Se você é fã da Blizzard e gosta de jogar jogos para PC clássicos, impossível nunca ter ao menos ouvido falar de Starcraft. Junto de Warcraft e Diablo, Stacraft está na lista dos jogos mais antigos e famosos da empresa, e inclusive ganhou prêmios. Atualmente é mais popular na Coréia do Sul, mas em vários países é jogado e é oficialmente um eSport que possui competições sempre, inclusive com jogadores profissionais brasileiros.
É um jogo que possui modo campanha (modo história) e o modo de pareamento, onde você pode fazer partidas contra outros jogadores (com ranqueamento ou não) ou contra o “computador” para melhorar sua jogabilidade. Essencialmente é um jogo de estratégia com coleta de recursos para construção de recursos, aonde seu objetivo é acabar com as forças do seu inimigo (ou eliminar suas bases e exército até que ele desista) com uma das três raças disponíveis: Terrano, Zerg e Protoss. Ainda pretendo fazer um post explicando o que é o jogo em si, mas sem mais delongas vamos enumerar aqui 7 razões de jogar também o Starcraft:
1. Tem uma história incrível
A primeira coisa que me chamou a atenção quando comecei a jogar Starcraft II- Wings of Liberty foi a riqueza de detalhes na história. Obviamente tive que caçar informações para saber o que houve em Starcraft I e em Starcraft: Brood War para continuar seguindo o modo campanha do jogo. É uma história que tem guerra, sangue, vingança, sobrevivência, amor impossível e disputa política, tudo junto, o que é um prato cheio pra quem gosta de qualquer uma dessas coisas.
2. A ótima trilha sonora
As partes que você está jogando com o Jim Raynor na campanha possuem sempre alguma música meio country tocando (eu não sei dizer exatamente o estilo de música que se toca, se alguém souber coloca aí nos comentários!), e às vezes algum rock clássico também aparece. Mas é daquele tipo de música de velho oeste, dos duelos de armas de fogo, com aquele bolo de feno girando ao fundo. Música perfeita pra um badass tipo o Jim Raynor, não é mesmo?
[youtube=http://youtu.be/JD2HEFnW5S8]
3. A jogabilidade
Starcraft é um jogo muito fácil de se aprender, mas que exige bastante prática pra você ficar realmente bom. No começo, me lembrou os jogos no modo “Custom Game” de Warcraft III, aqueles jogos que você escolhia com qual raça ia jogar, e com qual você ia contra, e montava base pra coletar recursos pra montar seu pequeno exército e ir contra o inimigo. O modo pareamento contra I.A. (Inteligência Artificial, ou computador ladrão) e o modo multijogador é exatamente a mesma coisa, com a diferença que você não pode escolher com que raça vai contra no modo multijogador, obviamente. Você pode montar times de até cinco pessoas pra jogar o modo pareamento, o que dá pra fazer um super grupo de amiguinhos e ir matar outros jogadores.
Já o modo campanha é incrível, até porque é por lá que se conhece toda a história do jogo, que como mencionei ali em cima, é épica. O modo campanha é um ótimo modo de começar a jogar, porque ele é bastante simples no começo e vai dificultando cada vez mais, o que funciona como um ótimo tutorial do jogo. Em algumas partes, ele é bem parecido com o modo pareamento, com a única diferença que você pode ter diferentes objetivos a cumprir (como o modo campanha de Warcraft III, pra quem for familiarizado).
4. Jim Raynor e Sarah Kerrigan
“Pode não ser amanhã querida. Isso pode nem acontecer com um exército atrás de mim. Mas tenha a certeza: Eu sou o homem que matará você um dia. Te encontro depois.”
Lembra da parte do amor impossível, vingança, sangue, etc que mencionei? Então, em grande parte a culpa é desses dois aí em cima. Jim Raynor é o típico cowboy, xerife do interior, com aquele ar de badass que os caras maus sempre tem. Mas Jim Raynor é um típico brucutu que aprendemos a amar durante o Starcraft, mesmo que no Starcraft II ele só fique se culpando com coisas e bebendo whisky. Já a Sarah foi treinada desde pequena para ser Fantasma devido aos seus poderes psiônicos, um programa de treinamento para criar verdadeiros assassinos. Quando conheceu Jim, logo se apaixonaram e foram felizes por um tempo, até Arcturus Mengsk (o Imperador terrano) separá-los de vez. Mengsk fez uma armadilha para Sarah e a abandonou para morrer, e obviamente Jim Raynor jurou vingança.
[youtube=http://youtu.be/Xaaw–nFhBY]
Ative as legendas caso queira ver a tradução do vídeo.
Quando Kerrigan volta como a Rainha das Lâminas [Queen of Blades], uma junção de humana com zerg, e após ela conseguir o controle do enxame – e dela mesma – ela jura vingar-se contra Mengsk pelo que foi feito a ela. Obviamente que um Soldado como Jim Raynor, ao ver sua amada se transformar num “monstro” que lidera toda uma raça de parasitas destrutivos, as coisas acabam esfriando um pouco :/
Mas apesar do amor impossível, a gente acaba se apaixonando pelo casal e torcendo pra um milagre acontecer pra eles poderem ficar juntos.
5. Jogar com uma das três raças disponíveis
Todas as três raças – Zerg, Protoss e Terrano – têm poucas diferenças de jogabilidade uma da outra, mas não é isso o que as faz legais. Sobre cada uma:
- Jogar de terrano é jogar com unidades humanas, que constroem máquinas e aparelhos com pouca tecnologia, mas que causam bastante estrago quando usadas bem.
- Os Protoss criam tudo a partir de cristais e energia e são bastante dependentes disso, mas tem alta tecnologia à seu dispor.
- Os Zergs são parasitas, e em sua história original eles absorvem parte de tudo o que eles comem, se tornando mais fortes. Jogar com os zergs no entanto é bastante diferente: eles se transformam em suas próprias “máquinas”, num processo evolutivo, o que a primeiro momento é bastante complicado de entender, mas com certa prática, é uma das raças mais legais de se jogar.
6. O refeitório da Hipérion
Não há jogador de Starcraft que não tenha ficado pelo menos uns 10 minutos futricando nas interatividades do refeitório da espaço-nave Hipérion, onde Jim Raynor fica boa parte do tempo na campanha.
Ordem das coisas: ver as notícias super “enganosas” na televisão, ouvir o diálogo de Tychus com Jim, jogar joguinhos na máquina de jogos, trocar a música que está tocando no jukebox, mexer nos objetos interativos, etc.
Detalhe pra Elfa-Noturna em holograma dançando nas mesas ali de cima 😛
7. ZERGAR!
Sim! Você pode literalmente zergar coisas. Só montar seu exército de zergnídeos e mandar eles pra cima do inimigo. Zergnídeos são criaturinhas bastante formidáveis, e bastante letais também se usados da maneira certa. Nada mais divertido do que mandar seu exército zerg e ver a destruição acontecer.
E você que já joga Starcraft, concorda com a lista? Adicionaria mais alguma coisa? E você que nunca jogou, ficou com curiosidade ou vontade de jogar? Eu infelizmente jogo muito pouco, e nem comprei a expansão ainda, mas considero Starcraft um jogo dos melhores pra passar o tempo. É daqueles jogos que não dá pra ficar sem jogar por muito tempo 😉
Eu tirei algumas informações do Wikipedia e do Site Oficial (Starcraft II), e recomendo que vocês frequentem o fansite Starcraft II Brasil, que lá tem guias, informações sobre o jogo e sobre os campeonatos, e muito conteúdo bom sobre o jogo 😉