O jornal The Guardian conseguiu acesso a documentos da NSA (National Security Agency, a agência de segurança nacional Americana), que mostra que espiões foram designados para se ~infiltrar~ em vários jogos online, sob suspeita de que organizações terroristas estariam utilizando o ambiente desses jogos para realizar negociações e transações financeiras.
Entre os jogos e redes que foram espionados, se encontram a Live do XBoX, o jogo Second Life e o World of Warcarft. Os documentos datam de 2007 e 2008, e mostram que existiram equipes de espiões dentro do jogo em busca de evidências de atividades ou usos terroristas das ferramentas. Segundo eles, a possibilidade de comunicação, localização e identificação facilitada fornecida pelos jogos poderia dar dados valiosos às investigações. Segundo o documento, “Terroristas selecionadores de alvos da Al-Qaeda… foram associados à XboxLive, Second Life, World of Warcraft, e outros GVEs [Games and Virtual Environments – Jogos e Ambientes Virtuais].”
Mesmo assim, o documento não menciona se a investigação teve algum fruto real, ou se algum plano terrorista foi descoberto de fato nessas redes.
A Blizzard se pronunciou, dizendo que não deu permissão à NSA ou à GCHQ (a NSA do Reino Unido) para coleta de dados em World of Warcraft, e que eles não sabiam de nenhuma investigação do tipo acontecendo. Não há nenhuma evidência desse tipo de investigação acontecendo após 2009 – ou nenhum documento relativo a isso foi encontrado.
Fato divertido: de acordo com esse mesmo documento, os chefes da agência levaram um bom tempo pra serem convencidos da necessidade desse programa de monitoramento – porque achavam que os criadores do programa só queriam jogar os jogos em seus computadores durante o expediente 😛
Quem quiser acesso aos documentos originais, em inglês, é só clicar aqui.