Hoje começarei uma série arriscada aqui no WoWGirl sobre uma das conquistas mais desafiadoras de PvP na minha opinião: as conquistas necessárias para se alcançar o título Mestre de Batalha (Battlemaster). Minha relutância em falar sobre esse tópico até agora é que realmente não existe bem uma ‘receita de bolo’ para ganhar essa conquista. Aqui no WoWGirl vou tentar dar meu ponto de vista como Bruxa (Warlock) sempre da maioria das conquistas individuais, mas tentarei sempre mencionar alguma facilidade de outras classes durante minhas pesquisas para os artigos.
Por isso deixarei minha inclinação ao PvE de lado um pouco pra falar sobre duas coisas que gosto bastante: PvP e Conquistas :)!
Introdução
O que é necessário?
Gostar de PvP. Isso é imperativo. Não adianta querer esse título só porque ele é muuuuuito massa legal;
Estar disposto a perder tempo infinito fazendo Campos de Batalha, mesmo os que você mais odeia (hello, Olho da Tormenta);
Você precisa, na maioria das vezes, de abrir mão daqueles pontos extra de Dominação para entrar em um Campo de Batalha individual que não esteja no Chamado às Armas. Sim, porque só faltam 10 vitórias para você em Ravina Brado Guerreiro e o Chamado é pra Bacia Arathi ù.ú;
É necessário entender que você não conseguirá essa conquista do dia pra noite. O Mestre de Batalha é uma meta conquista com muitas outras meta conquistas necessárias;
Saiba que boa parte das conquistas requer um esforço de grupo. Você pode conseguir rapidamente as conquistas individuais de cada Campo de Batalha, mas sobre o resto precisará de pura sorte de encontrar um grupo aleatório disposto a fazer uma conquista, visto que a Blizzard não permite mais premades completos para Campos de Batalha aleatórios. Mas nada te impede de chamar até outras 4 pessoas empolgadas na mesma conquista para tentar mudar este quadro;
Seguindo a mesma linha do grupo aleatório, você precisa saber que o Campo de Batalha não-ranqueado é uma caixinha de surpresas. Nem sempre os melhores estarão do seu lado. Ainda é comum achar campos de batalha com pessoas AFK o tempo todo ou aquela galera que acabou de pegar 90 e não tem um equipamento adequado para PvP ainda.
Certifique-se de sempre procurar melhorar seu equipamento PvP. Na maioria dos casos, a sobrevivência e um ponto fundamental na hora de correr atrás de uma conquista. Encantar e gemar seu equipamento também é um grande diferencial.
O que mais preciso saber?
Não adianta bancar o esperto e usar a ferramenta Jogos de Guerra pra montar um grupo e tentar trapacear pegando as conquistas. Não é possível ganhar nenhuma conquista de PvP nos Jogos de Guerra.
Por outro lado, é possível ganhar as conquistas em Campos de Batalha Ranqueados, que também contam no total de Campos de Batalha ganhos necessários para cada conquista.
Nem sempre ao fazer uma conquista individual será possível focar no objetivo do grupo como um todo, como a vitória por exemplo. Não é orgulho dizer que parte das minhas conquistas consegui ignorando completamente o que acontecia no Campo de Batalha, e em alguns casos infelizmente isso é necessário.
Itens úteis
Sempre tenha em sua mochila várias Poções de Rapidez ou Poção Aguanegra. Se sua classe assim como a minha não tem uma ‘corrida’ por padrão, essas poções salvam MUITAS das suas conquistas. Ambas poções são feitas por Alquimistas.
Outro item que ajuda demais em Campos de Batalha não Ranqueados é o Estandarte de Batalha Salyin. Ele funciona de forma parecida com a habilidade de mago Imagem Espelhada, onde por algum tempo o inimigo perde seu alvo. Certifique-se apenas de não usá-lo enquanto estiver carregando a bandeira ou irá perde-la. Este item cai do Salyin Batedor da Guerra no Vale dos Quatro Ventos. Veja aqui um guia sobre como matá-lo e a outros raros de Pandaria.
