Esse texto é um post convidado. Ele é de autoria de Hamlet (Elitist Jerks @ Mal’Ganis), e traduzido por Stalwart (Ultimato @ Tol Barad), com a devida autorização do autor.
Raid Awareness: Termo usado pra indicar a consciência do jogador acerca do que se passa na raid.
Raid Leader: Aquele que comanda o grupo nas batalhas.
Min/Max: Referente a mudanças de características no personagem a fim de maximizar o desempenho, por menor que seja a diferença.
Wipe: quando todos os membros da raid morrem durante a batalha.
Boss mods: Addons que marcam o tempo de diversas habilidades do boss durante a batalha, sendo o DBM o mais conhecido/usado. Habilidades e bosses citados estarão no formato “Nome em Inglês (Tradução Oficial)”.
Citações em itálico são atribuidas a Sebudai, meu antigo Raid Leader, conhecido por seus esforços em fazer seus companheiros de raid melhores jogadores de WoW.
Ao longo dos anos, escrevi vários guias de WoW, focados no min/max de uma classe em particular, mas sempre soube que só estava tratando de uma pequena parte do que faz um bom jogador. Por mais que a capacidade de explorar o potencial máximo de sua classe seja apreciada, não substitui a habilidade mais importante de todas: sobreviver.
Existem vários textos sobre como ser um bom DPS, healer ou tank. Se você faz ou gostaria de fazer raids em nível médio ou alto, é provável que já tenha lido bastantes textos nessa área. Há uma infinidade de motivos para que o principal foco dos guias existentes esteja em aprimorar seu DPS, heal ou tank. Eles são a principal forma que os jogadores enxergam a si mesmos e uns aos outros; Grande parte dos problemas nesses aspectos pode ser resolvida simplesmente com matemática; E o que eu suspeito que seja o mais importante e espero desmentir aqui: uma crença difundida que sua sobrevivência e atenção na raid é uma parte de quem você é e não pode ser mudada.
Depois de enfatizar a parte óbvia de evitar erros desnecessários que podem resultar na sua morte ou de outros membros da raid, esse texto procura explorar maneiras específicas de evitar esses erros. Modificações na interface, melhor conhecimento da sua rotina durante uma batalha e comportamento construtivo pós-wipe são algumas técnicas que serão discutidas para transmitir uma mentalidade. Eu não seria capaz de listar todos os fatores mentais que afetam uma raid independente de quão longo fosse esse texto, mas se você partir do princípio que cada morte sua é um quebra-cabeças a ser resolvido e que em algum momento da série de eventos que levou a sua morte você poderia ter tomado uma decisão melhor, você pode se condicionar a encontrar essa decisão.
Você é seu MPS: Mortes Por Semana
“Vocês estão morrendo no shadow realm (Reino das Sombras). Eu não morro no shadow realm. Vocês só precisam jogar melhor. Essa é minha análise da nossa estratégia.”
O MVP do grupo de raid não é o top DPS, é a pessoa que há 3 meses não morre por ficar no fogo.
DPS absurdamente alto é raro, mas DPS alto é relativamente comum. Um jogador de DPS alto que frequentemente morre para mecânicas evitáveis não tem nada de especial. Um jogador de DPS alto que dificilmente morre para mecânicas evitáveis é o sonho de qualquer grupo de raid. Porque um grupo feito apenas de jogadores assim pode não ter ninguém no ranking de logs mundial, mas vai conseguir o que importa: matar os bosses.
Fazer raids em qualquer nível é uma certeza de que o fator limitante na velocidade em que se aprende e derrota os bosses é a quantidade de erros evitáveis cometidos individualmente por membros do grupo. Não importa que outros fatores estejam presentes, várias mortes que poderiam ter sido evitadas (ou até mesmo uma só) prejudicam a batalha. Se 10 a 25 pessoas jogam juntas por horas e sua vitória é provável apenas se nenhum deles comete um erro grave na mesma tentativa, é difícil fugir da matemática. Mesmo se você acha que o problema foi “estratégia ruim”, veja o quanto isso afeta a chance de erro dos jogadores. Sem erros, qualquer estratégia precisa de apenas uma tentativa para se firmar como válida ou inválida e uma melhora estratégica pode ser feita a cada wipe. Erros durante a tentativa são o motivo pelo qual a estratégia persiste por várias horas até que se tenha informações suficientes para ver que algo precisa ser mudado.
