Após procurar por sites e fóruns sobre informações sobre Proving Grounds (conhecido em português como Campo de Testes), resolvi experimentar este cenário e após alguns dias resolvi escrever algo sobre ele para ajudar jogadores mais novos!
Meu nick é Nittrana e jogo de sacerdote há pouco mais de 3 anos. Jogo com um grupo de amigos na Aliança do Goldrinn. Meu progresso no Campo de Testes vocês podem ver aqui. O objetivo desse post é dar algumas dicas para a galera que quiser ganhar o Título “Curador Comprovado” (“The Proven Healer”), obtido com a conquista Prove seu valor: Curador Infinito (Leva 30)
1. Introdução ao Campo de Testes (Proving Grounds)
2. Escolha dos itens
3. Comida, frasco, talentos,reforges, glifos e gemas
X. Dicas específicas para Disciplina
4. Inimigos importantes
5. Dicas gerais
1. Introdução ao Campo de Testes (Proving Grounds)
Pra começar, o que é Campo de Testes? Para que serve? Como faço para ir?
O Campo de Testes (Proving Grounds) é um cenário solo introduzido no Patch 5.4, que traz desafios para as 3 funções do jogo: tank, curador e dano. Além disso existem quatro níveis de dificuldade: Bronze, Prata, Ouro e Infinito (Bronze, Prata, Ouro e Infinito).
Ele é um excelente local para treinar suas habilidades de sua especialização e a capacidade de entender sua classe. No caso dos curadores, ainda é uma oportunidade para estudar as melhores formas de combinar habilidades para melhorar seu desempenho, manusear o uso de cooldown e mana. Apesar do ambiente de raide ser bem diferente, ambos utilizam a mesma essência dos jogadores: Faça mais com menos!
Para ir pela primeira vez, você deve pegar a missão Campo de Testes.
Ex: A leva 7 é sempre igual a 17, 27, 37. A ordem da leva 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 sempre será igual a 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20. A ordem repete-se a cada 10 levas! Portanto sempre que me referir a uma leva usarei um “X” antes do número, para lembrar que ela vai se repetir depois.
Após completar a missão, toda vez que quiser voltar a ir você pode falar com seu Treinador de Classe nas capitais e a opção de ir para o Campo de Testes estará la!
2. Escolha dos Itens
Lembra aqueles itens 502 que você pegou no Lei Shen e guardou no banco porque esqueceu de vender? Ele pode ser melhor que do que o seu 553 para o Campo de Testes!
Como assim ?!?!?! Você perdeu a razão ?!?!?!
Uma vez dentro do Campo de Testes seus itens serão reduzidos para 463 de ilvl e seus atributos passivos podem ser equivalentes! Os atributos passivos serão todos reduzidos tais como: vigor, intelecto, poder mágico, aceleração, maestria, chance de crítico e espírito. Mas por que eu citei os itens do Lei Shen?
Pelo simples motivo que eles possuem mais engastes que o normal e gemas, bônus de engaste, bônus de profissões e encantamentos não são reduzidos! Por esse motivo, quanto mais engastes os itens possuírem, melhor ainda. Prefira também usar o combo de arma + mão secundária ao invés de arma de 2 mãos por conta do número de engastes. Quanto aos berloques, para Sacerdote Disciplina eu prefiro os seguintes (há outros viáveis também mas estes foram os que usei):
– Último Súspiro de Horridon: Intelecto e regeneração de mana excelentes!
– Talismã Reconfortante do Ataque Shado-Pan: Novamente intelecto e regeneração de mana!
– Essência do Esplendor de Cha-Ye: Crítico e chande aumentar intelecto! Usado para quem gosta de curar usando Reconciliação (Atonement).
O que funciona e o que não funciona no Campo de Testes:
- Gema de 500 de status primário: não funciona
- Engaste bônus na arma: funciona
- Meta-gema lendária: não funciona
- Capa lendária – (efeito): não funciona
- Capa lendária – (atributos) : funciona
Quanto aos itens ganhos com as missões lendárias, vale lembrar o seguinte: Mesmo com o efeito desativado, a capa lendária ainda é a melhor opção por conta do engaste extra e dos 3 atributos secundários que ela possui.
OBS: Para Sacerdote Disciplina, se possível, usem a capa de DPS aqui pois ela fornece maestria E crítico.
3. Comida, Frasco, Talentos Reforge, Glifos e Gemas
Você citou anteriormente que quanto mais engastes nos itens melhor. Mas que tipo de gema usarei neles?
Falando agora diretamente para Sacerdote Disciplina, esqueçam a história de gemar espírito, use apenas gemas e encantamentos de intelecto. Por quê?