Itens de engenharia como Aceleração Nitrosa (cinto) e Planador Goblínico (capa) podem ajudar bastante, mas tome cuidado: caso esteja carregando uma bandeira e use Aceleração Nitrosa, você soltará a bandeira, e o Planador Goblínico não pode mais ser ativado enquanto você carrega bandeira também.
Ainda falando sobre Engenharia, outro item fantástico principalmente para conquistas de capturar ou recuperar bandeiras é o Campo de Invisibilidade (cinto). Seu tempo de recarga é longo, mas é uma funcionalidade extremamente útil nos Campos de Batalha não Ranqueados.
Mestre do Vale Alterac
Esta é uma das 5 conquistas necessárias para se alcançar o título Mestre de Batalha (Battlemaster) e na minha opinião de jogadora da Horda pode demoraaaaar a ser conseguida. Ela consiste em várias outras conquistas dentro do Vale Alterac. São elas:
- Veterano do Vale Alterac: Conquistas 100 vitórias no Vale Alterac.
- Defender a torre: Defender 50 torres no Vale Alterac.
- Aquela Mina? Já peguei (A): Vencer no Vale Alterac enquanto a sua equipe controla ambas as minas.
- Aquela Mina? Já peguei (H): Vencer no Vale Alterac enquanto a sua equipe controla ambas as minas.
- Perfeição de Lancatroz (A): Vencer no Vale Alterac sem perder uma torre ou um capitão. Você tem que controlar todas as torres da Horda.
- Perfeição do Lobo de Gelo (H): Vencer no Vale Alterac sem perder uma torre nem um capitão. Você tem que controlar todas as torres da Aliança.
- Carneiro de Batalha Lancatroz (A): Obter um Carneiro de Batalha Lançatroz.
- Uivador do Lobo de Gelo (H): Obter um Uivador Lobo do Gelo.
- Ladrão de Sepulturas de Alterac: Tomar 50 cemitérios no Vale Alterac.
- Defensor Leal (A): No Vale Alterac, abater 50 jogadores inimigos no Salão de Lançatroz.
- Defensor Leal (H): No Vale Alterac, abater 50 jogadores inimigos no Salão do Lobo do Gelo.
- A Gazela Doente: No Vale Alterac, abater um jogador no Campo de Disputa antes que ele desmonte.
- Estrela de Vale Alterac: Em uma mesma batalha no Vale Alterac, atacar um cemitério, defender um cemitério, atacar uma torre, defender uma torre e matar alguém no Campo de Disputa.
- Ao vencedor, as batatas: Saquear a Foto Autografada de Foror e Tigule no Vale Alterac.
Dica Extra: Insígnia de Lançatroz (A) / Insígnia do Lobo de Gelo (H)
Esse berloque é uma mão na roda na hora de farmar as conquistas de Vale Alterac. Seu último grau (rank) 6 permite que você use-o para se teleportar de volta à base de sua facção no Campo de Batalha quantas vezes precisar e é relativamente simples obtê-lo. O grau 6 pode ser pego ao obter reputação exaltada com a Guarda Lançatroz (A) ou o Clã Lobo de Gelo (H). Terminar a reputação de sua facção em Vale Alterac é relativamente fácil e não toma muito tempo. Abaixo um guia completo de como obter este berloque:
Aliança
A partir do nível 51 e com reputação neutra com a Guarda Lançatroz, é possível obter a missão Campo de Teste com Tenente Haggerdin [44,46] em Contraforte Eira dos Montes. Ele pedirá que recupere o Estandarte dos Lançatroz na Caverna Asálgida a sudoeste de Dun Baldar no Vale Alterac. Abaixo os mapas da localização do PNJ e da localização do Estandarte no Vale Alterac:
Depois de completar esta missão, você ganhará como recompensa a primeira versão de seu berloque, a Insígnia Lançatroz Grau 1. A partir deste ponto, a cada vez que sua reputação aumentar com a Guarda Lançatroz, você pode voltar no mesmo PNJ para trocar de insígnia:
- Insígnia Lançatroz Grau 2: Respeitado, recompensa da missão Cresça e apareça;
- Insígnia Lançatroz Grau 3: Honrado, recompensa da missão Honrado entre a guarda;
- Insígnia Lançatroz Grau 4: Reverenciado, recompensa da missão Reverência merecida;
- Insígnia Lançatroz Grau 5: Exaltado, recompensa da missão Heróis lendários!;
- Insígnia Lançatroz Grau 6: Exaltado, recompensa da missão O Olho do Comando.