No mais, fica estabelecida a premissa do texto: a melhor forma de se tornar um jogador melhor e contribuir mais para o grupo é reduzir os erros evitáveis que você comete. Com isso em mente, colocaremos que essa quantidade de erros não só é importante como depende de você mesmo para melhorar.
Sua morte não foi um acidente e provavelmente foi culpa sua
“Viu que tava mirando em mim, eu me mexi e daí não me acertou? É magia.”
Raids são fundamentalmente um desafio de organização mental. Sua atenção é um recurso tão real quanto sua mana e gastá-la com as coisas erradas te faz cometer erros e potencialmente morrer.
Se você fica no fogo por 3 segundos e morre, o problema não é o seu tempo de reação (mesmo sendo pior que a média, estaria abaixo de meio segundo). Uma melhor análise da situação é que você não percebeu que estava no fogo por pelo menos 2,5 segundos. Algumas possíveis causas ou fatores que contribuem para a não percepção:
- Sua visualização da tela tem intervalos de 2-3 segundos sem focar a parte importante da tela (no caso, onde você está pisando).
- Fatores importantes da sua interface (raid frames(quadros de raid), por exemplo) estão posicionadas de forma que o perigo não estava em sua visão periférica.
- Era uma habilidade previsível e você priorizou outra coisa que não fosse verificar essa habilidade no momento apropriado.
- Sua interface não produz um alerta de visibilidade correspondente à importância da habilidade.
- Uma irregularidade precedente à habilidade durante essa tentativa te colocou em uma situação diferente da que você está acostumado para aquela habilidade.
- Algo que você normalmente usa como aviso não aconteceu (por exemplo, alguém avisando no TS).
Todos esses fatores podem ser corrigidos. Se você atribui suas mortes a fatores aleatórios, uma suposta limitação própria como jogador um acaso ou algo do tipo, seu progresso em raids se depara com uma barreira insuperável. O restante desse texto discorre sobre como lidar com essas causas. As duas principais formas são:
1. Nunca esteja desatento quanto a habilidades que têm importância suficiente pra te matar, fazendo bom uso do seu campo visual e configurando bem a sua interface antes da batalha.
2. Antecipar a sua reação às habilidades do boss antes que elas aconteçam, por meio de rotinas para a batalha e revisão dessas rotinas após um wipe.
Sua interface é uma ferramenta para direcionar sua atenção
“Você deveria ter adicionado ‘Corruption:Sickness (Corrupção Doentia)’ à sua interface. Se não adicionou, eu não posso provar, mas você é um cuzão e todos nós te odiamos.”
Se alguém te furasse com uma agulha cada vez que aparecesse fogo sob os pés do seu personagem, você perceberia imediatamente todas as vezes. Iria chamar sua atenção independente do que você estivesse olhando ou fazendo; é algo que seu cérebro está pre-programado para responder instaneamente. Associar isso com um acontecimento que tem prioridade de resposta a todos os outros (saia do fogo agora ou você morre) é uma união perfeita de alerta correspondente ao perigo. É dessa forma que você deve pensar quando for configurar sua interface, para reproduzir esse resultado de uma forma mais prática e menos dolorosa.
Configuração de interface é algo pessoal, mas uma interface boa é uma em que seus addons trabalham a seu favor, mostrando o que você precisa ver, quando você precisa ver. Uma boa interface depende menos de quais addons você tem e mais da forma que eles estão configurados. Para melhorar sua interface, procure a configuração do addon que você tem para lidar com a necessidade que você encontrou. A única resposta errada para “qual o melhor addon para lidar com isso?” é “o mais usado, com as configurações padrão”. Se você não decidiu ou pensou sobre quando você precisa ver o que, não terá uma boa interface.
Um exemplo concreto do que todos os jogadores deveriam ter em sua interface é algo para visualizações de debuffs que te matam rapidamente. É simples descrever o que isso implica, pois como discutimos, esse acontecimento está sempre no mesmo lugar na sua lista mental de prioridades: no topo. O propósito da interface é simples. Colocar o debuff no lugar mais visível. Se para um debuff que requer sua atenção invariavelmente você não tem um alerta que independe de onde você está olhando ou no que você está pensando, sua interface falha na sua principal e mais simples função.
Aqui vão screenshots de um debuff perigoso (Sha Sear (Calcinação do Sha) nos Fallen Protectors (Protetores Caídos)) na interface padrão e na minha interface:
A primeira é a interface padrão, a segunda é a minha.
