Ultimamente, alguns desenvolvedores de WoW, como o Cory Stocktorn e Alex Afrasiabi tem postado notas – escritas à mão mesmo – com os primeiros rascunhos de várias funcionalidades do jogo, como armas (oi, Benediction!), as ideias iniciais das mecânicas dos Cavaleiros da Morte. É interessante ver as ideias iniciais deles para cada item, e notar o que de fato foi ao ar, e o que ficou pelo caminho.
Ontem o Cory foi um passo adiante e postou não só notas – mas sim, o primeiro rascunho do mapa de Dalaran. Olhando bem, vemos que a ideia central dele continuou a mesma por todo o desenvolvimento, mas várias coisas mudaram – no rascunho inicial a cidade era realmente neutra (e não com ‘casinhas’ separadas para a Aliança e para a Horda), havia um santuário dragônico (que depois foi para Ermo das Serpes)e a Cidadela Violeta era ~separada~, e não no meio da cidade.
My 1st pass layout of Dalaran for WotLK. Made a few changes along the way, but it came out pretty damn close. #TBT pic.twitter.com/EFwX0hJk5a
— Mumper (@mumper) February 28, 2014
“Meu primeiro layout de Dalaran para WotLK. Fizemos algumas mudanças pelo caminho, mas no fim, ficou bem próximo disso”
Em alguns tweets depois desse, Cory falou que a questão dos santuários para cada facção foi um dos principais pontos de debate – inclusive, eles consideraram até fazer duas Dalarans, uma pra Aliança, uma pra Horda.
Em algumas entrevistas, os devs falaram que até mesmo para mostrar os bastidores da produção dos jogos eles preferem fazer uma ‘produção’: escolher com cuidado o que mostrar, e fazer isso seguindo um padrão de qualidade, como os vídeos com entrevistas preparação de imagens do processo de criação das artes bem diagramadas. A divulgação dessas imagens no twitter foge um pouco disso, e mesmo que eles pensem bem antes de postar qualquer nota (e imagino que devem ter autorização superior pra isso também hahaha) é interessante ver que o trabalho de criação e desenvolvimento do WoW começa exatamente como qualquer outro projeto: ideias-base jogadas em papel e analisadas exaustivamente depois.
O que acham de acompanhar essas notas e desenhos?