Disciplina independe da mana recuperada através do Espírito, depende do bom uso do Enlevo (Rapture) e do bom manuseamento dos CDs de mana. Segundo que nosso objeitvo principal é chegar na 30° leva para o título e com intelecto é bem mais fácil chegar lá!
Comida e frasco funcionam aqui! Use ambos de intelecto: Frasco do Calor do Sol e Ensopado de Peixe Mogu.
Os reforges ainda não consegui em testes provar se é melhor ir para maestria ou crítico, porém sinto-me mais confortável com maestria. A ordem de prioridade dos status aqui fica:
Intelecto > Maestria = Crítico > Aceleração > Spirit.
Resumindo, você vai retirar o máximo de aceleração e espírito de seus itens e focar em intelecto e algum dos dos atributos secundários (maestria ou crítico). Tentem focar em apenas maestria ou apenas crítico !
Quanto aos talentos, segue-se a imagem:
Algumas escolhas são opcionais, como na terceira linha a opção entre Dobramentes e Consolação e Insanidade. Prece Desesperada, Virada do Destino e Estrela Divina são obrigatórios.
X. Dicas específicas para Sacerdote Disciplina
Mantenha sempre Palavra de Poder: Escudo no tank e sempre conserve Evangelismo com 5 cargas, usando Arcanjo apenas quando o dano começar a ficar pesado;
Glifo da Preçe de Recomposição: este glifo torna-se um excelente método para se livrar do debuff do Escavador Ilusório Grande (descrito com detalhes a seguir) e levantar o tank;
Penitência é importante como sempre. Dano no Tank? Penitência nele. Dano em 2 ou 3 alvos? Penitência ofensivo para curar o grupo via Reconciliação. Obs: Se o dano for moderado ou alto e um dos 2/3 alvos for você, use a “Cura Vinculada” e não Penitência ofensivo;
Concentração Interior use sempre que possível com Cura Maior ou Prece de Cura;
Deslocamento Caótico use-o sempre que possível para salvar o tank;
Couraça Espiritual use sempre antes das levas x2, x5, x7 e X9 se possível. Prioridade para leva x2, x5 e x9, pois elas possuem o Cantor de Colmeia Ilusório Grande (explicado a seguir), a leva 7 possui o Cantor de Colmeia Pequeno, que da bem menos dano;
Supressão de Dor e Palavra de Poder: Barreira desempenham a mesma função no Campo de Testes: reduzir substancialmente o dano recebido. Como o grupo raramente fica junto, use ambos, sim eu disse ambos, como defesa para o Tank em períodos de dano alto (como nas levas x5 e x7);
Demônio das sombras e Hino da Esperança são muito importantes aqui;
Tente usar sempre o Dêmonio das Sombras no final das levas x3 ,x6 e x9, garantindo assim uma melhor rotação no tempo das 10 levas. No final da leva x6, use-o junto com o “Hino da Esperança” para maior retorno de mana!
4. Inimigos Importantes
Não citarei todos os adds existentes aqui, apenas os mais importantes!
Lembrem-se de usar qualquer tipo de CC (atordoar, silenciar e etc) para reduzir o dano causado pelas ilusões ao seu grupo, o alvo mais importante para utilizar essas habilidades são:
Cantor de Colmeia Ilusório Grande
Esta ilusão dá um grito que causa dano nos 5 membros do grupo e conforme você vai avançando, mais forte e perigoso esse dano se torna!
Normalmente não tem perigo algum, porém estes possuem a habilidade Enfurecer que aumenta drasticamente o dano físico que eles causam, conseqüentemente deixando a cura no tank mais difícil.
Este é bem perigoso, com dano moderado no tank e periodicamente soltando um debuff no seu grupo chamado Bomba Aquática que causa dano alto em quem estiver por perto e no próprio alvo que explodiu. Sempre que puder use quaisquer tipos de dispel nos alvos com este debuff.
O grande problema desta ilusão é a partir da leva nº20, onde o dano do debuff começa a ser um pouco difícil de se lidar. O nome do debuff é Mastigar e ele causa dano periódico no alvo, desaperece quando o alvo é curado até 90% do seu hp máximo!
5. Dicas Gerais
Essas dicas servem para quaisquer classe de cura!!
- Mantenha sempre o tank com vida alta.
- Sempre tente passar de uma leva para outra com a vida do grupo alta.
- Programe suas habilidades mais fortes não somente para curar, mas também economizar mana. Por exemplo, utilize Hino Divino em uma leva moderada para economizar mana.
- Caso sua classe possua habilidades que retornem mana com tempo de recarga de aproximadamente 3 minutos, utilize-as 3 vezes para maior eficiência no período das 10 levas.
É isso aí ! Espero que tenham gostado e quaisquer críticas e sugestões serão sempre bem-vindas! Agradeço a todos pelo seu tempo e espero ter ajudado!
Até mais! o/