Nunca alguém do meu grupo precisou me avisar: “Hamlet, você está no grupo com Sha Sear (Calcinação do Sha)”, e isso não é algo difícil de se conseguir. Configurar isso na interface é apenas uma questão de estar preparado, e um jogador que não consegue lidar com um debuff que pode ser resolvido assim escolheu não fazê-lo. Ao meu ver, esses jogadores não são melhores que alguém que joga sem flask, são até piores, pois é bem mais provável que a incapacidade de lidar com o debuff de sua interface cause um wipe do que o pouco DPS que se perde sem um flask.
Visualização
“Não me importo se você passar o resto desse pull sem curar absolutamente nada, só não morra.”
É um fato que sempre tem muitas coisas acontecendo na sua tela ao mesmo tempo. Não dá para ver tudo de uma só vez; o melhor que você pode fazer é alternar várias partes da tela com coisas importantes. Tente ficar atento à posição dos seus olhos enquanto está em uma raid. Talvez você fique alternando entre olhar para os raid frames (quadros de raid) e para os pés do personagem constantemente não por algum alerta, mas simplesmente por costume (custa apenas uma fração de segundo).
Em algumas batalhas, não olhar para os pés do personagem por 2 segundos na hora errada pode te matar. Consequentemente, se seu ciclo de visualização não passa pelos pés do personagem em um intervalo máximo de 2 segundos, você está deixando sua sobrevivência ao acaso. Manter um ciclo de visualização preciso requer muita concentração, mas você pode amenizar a necessidade dessa concentração com bons alertas na sua interface, como foi dito anteriormente, e com bom planejamento de batalha, como discutiremos a seguir. Por outro lado, não é necessário ficar olhando para sua mana com tal frequência (você provavelmente não precisa ver sua mana duas vezes em menos de 30 segundos).
Quando minha guilda perguntou o que eu mais gostaria de saber sobre um healer que quisesse ser membro, eu disse que gostaria de saber a melhor pontuação que ele conseguia nesse jogo em flash. Não era de todo uma brincadeira. Se você jogar, verá que ele ilustra o que foi discutido nessa parte do texto. Fazer raids é um conjunto de tarefas fundamentalmente fáceis: reagir a algo perigoso em uma janela de 2 a 3 segundos, usar suas habilidades em uma rotação conhecida e praticada, usar cooldowns em momentos predeterminados. A dificuldade está em fazer todos ao mesmo tempo.
Nota 3: no texto original, foi usado o termo “visual scanning”, usado por pilotos de avião, para descrever a forma de visualização da tela. Por desconhecer um termo equivalente em português, houve adaptações durante a tradução.
Mantenha seus ‘Boss Mods’ sob controle
“Não diga ‘fudeu’ no TS. Não ajuda ninguém. Diga ‘fudeu’ sem apertar o botão.”
Outro aspecto específico de inferface que discutiremos são os Boss Mods. É fácil ter muito mais informação na tela vindo do Boss Mod do que você realmente precisa (possivelmente causado pelo fato de que os desenvolvedores querem mostrar o que eles criaram, então várias coisas desnecessárias são definidas como padrão). Já que o grande objetivo da interface é mostrar as coisas às quais você precisa reagir imediatamente, ter cronômetros e alertas para absolutamente tudo que um boss faz não te ajuda. Sem filtrar de alguma forma os alertas que aparecem, na maioria das vezes haverá constantemente algum cronômetro chegando em 0. Entenda o que isso implica: a única forma que você terá de saber se o tempo que está chegando em 0 é alguma habilidade que requer reação é ler o texto da barra de tempo, algo que requer muita atenção, tira seu olhar de todo o resto e impede que você se adapte a reagir como reflexo.
O problema se agrava quando entram alertas sonoros. O som é uma ferramenta muito poderosa da sua interface. O tempo de reação de uma pessoa a um som não somente é mais rápido que a reação a uma imagem, como independe da posição dos seus olhos. O segredo para reagir instantaneamente a um alerta sonoro é ter apenas uma coisa em cada batalha que o produz: a habilidade mais importante. Essa é uma forma bem prática de recriar o alerta teórico da agulha. Se ouvir um badalo significa que você precisa dar alguns passos e só significa isso, depois de algum tempo você conseguirá fazê-lo praticamente sem pensar, e esse é o melhor resultado que você pode ter. Diversos alertas com sons diferentes podem funcionar, mas a sua reação será um pouco menos automática. Se cada coisa que acontece em uma batalha toca um sino ou um apito, seu Boss Mod provavelmente não te trás nada além de dor de cabeça.