Horda
A partir do nível 51 e com reputação neutra com o Clã Lobo de Gelo, é possível obter a missão Campo de Teste com Mestre Guerreiro Laggrond [57,33] em Contraforte Eira dos Montes. Ele pedirá que recupere o Estandarte dos Lobo do Gelo na Caverna dos Garragreste, a sudeste da base principal no Vale Alterac. Abaixo os mapas da localização do PNJ e da localização do Estandarte no Vale Alterac:
Depois de completar esta missão, você ganhará como recompensa a primeira versão de seu berloque, a Insígnia Lobo do Gelo Grau 1. A partir deste ponto, a cada vez que sua reputação aumentar com o Clã Lobo de Gelo, você pode voltar no mesmo PNJ para trocar de insígnia:
- Insígnia Lobo do Gelo Grau 2: Respeitado, recompensa da missão Cresça e apareça;
- Insígnia Lobo do Gelo Grau 3: Honrado, recompensa da missão Honrado entre o Clã;
- Insígnia Lobo do Gelo Grau 4: Reverenciado, recompensa da missão Reverência merecida;
- Insígnia Lobo do Gelo Grau 5: Exaltado, recompensa da missão Heróis lendários!;
- Insígnia Lobo do Gelo Grau 6: Exaltado, recompensa da missão O Olho do Comando.
Conquistas
Aqui compartilharei algumas estratégias pessoais para conseguir as conquistas individuais, e darei algumas dicas para conseguir aquelas que dependem inteiramente do grupo para completar.
Defender a torre
De todas as conquistas de Campos de Batalha envolvendo torres, defender uma é realmente uma das mais difíceis, e isso é ainda pior em Vale Alterac. Normalmente ao capturar uma torre, várias pessoas tendem a permanecer nela e garantir que seja destruída. Em alguns casos a pessoa simplesmente captura e sai correndo, e é nessa situação que conseguimos defender com mais facilidade. Como Horda, eu percebi que uma das torres menos ‘guardadas’ ao capturar é a Torre do Pontal (Tower Point) a primeira torre fora da base da Horda, e no meu curto período da Aliança, percebi que as torres menos guardadas, acreditem, são Casamata Dunbaldar Sul (Dun Baldar South) e Casamata Dunbaldar Norte (Dun Baldar North Bunker), próximas à base.
Nessa conquista é preciso contar diretamente com a sorte, pois nem sempre as torres e casamatas estarão livre da guarda de jogadores. As sugestões acima são baseadas na minha própria experiência com uma classe que não pode contar com habilidades como Furtividade. No mapa acima, jogadores da Aliança podem usar como referência as Casamatas, enquanto jogadores da Horda podem focar na Torre do pontal e se manter ‘escondido’ até que um jogador capture a bandeira. Quando ela estiver cinza, aguarde este jogador sair (maioria dos casos) ou mate-o para recuperá-la em seguida. Uma das maiores desvantagens de capturar qualquer construção nesse Campo de Batalha é que o tempo total necessário para destruí-lo é de três minutos, o que pode fazer com que aquele jogador impaciente desista de guardá-la e corra para farmar pontos de Honra ajudar o time.
