Warlords of Draenor mal foi divulgado e já deu o que falar. Reclamações sobre nível 90 instantâneo, sobre características de algumas das novas customizações das raças, reclamações sobre Garrosh ter se safado, reclamações sobre mudanças nos status, etc. A Blizzard, que ainda faz mistério sobre muitas mudanças, continua mandando poucas informações sobre as novidades só pra pirar o bom senso dos jogadores, que cada vez mais se preocupam com a alteração no nível de jogabilidade e divertimento que essas mudanças podem trazer. Você também anda se preocupando com as mudanças que a nova expansão pode trazer? Então vamos conversar para ver se essa preocupação tem realmente sentido ou não.
A verdade é que todo mundo teme como vão ficar as coisas nas novas expansões antes de realmente testar, e pra isso a Blizzard investiu no PTR (Reino de Testes Público), onde as próximas mudanças são colocadas no jogo, e a medida que vão sendo testadas pelos jogadores (que dão feedbacks positivos e negativos sobre as mudanças), a Blizzard adapta e coloca no jogo live nos novos patches ou expansões. Como já disse nosso querido ex-Ghostcrawler, patches novos não trazem tantos jogadores quanto expansões novas, e nisso incluem jogadores que já pararam de jogar e jogadores que nunca jogaram World of Warcraft. Embora muitos jogadores também deixem de jogar WoW quando as novidades não os agradam, a Blizzard anda investindo pesado em recrutar novos jogadores (isto é, que nunca jogaram WoW) justamente porque o WoW já é um jogo bastante antigo, e que embora ainda agrade muitos, está perdendo mercado para os jogos mais novos. Vamos analisar melhor:
O WoW tem quase 10 anos, foi um dos primeiros grandes MMORPG a ser feito, e foi o mais jogado desde então. O problema é que: as texturas do jogo (em sua maioria) estão exatamente iguais desde aquela época, o que faz com que jogos mais novos, com visualizações gráficas melhores e texturas mais bem construídas sejam muito mais belos aos olhos, literalmente. Investir em novas texturas e reconstrução de raças é um trabalho bastante complicado e um enorme esforço da Blizzard para tentar adaptar o jogo aos dias de hoje, mas como eles já disseram, trabalhando para manter o personagem o mais “parecido” possível aos olhos do jogador. Tem muita gente que se identifica com seu personagem, e uma mudança brusca de aparência poderia perder o encanto de determinados jogadores pelos seus personagens, então o trabalho de renovação de raças é algo bem peculiar e bem trabalhoso a ser feito.
Eu não vou comentar muito sobre o instant 90 porque a Eikani já falou o suficiente sobre todo o mimimi que se gerou em cima disso, no vídeo de Resumo de Notícias dessa semana. E eu sou uma das que concorda 100% com a opinião dela 😉 Eu entendo o lado da Blizzard em tomar providências assim, porque pensem: quantos não iriam desistir de começar a jogar WoW, sabendo que teriam 100 leveis para upar, até começar a ver o conteúdo atual? Lembrem-se que o foco da empresa é trazer novos jogadores, e recuperar os que pararam de jogar pelo caminho. Todo mundo sente preguiça, e aposto que você também sentiu preguiça quando ficou sabendo que teria 10 leveis para upar na nova expansão. Por mais que muito conteúdo “se perca” com o instant level 90, a grande maioria dos jogadores só correm atrás de conhecer raides, fazer conquistas, ver a lore, pegar reputações e montarias e etc, depois que já chegou no level cap. Então chegar rápido ao level 100 vai ajudar os novos jogadores a terem uma primeira experiência do jogo como ele é atualmente, e então depois que se interessarem correrão atrás do conteúdo que ficou pra trás. Você provavelmente upou rápido e depois fez isso, e a Blizzard espera que os novos jogadores façam o mesmo.
Sei que falei muito, mas acabei falando só sobre dois exemplos do assunto inicial do post. A idéia é que vocês coloquem aqui quais são suas preocupações sobre a nova expansão, e repensem: será que preciso me preocupar mesmo? A Blizzard foca novos jogadores sempre, mas lembrando: ela sempre tenta resgatar aqueles que pararam de jogar também. Warcraft I, II e III deve ter feito parte da vida de muitos de nós, e trazer um conteúdo que remete a Draenor e a personagens bem antigos é dar uma pontinha de esperança a todos nós, atuais e antigos jogadores, que querem que o jogo tenha a mesma magia que tinha desde nove anos atrás. Quantos “vou voltar a jogar na próxima expansão” vocês já não ouviram? Divididas as opiniões sobre a expansão, isto é, se ela será boa ou ruim com a pouca informação que temos, basta esperar sempre por mais novidades e pelo beta para saber de verdade o que será o Warlords of Draenor.
E não se esqueçam que nós aqui do WoWGirl estamos sempre disponibilizando qualquer novidade sobre WoD no site pra vocês! Acessem a página de Warlords of Draenor e fiquem ligados no nosso Facebook 🙂
Muito obrigada e até mais o/