Minha recomendação: da próxima vez (ou primeira vez) que você fizer cada batalha, desative todos os alertas do seu Boss Mod. Todos. Depois de algumas tentativas assim, ative os tempos e alertas para habilidades conforme fique claro que você precisa deles. Você deve ser capaz de decidir o que você vai fazer baseado no alerta (“Quero usar Barkskin (Pele de Árvore) 2 segundos antes do Swelling Pride (Orgulho Inflado)”). Se não conseguir, repense sobre precisar do alerta.
Bons jogadores são criaturas de hábito
“Engulfing Flames (Chamas Devoradoras) em 5 segundos, não morram disso… eu especificamente te pedi pra não fazer isso.”
A forma mais garantida de não morrer por uma mecânica da luta é estar esperando por ela. Se você está pensando no que vai acontecer a seguir e até mesmo no que virá depois disso, não somente aumentam suas chances de reagir corretamente, como você pode reagir calmamente, deixando sua atenção livre para continuar pensando no que vem a seguir. Seu objetivo é ficar a batalha inteira nesse estado, e boa parte de fazer raids de alto nível consiste em constantemente atualizar sua lista mental do que fazer a seguir.
Relembrar as batalhas mais difíceis que já fiz é como assistir um filme, particularmente as minhas ações.
Lich King Heroic: correr para a plataforma conforme as partes externas se quebram, mas ficar separado do tank para não tomar o ataque em cone do add. Dirigir-se ao local definido para se agrupar na primeira Val’kyr (só agrupando depois do add morrer). Quando as Val’kyrs pegarem 3 pessoas, começar a correr para baixo e continuar andando até terminar o cast do Defile (Profanar). Dirigir-se ao segundo local para agrupamento. Esperar para ver se o Lich King vai usar Defile ou Val’kyr primeiro (a segunda poderia ser qualquer um). Se for Val’kyr, dirigir-se à marcação; caso contrário, sair e continuar andando até terminar o cast do defile. E por aí vai. Essa batalha era muito difícil, se você conseguiu na época, provavelmente teve uns 50 a 100 wipes só para o Defile, mas a partir do momento que eu tinha essa rotina em mente, não era possível errar nessa fase.
Se você não conhece a batalha do Lich King (Lich Rei), não tem problema, o objetivo era mostrar como funciona uma rotina para uma batalha ou fase. Não é só saber como reagir a cada habilidade, é também saber a ordem em que essas habilidades acontecem. A maioria dos bosses usa habilidades com cooldowns relativamente constantes, e você quer se habituar a perceber o ritmo. Algumas vezes é fácil: a segunda fase da batalha do Garrosh sempre segue a ordem: Desecration (Profanar), Touch of Y’Shaarj (Toque de Y’shaarj), Whirling Corruption (Corrupção Rodopiante) (note que o terceiro Corrupção Rodopiante é tarde o suficiente para vir praticamente junto da quarta Profanar). O Sha of Pride (Sha do Orgulho) usa Reflection (Reflexão Própria), Banishment (Banimento), Imprison (Prisão Corrompida), Manifestation (Manifestação do Orgulho), e Swelling Pride (Orgulho Inflado), daí repete (o ciclo do Sha dura um pouco mais que 60 segundos, então você sempre pode fechar um Rift (Fenda de Corrupção) no mesmo ponto da rotina).
Algumas vezes eu erro nas mecânicas citadas, como todo mundo. Uma ocasião comum é quando acontece algo inesperado anteriormente (como o tank precisar mudar o posicionamento do boss) e eu preciso improvisar. Por vezes, isso é inevitável, e a capacidade de pensar rápido com certeza será valiosa. Mas um jogador sem rotina está sempre nessa situação. Eles estão atentos a outra coisa, como o tempo dos cooldowns, ouvem um alerta do Boss Mod, pensam “Eita, Iron Tomb (Tumba de Ferro) (ou Corrupted Brew (Cerveja Corrompida), ou Hurl Amber (Atirar Âmbar)), melhor sair daqui!” e procuram outro lugar para ir. Isso quando percebem o alerta. Você quer ser o cara que está pensando “vou usar mais essas magias, daí vai ser hora de se mexer pela Iron Tomb e vou usar essa magia instântanea andando”. Ou “Depois dessa magia, vou procurar quem foram os alvos do Hurl Amber e daí vou checar os tempos dos DoTs.” Quando você tem um plano para a batalha, lidar com a maioria das habilidades de um boss não é questão de reação, é uma questão de fazer o que você sabia que faria na hora que você sabia que faria. E ainda por cima vai dar mais DPS.
