proposta, fornecido pela Guild Sapphire Guard do servidor Goldrinn (Obrigada pessoal!).

Caso possuam alguma dúvida, deixem nos comentários aqui na página!