Aquela Mina? Já peguei (A) / Aquela Mina? Já peguei (H)
Para essa conquista é necessário capturar as duas minas presentes no Vale Alterac: Mina Dentefrio (Coldtooth Mine) próxima à base da Horda ao sul e Mina Ferrofundo (Irondeep Mine) próxima à base da Aliança ao norte. Elas são relativamente simples de se capturar pois os PNJs e ‘mini chefes’ delas são bastante simples. Inclusive, os PNJs de ambas as minas não são amigáveis para nenhum dos lados, então ao tentar capturar as duas, você precisará matá-los de ambos os lados. Ao matar o chefe da mina, NPCs amigáveis de sua facção surgirão para guardá-la.
A melhor estratégia para tentar capturar e manter as duas minas no Campo de Batalha é sem dúvida ter duas pessoas, uma responsável pela mina do lado da Horda e outro pela da Aliança. Caso consiga seguir este plano, faça com que a pessoa que tenha mais maneiras de se ‘esconder’ e andar mais rápido vá para a mina do norte, Mina Ferrofundo, ou o oposto se for da Aliança.
Caso pretenda fazer sozinho, minha dica pessoal é que sempre tente capturar primeiro a mina ‘oposta’: caso seja da Horda, pegue sua montaria e vá diretamente à Mina Ferrofundo, evitando qualquer tipo de combate desnecessário; o mesmo vale para a Aliança, pegue sua montaria e vá diretamente à Mina Dentefrio. Isso porque você pode usar sua Insígnia Lobo do Gelo Grau 6 / Insígnia Lançatroz Grau 6 para voltar à sua base e sempre tentar recapturar a mina caso a facção oposta a tenha retomado.
Não existe um mapa interno das minas de Vale Alterac, mas felizmente o caminho para entrar nas duas e alcançar o chefe é o mesmo! Abaixo um mapa da localização das minas e o caminho que precisa seguir:
O caminho a ser seguido em ambas as minas para chegar diretamente ao chefe é: Entrada inferior » Vire à direita » Vire à esquerda » Sala Central.
O chefe da Mina Dentefrio é o Capataz Ranhento [44,68] e o chefe da Mina Ferrofundo é Morloch [52,7].
Carneiro de Batalha Lancatroz (A) / Uivador do Lobo de Gelo (H)
Finalmente uma conquista ultra simples! Basta ir à um dos Intendentes da Guarda Lançatroz para a Aliança ou com do Clã Lobo de Gelo para a Horda e comprar a sua montaria, que custa 2000 Pontos de Honra. Lembrando que assim como qualquer montaria de facção, ela será alterada para a facção equivalente quando estiver logado em um personagem de outra facção.
- Você pode comprar o Carneiro de Batalha Lançatroz com Taltandis Cintilaneve no acampamento da Guarda Lançatroz em Contraforte Eira dos Montes [44,46] ou em Vale Alterac no acampamento da Aliança com Gaelden Marteleiro [44,18].
- Você pode comprar a Trompa de Uivador Lobo do Gelo com Razak Ladoférreo no acampamento do Clã Lobo de Gelo em Contraforte Eira dos Montes [58,33] ou em Vale Alterac no acampamento da Horda com Grunnda Coração de Lobo [49,82] .
Ladrão de Sepulturas de Alterac
Essa conquista é deveras simples e pode ser feita sem muito esforço. Basta capturar 50 cemitérios em Vale Alterac, e isso inclui tomar um cemitério inimigo ou capturar o Cemitério Nevado (neutro). Cada lado tem 3 cemitérios próprios e ainda existe mais um no meio do Vale, neutro no início da batalha. Abaixo a localização de cada um dos cemitérios:
Um cemitério bastante fácil de capturar/recuperar é o Cemitério Nevado. Na maioria dos casos o primeiro lado a capturá-lo é o da Aliança, mas normalmente ele fica abandonado e é bem fácil de pegá-lo. Fora isso, tente sempre capturar ou recuperar qualquer cemitério que encontrar.
