Uma das coisas que eu mais prezo dentro do WoW são as amizades que eu fiz e faço todo dia enquanto jogo. O World of Warcraft não foi feito para que as pessoas se estressarem, e muito menos pra que a gente jogue 100% do tempo sozinhos, por mais anti social que você possa ser. Você já teve pelo menos um ou mais amigos in game dos quais pelo menos teve a curiosidade de conhecer na vida real, porque vocês são tão amigos que no mundo virtual ou real, não faz mais diferença? E o que você acha dessa “familiaridade” existente entre você e as pessoas que você joga?
Eu posso dizer que uma das melhores experiências que eu já tive como pessoa foi conhecer in real life pessoas com quem eu jogo. Desde o ano que eu comecei a jogar, em 2010, venho conhecendo pessoas que jogam comigo, e por mais estranho que possa parecer, conhecer pessoas que você só conhece in game é uma experiência muito tranquila. Parece que vocês realmente são amigos de longa data, e por conversarem conosco todos os dias, não fica desconfortável encontrá-los pessoalmente. Já ouvi muitos relatos de jogadores que fizeram encontro de guilda, encontros nas cidades, organizaram eventos em bares/restaurantes, tudo para reunir jogadores para conversar sobre tudo, mas essencialmente sobre WoW ou jogos em comum. Num mundo com tantos preconceitos acerca dos games em geral, nada melhor do que sentar com pessoas com a mesma paixão e passar uma tarde ou noite só falando disso 🙂
Ter amigos in game pode significar mais do que ter simplesmente alguém com quem contar quando precisar ir num cenário heroico ou numa raide antiga. Significa passar boa parte do seu tempo de jogo conversando com essas pessoas, trocando experiências, e até mesmo conversando sobre a vida pessoal e contando “causos” do nosso dia-a-dia. Você acaba conhecendo parte da rotina das pessoas, parte da vida e dos problemas que ela tem, e no fim adquire amigos dos quais você pode contar nos melhores e piores momentos. Vão te respeitar quando algo acontecer e você tiver que faltar ao core de RBG, vão saber te aconselhar nos seus problemas reais, vão se lembrar de você nas datas importantes, vão ser mãe, pai ou irmão quando você precisar de um familiar perto, e acima de tudo, vão ser pessoas das quais você irá passar grandes momentos da sua vida. E só por esses bons momentos, já vale a pena ter esses amigos “virtuais”.
Obviamente, a Internet é um dos lugares mais perigosos do mundo, e não dá pra sair fazendo amizade com o primeiro cara legal que aparecer por aí. Sempre seja cauteloso, mesmo nos jogos, e principalmente se você for menor de idade. É legal conhecer pessoas na Internet e nos jogos online sim, mas não saia passando seus dados, fotos ou qualquer informação mais pessoal: Confiança é algo que se deve obter seja na vida virtual ou real, e ela só deve ser dada a quem realmente merecer. Se quiser encontrar alguém na vida real mas estiver inseguro, vá acompanhado de outro amigo, vá a um lugar mais público, ou pelo menos tenha boas referências sobre as pessoas que vai encontrar. Infelizmente, nunca se sabe realmente quem as pessoas podem se tornar por trás de um teclado e de uma tela de computador, então ter cuidado nunca é demais.
Uma boa oportunidade de conhecer pessoas com quem você joga na real life é indo em eventos de games ou organizando pequenos encontros. No meu caso, conheci alguns amigos na Brasil Game Show, nos eventos da Blizzard realizados desde o lançamento do Mists of Pandaria, etc, e acredito que muitas pessoas que jogam juntas se conheceram assim também. Lembro-me do Chris Metzen durante as streams da BlizzCon, falando dos vários grupos de amigos que se encontraram por lá e aproveitaram o dia para conhecer o evento juntos. O WoW tem esse grande propósito de juntar pessoas e fazer amizades, então porque não mantê-las de verdade, como se fossem nossos amigos de todo o dia?
E você, costuma conhecer seus amigos ingame na vida real? E como são suas amizades in game?
Muito obrigada, e até mais o/