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Hoje começarei a falar de um assunto polêmico no WoW: Macros! O que são, para que servem e como elas podem lhe ajudar. Macros são linhas de comando, semelhantes às usadas em na programação de diversas linguagens e na maioria das situações servem para tornar a vida do jogador muito mais simples e práticas. Elas ampliam completamente a funcionalidade de diversas habilidades e ajudam bastante a complementar a jogabilidade no geral.

Existem diversos tipos de macros, desde as mais simples para combinar um cooldown + o uso de um berloque até as mais complexas que mudam de acordo com especialização, instância, humor do jogador, clima e coisas do gênero. 😛 O propósito deste guia não é postar todas as macros possíveis e imagináveis para cada classe, e sim ensinar cada uma das funções possíveis para que nossos queridos leitores se familiarizem com o modo de funcionamento de cada uma e possam criar macros like a boss!

Como o assunto é bastante extenso farei o guia em diversas partes, mas sintam-se a vontade de comentar e perguntar sobre alguma curiosidade relacionada à macros em geral nos artigos da série e assim todos poderemos compartilhar macetes diversos.

FAQ – Perguntas Frequentes sobre Macros

Macros podem ser criadas apenas com habilidades?

Não. É possível acrescentar o uso de equipamentos, itens consumíveis, outros itens que possuam um efeito de uso e slash commands, instruções iniciadas com /, como /dançar, /rir, etc.

Posso criar macros com mais de um comando por vez?

Sim, inclusive um dos propósitos de uma macro é juntar funções simples, como uma habilidade + o uso de algum item de equipamento. Basta que cada instrução fique correta em uma linha.

Vários comandos em uma macro são executados no mesmo uso?

Isso depende diretamente do Global Cooldown da habilidade/item que inclui em uma macro. A maioria das habilidades do jogo possuem um Global Cooldown, então é sempre recomendado procurar mais informações sobre as habilidades que quer combinar e ver se é possível que sejam executadas ao mesmo tempo.

O que é o Global Cooldown?

É o ‘intervalo’ entre o uso de habilidades, e previne que utilize outra habilidade antes que a anterior seja finalizada. É conhecida também como GCD. A maioria das habilidades e feitiços possuem 1.5 segundos de GCD, com exceção de algumas habilidades específicas ou condições diferenciadas, como o Cavaleiro da Morte na Presença Profana, que reduz o GCD das habilidades para 1 segundo.

Existem algumas habilidades e feitiços que não possuem Global Cooldown, e normalmente são melhor utilizadas em conjunto com outras habilidades, como por exemplo Presença de Espírito (mago), Rapidez Ancestral (xamã) e Transfusão Rúnica (cavaleiro da morte).

O Global Cooldown é afetado por Aceleração (Haste) e pode ser reduzido à no máximo 1 segundo.

Qual o tamanho máximo de uma macro?

O máximo de caracteres permitidos em uma macro é de 255 caracteres, para evitar que scripts grandes, mais propensos à malwares, sejam usados nesta interface.

As macros vão contra os Termos de Uso da Blizzard?

Não, inclusive a interface de macros é uma função nativa do próprio WoW.

Interface de Macros

Para criar uma macro, basta entrar na interface própria para isso. É só digitar /macro na janela de chat ou ir ao Menu do Jogo (Esc) e clicar na opção Macros:

A interface de macros tem um visual bem simples, exatamente com o que precisa:

Interface de Macros

Na imagem a acima, criei uma macro que colocará meu alvo em focus assim que eu usá-la, seja o alvo amigável ou inimigo.

Criando uma macro

Para criar uma nova macro, basta clicar no botão novo no canto inferior direito. Escolha um ícone e nome e em seguida digite o comando que desejar no campo de comandos da macro. Feito isso, basta arrastar a macro recém criada para a barra que preferir.

Exemplos de macro

Abaixo usarei alguns exemplos de macros gerais apenas para exemplificar seu uso. Os detalhes de cada comando utilizado e a melhor aplicação para cada um serão explicados com mais calma no decorrer dos artigos deste guia.

/cast Presença de Espiríto
/cast Ignimpacto

Na macro acima, um mago usa ao mesmo tempo as habilidades Presença de Espírito (sem GCD) + Ignimpacto, fazendo com que ele seja lançado instantaneamente.

/cast [@mouseover] [ ] Clarão de Luz

Nesta macro, o paladino usa a habilidade Clarão de Luz no alvo que estiver apontado pelo mouse, seja um jogador diretamente ou seu frame.

/cast [@target] Incinerar; [mod:ctrl, @target] Fogo Vil

Com essa macro, um bruxo cria duas opções em uma mesma macro, modificadas apenas pelo uso de ctrl. Ao usar a bind desta macro sem usar o ctrl, ele lançará Incinerar; caso ele segure o botão ctrl ao lança-la, o feitiço utilizado será o Fogo Vil.