Defensor Leal (A) / Defensor Leal (H)
Essa conquista é fácil de se conseguir e pode ser feita em pouquíssimos CBs. Ela pede que você mate 50 inimigos dentro de Dun Baldar para a Aliança e dentro da Bastilha Lobo de Gelo para a Horda. Basta que, após todo o time adversário começar a capturar todas as torres da base de sua facção que corra para dentro das construções principais e aguarda jogadores por lá. A conquista pede o Abate Honroso (Honorable Kill) e não o Golpe Fatal (Killing Blow), portanto a medida que jogadores inimigos entrarem dentro da construção, acerte-os ao menos uma vez que provavelmente os PNJs presentes e o Chefe da Base cuidarão do resto :P.
A gazela doente
Para esta conquista, assim que o CB começar, corra direto para o meio do campo, literalmente. É necessário matar um jogador inimigo dentro do Campo de Disputa (Field of Strifes) enquanto ele ainda estiver montado. Parece difícil mas é bastante simples, visto que geralmente ao ver um jogador indo em direção ao inimigo no Campo, outros jogadores aliados irão junto, então o inimigo pode morrer bastante rápido e sequer ter tempo de contra-atacar.
Ao vencedor, as batatas
Essa é uma daquelas conquistas que depende inteiramente da sua sorte (no meu caso, foi a última conquista que faltou para o meu Mestre de Vale Alterac D:). Você precisa saquear de algum jogador inimigo morto uma Foto Autografada de Foror e Tigule, um item cinza e inútil que não vai te servir para absolutamente nada a não ser ganhar a Conquista. Certifique-se de saquear TODOS os inimigos mortos que encontrar pela frente enquanto estiver em Vale Alterac para qualquer coisa. Assim que receber este item, a Conquista é ganha.
Estrela de Vale Alterac
Essa conquista é uma sabatina a parte (a não ser que seja um ladino e possa fazer isso tudo sem dificuldade alguma :P). Ela pede que, em um mesmo CB, você complete os seguintes requisitos:
- Atacar um cemitério
- Atacar uma torre
- Matar alguém no Campo de Disputa
- Defender um cemitério
- Defender uma torre
Você deve torcer para que seu time não seja tão bom e que o time adversário seja pior ainda pra conseguir essa conquista. Fazer todas as etapas listadas em um mesmo Campo de Batalha é algo complicado, digno de Rambo, como sabiamente comentado nos fóruns do Wowhead. Existem várias maneiras de conseguir as etapas em uma ordem aleatória, e dependendo da sua classe, alguma pode ser mais fácil ou complicada. Eis uma sugestão:
- Ao iniciar o CB, corra para a primeira torre inimiga e tente capturá-la o mais rápido possível;
- Use sua Insígnia Lobo do Gelo Grau 6 / Insígnia Lançatroz Grau 6 para voltar à base de sua facção preferencialmente antes de qualquer inimigo ter chance de alcança-la. Vá para uma das torres da base, tente se esconder de alguma forma (no meu caso, usei meu Círculo Demoníaco dentro de uma das torres e pulei para algum lugar escondido). Aguarde até que o inimigo capture a torre. Nesta hora, muito provavelmente ele deixará a torre depois de capturar porque dificilmente no início do CB alguém se preocupa em defender sua própria base, então recupere a torre. Feito isso você já terá garantido uma das partes mais complicadas da conquista. Assim que concluir esta etapa, monte e vá em direção ao Campo de Disputa;
- Aproveite este percurso para recuperar algum Cemitério de sua facção no caminho;
- Mate algum jogador no Campo de Disputa. Nesta altura do campeonato, é bem capaz que encontrará jogadores sozinhos cruzando o Campo;
- Neste momento do CB, é bem provável que vários cemitérios inimigos já tenham sido recuperados, então vá a algum cemitério sinalizado com a cor inimiga e capture-o.
- Pronto. Conquista \o/.
Particularmente essa conquista tem que ser bastante focada, então não perca tempo fazendo qualquer outra coisa se não correndo atrás dos requisitos. Creio que é uma das mais demoradas de se concluir, até mesmo porque na maioria das vezes você terminará o CB com apenas dois ou um requisitos faltando :/. Mas não desista!