Pós Mortes
“Quem acabou de dizer “inevitável”? Quero saber quem disse, pois posso listar inúmeras formas de evitar essa morte.”
Em um caso ideal, depois de uma morte ou wipe, você não somente explica o que causou, mas como poderia ter sido evitado. Nem sempre se tem uma mudança para a raid toda; por vezes foi simplesmente um erro individual (estava concentrado no DPS e não reparei na batalha), mas mesmo assim, o jogador deve se perguntar o que precisa mudar. Você pode ajustar seus alertas de debuff ou do Boss Mod (se puder, peça para ser revivido e ajuste quando as pessoas estiverem voltando)? Será que você pode se basear nessa habilidade para saber quando usar seu cooldown de DPS?
Admitir que você causou um wipe é louvável. Pessoas que não o fazem estão provavelmente fora do público-alvo desse post, já que não é de seu interesse aumentar as chances de sucesso do seu grupo. Porém, quando estiver lidando com pessoas que conversam sobre os próprios erros, não se contente com respostas inúteis. Seu eu for seu raid leader e você esqueceu de interromper uma magia, não me diga simplesmente que não vai errar, me diga porquê é improvável que você erre de novo. Se puder fazer isso, não vou achar que estamos jogando roleta russa sempre que chegar sua vez de interromper.
Todos vocês já ouviram alguém que ia interromper dizer “Eu apertei o botão, não sei porquê não foi!”. Isso pode até ser verdade, mas não resolve nada. Aprenda a não dizer isso. O mesmo vale pra “acho que foi lag” ou “deve ter bugado”. É possível que alguém aceite que foi “lag” se você quase nunca dá essa desculpa e se só o faz quando de fato aconteceu, mas isso é tão raro que não é uma boa idéia tentar. Nem vou comentar sobre “apareceu aqui que eu tinha interrompido”. Qualquer raid leader que se preze entende isso como “eu quase apertei o botão na hora certa”. Se você causou um wipe e não tem nada melhor pra dizer que uma dessas desculpas, aceite que não tem nada que você pode fazer dessa vez para sair da categoria de roleta russa.
Mas se você abraçou os princípios desse post, um fracasso normalmente significa qeu você tem algo produtivo para dizer enquanto a raid está voltando para o boss. Na maioria das vezes é algo simples, como um pequeno
ajuste na sua própria rotina. É importante descrever até coisas assim, pois mostra para o raid leader que o wipe valeu de alguma coisa, além de ajudar pessoas do grupo na mesma classe ou com a mesma função. Outras vezes você pode sugerir uma mudança geral no posicionamento da raid ou até algo simples como avisar no TS. Quando você tiver esse tipo de comentário para fazer, um bom raid leader não vai sequer se irritar com o wipe. Seu trabalho não é nunca causar um wipe. É impossível aprender uma batalha sem wipes em conteúdo não-trivial. Seu trabalho é fazer com que cada wipe sirva para a raid aprender algo.
Tornando-se um jogador melhor
“Se eu pergunto do que você morreu, não quero que me responda ‘Morri de dano, Sebudai, meu hp chegou em zero'”
Se um jogador que qualquer nível me perguntasse como ele poderia melhorar, eu não começaria me preocupando se ele usa haste (aceleração) ou crit (acerto crítico). Na verdade, preferiria que um novato de um grupo de raid lesse esse post a qualquer outro guia que já escrevi sobre talentos ou reforge. Principalmente porque saber se sua classe usa haste ou crit é fácil. Quando você começa uma classe, pode aprender isso no primeiro dia, mas ser um bom jogador que fica vivo durante as batalhas é difícil. Eu tento aprender isso há nove anos. Não importa a quanto tempo você jogue, sua classe ou sua função, nem mesmo em que nível você joga, você também pode melhorar nisso e ajudar a si mesmo e ao seu grupo.