Comandos Básicos

Existem vários comandos que podem ser utilizados em uma macro, mas hoje nos atentaremos aos mais comuns seguido de alguns exemplos para cada um. São eles:

#showtooltip – Pode ser diferente do nome da macro. Aparece no tooltip da sua barra de habilidades. Caso use o comando sem nenhuma outra informação o nome usado será igual ao nome da macro.

#showtooltip AOE
/cast Chuva de Fogo

/cast (habilidade) – Lança uma habilidade

/cast Tempestade Astral

/use (habilidade/item) – funciona para lançar uma habilidade ou usar algum item

/use Poção da Serpente de Jade
/use 10
/cast Alma Negra: Instabilidade

Na macro acima, o jogador (que é um bruxo engenheiro :P) usa uma Poção da Serpente de Jade, usa as Molas Sinápticas de sua luva (mais abaixo no artigo existe uma imagem com cada um dos números de equipamento de um jogador) e usa o feitiço Alma Negra: Instabilidade e provavelmente dará bastante dano depois de usar isso tudo :P. Nenhum dos itens usados causa GCD, exceto pela última habilidade, então todos as linhas da macro funcionarão em apenas um clique.

/startattack – inicia o auto ataque, bastante útil para DPSs corpo-a-corpo

/startattack
/cast Golpe do Cruzado

/stopattack – para o auto ataque, útil em situações onde precise usar Crowd Control e evitar o dano seguinte para não ‘quebrá-lo’.

/cast Tiro Concusivo
/stopattack

/stopcasting – interrompe o lançamento de um feitiço. Útil para quando precisa usar alguma habilidade em um curto intervalo de tempo e não quer esperar o lançamento do feitiço que começou antes.

/stopcasting
/cast Sombra Ardente

/cancelaura (habilidade) – cancela uma determinada aura em você (recomendado pra cancelar aquela bolha que te jogaram de sacanagem ¬¬)

/cancelaura Escudo Divino

/target (nomedoalvo) – seleciona um alvo específico. Não é necessário usar o nome inteiro do alvo, mas certifique-se de que não existam dois que comecem de forma igual.

/target Anima Corrompido
/cast Seta do Caos

/castsequence reset=x (habilidades) – cria uma sequência de habilidades que serão usadas no uso repetitivo da macro. Esse comando deve ser usado com cuidado a macro deve ser bastante planejada antes do seu uso. No exemplo abaixo, adicionei as seguintes habilidades de Bruxo (usando como base valores e timers padrões):

/castsequence reset=3 Maldição dos Elementos, Corrupção, Seta Sombria, Seta Sombria

Na macro acima, usei 3 habilidades: Maldição dos Elementos e Corrupção são instantâneas, mas geram um GCD cada de 1.5 segundos. A habilidade Seta Sombria possui um tempo de lançamento de 2.5 segundos, e nesta macro a usamos duas vezes.

O comando reset=x é necessário em uma macro de /castsequence para que o jogo reconheça em que momento ela deixará de usar a sequência da macro e será executada novamente. Caso este comando não exista na macro, o jogador usará Maldição dos Elementos todas as vezes que pressioná-la, e a macro não funcionará de acordo.

O número no reset indica o tempo que a sequência funcionará antes que seja executada novamente após deixar de usá-la. Após passar 3 segundos sem utilizar a macro novamente, ela voltará ao ponto inicial.

Uma dica pessoal: evite completamente o uso do comando /castsequence . Várias pessoas tentam utilizá-lo para ‘automatizar sua rotação’, mas a verdade é que este não é mesmo o melhor modo de fazê-lo. Use este comando com sabedoria! 🙂

/equipslot (número do slot de equipamento) – equipa um determinado item de seu inventário. Bastante útil pra quem gosta de brincar de trocar de armas durante um duelo 😛

/equipslot 16 Adaga Faiscante de Regail

A título de curiosidade, abaixo uma imagem indicando a numeração para cada slot de equipamento de um personagem. Um exemplo de bom uso desta informação é para quem tem engenharia como profissão e gostaria de criar uma macro de uso para o cinto com Aceleração Nitrosa e não quer atualizar o nome do cinto na macro toda vez que trocá-lo. Basta usar o comando /use 6 para ativá-lo em uma macro :).

Slots de Equipamento

Este é o fim da primeira parte dos guias sobre Macros no WoW. Nos próximos artigos falarei sobre os modificadores de macro, comandos condicionais e outras informações úteis em relação à macros no geral :). Lembrando que, caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar alguma informação útil sobre o assunto, não deixe de comentar!

Bom fim de semana à todos!