Perfeição de Lançatroz (A) / Perfeição do Lobo do Gelo (H)
Começando a parte das conquistas que dependem inteiramente do grupo, falaremos desta que é definitivamente uma das mais difíceis de se alcançar, pois normalmente em uma batalha de Vale Alterac, ambos os lados seguem o mesmo curso: sair da base, atravessar até o Campo de Disputa em direção ao Capitão inimigo (Capitão Balinda Laspétreo da Aliança e Capitão Galvangar da Horda), capturar as torres inimigas no caminho, aguardar a destruição de cada uma e derrotar o General de cada facção (Vanndar Lançatroz para a Aliança e Drek’thar para a Horda). A conquista pede o seguinte:
Nessa conquista, é preciso interromper o curso do time inimigo no momento em que ele tenta enfrentar seu Capitão, o que significa que ao invés de atravessar o campo e zergar tudo, você terá de fazer o seguinte:
- Manter um time de defesa para seu Capitão nos primeiros minutos do jogo, que deve ter pelo menos metade dos jogadores de seu time. Após wipar o time adversário, divida este mesmo grupo para continuar defendendo a área, enquanto também defende a Torre/Casamata e Cemitério adjacentes;
- Não mate o Capitão inimigo. Isso pode fazer com que a o time adversário esgote muito rápido seus recursos e seu time ganhe antes de completar os objetivos da conquista;
- Envie aqueles jogadores que podem se mover sem ser detectados pelos inimigos como Ladinos, Druidas e Caçadores em dois grupos para capturar Torres/Casamatas em dois grupos de até 5 pessoas. O primeiro grupo deve ir primeiro à construção mais próxima do meio do Campo: Casamata Larpétro (Stonehearth Bunker) para a Horda e Torre Sanguefrio (Iceblood Garrison) para a Aliança. Aguarde até que seja destruída e o mesmo grupo segue para a Casamata Dun Baldar Norte (Dun Baldar North Bunker) para a Horda e Torre do Lobo de Gelo Oeste (West Frostwolf Tower) para a Aliança. Capture e aguarde até que seja destruída. O segundo grupo deve ir primeiro à Casamata Asálgida (Icewing Bunker) para a Horda e Torre do Pontal (Tower Point) para a Aliança. Aguarde até que seja destruído e o mesmo grupo segue para a Casamata Dun Baldar Sul (Dun Baldar South Bunker) para a Horda e Torre do Lobo de Gelo Leste (East Frostwolf Tower) para a Aliança;
- Após terminar as torres, os grupos definidos de captura devem usar sua Insígnia Lobo do Gelo Grau 6 / Insígnia Lançatroz Grau 6 para voltar à base de sua facção. Preferencialmente use estes mesmos grupos para garantir que nenhuma de suas torres seja atacada enquanto você mata os inimigos para acabar com seus recursos;
- Para facilitar, tenha certeza de que o Cemitério Nevado (Snowfall Graveyard) nunca seja capturado pelo time adversário. Isso pode acelerar o percurso até seu Capitão e/ou General;
- A vitória para esta conquista deve ser feita baseada apenas em recursos, ignorando o General inimigo.
No final, o mapa de seu Campo de Batalha deverá ser algo semelhante à isso antes da vitória (usando como exemplo o lado da Horda, mas basta inverter o lado e as cores das torres para azul para ter uma percepção da Aliança):
Veterano do Vale Alterac
Vença em Vale Alterac 100 vezes. Felicidade da Aliança, terror da Horda. E tenha em mente que todas as Conquistas de Mestre de cada Campo de Batalha requerem 100 vitórias. Ou seja, se acostume com a ideia de que, para o Mestre de Batalha completo, precisará ganhar 500 CBs ou mais 😛
É isso pessoal. Peço desculpas antecipadas pelo wall of text que virou este artigo, mas me certifiquei de dar todas as dicas extremamente detalhadas para que consigam este título tão respeitado. Espero ver vários Mestre do Vale Alterac por aí em breve, e aguardem pelos artigos dos demais CBs :).
Boa semana à todos!