Todos nós temos sonhos. Alguns deles são criados ainda na infância, época em que não temos limites para voar com nossa imaginação e criar os mais inusitados cenários. Porém, a fase da infância dura pouquíssimo tempo. Na medida que crescemos, deixamos de lado nosso lado criativo e nos tornamos adultos com “preocupações reais”, com uma rotina de trabalho e estudos, com contas para pagar e com obrigações que muitas das vezes nos ocupam tanto tempo que não colocamos em prática nossos sonhos.
E a gente se pergunta: Há limite de idade para sonhar? Ou existe idade para deixar de sonhar?
O filme UP – Altas Aventuras (Pixar, 2009) é a nossa referência do dia. Esse filme vem recheado de reflexões e questionamentos importantes para nossa vida e nossos sonhos, além de trazer muita diversão e boas doses de gargalhadas.
Independente da idade que você tenha, se é 8 ou 80 anos, vai se emocionar e se divertir com a história de Carl Friedicksen, um senhor viuvo e solitário que decide mudar o rumo de sua vida e ir em busca de um sonho construido ainda na infância. Essa história mostra pra gente que nunca é tarde ir atrás dos sonhos, mesmo aqueles sonhos loucos e cobertos de muita fantasia.
Com muita determinação e a companhia de um pequeno escoteiro explorador da natureza, o garotinho Russell, Carl parte para uma aventura rumo ao Paraíso das Cachoeiras que fica na América do Sul. Ele leva sua casa presa à centenas de balões de gás, que acaba se tornando um dirigível, para o destino idealizado por Ellie, sua falecida esposa.
O filme é muito divertido, quem ainda não assistiu vale a pena cada minuto dessa animação. O rumo da história cruza o destino do senhor Carl Friedicksen, o garotinho Russel e o cão Dug.
Três personagens cativantes que compartilham de grandes aventuras e foram representados em Pandária, no alto de uma montanha da Floresta de Jade, que parece ser literalmente o verdadeiro “Paraíso das Cachoeiras”.
O senhor Carl Friedicksen é representado pelo panda Kar localizando dentro da casa com balões coloridos e com desenho dos símbolos da Horda, Aliança e Feira de Negraluna.
O garotinho Russell, teve o nome adaptado para Rusty Nail, que em português ficou como Prego Enferrujado e o cachorro Dug, está representado como a raposinha Dig . Eles estão localizados na coordenada (52,13).
Além dessa referência, o romântico casal Carl e Ellie também aparecem na feira de Negraluna como Carl Altaventura e Ellie Altaventura. Ele fica percorrendo a feira com seu carrinho de balões e ela fica próximo aos animais, provavelmente exercendo sua profissão de Zoóloga.
Pra mim, a referência da casa de balões na foresta de Jade, possui um significado que vai além do simbolismo do filme. Ela está inserida dentro do mundo de fantasias do WoW e pode simbolizar pra gente, que não existe mesmo idade para sonhar. Assim como temos jogadores de várias faixas etárias, com experiências de vida distintas, dividimos o mesmo ambiente de fantasia que nos encanta com a mesma intensidade e consegue dispertar a nossa criança interior.
Finalizo esse texto com o poema do autor Geraldo Eustáquio de Souza, que mostra que para ser feliz e realizar um sonho não existe idade.
A idade para ser feliz
Existe somente uma idade para ser feliz.
Somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida, viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, e vestir-se com todas as cores, e experimentar todos os sabores, e entregar-se a todos os amores, sem preconceito, nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.
(Geraldo Eustáquio de Souza)
E por falar em sonho, pra você que acha que eles são apenas fantasia, está aqui a prova que eles realmente existem… ou pelo menos conseguem transformar a fantasia em realiadade. imagens retidadas desse site.
Dê balões à sua imaginação!