Você alguma vez já fez um amigo dentro do jogo, que te ajudou em milhares de coisas, e depois sumiu? São pessoas que tem um pouco mais de experiência de jogo que você, e num dia de grande empolgação decidem pegar um noob (sim, você) e ajudá-lo em tudo o que ele puder, sem esperar nada em troca. Às vezes até te ajudam com algum gold, itens, te ensinam a vender coisas na Casa de Leilões e a conhecer mais a lore, ensinam a pegar suas primeiras profissões, te ensinam a jogar melhor com sua classe, etc. E de repente vocês nunca mais tem contato um do outro, ele some, vocês não conversam mais, ou os contatos se perdem. Você já teve um amigo assim?
Eu lembro que quando comecei a jogar não tive muito dessas pessoas, mas ao longo do meu tempo in game, várias delas foram aparecendo e me ajudando com coisas das quais sou grata até hoje. Vocês podem não saber, mas eu sou muito noob (eu só finjo muito bem rs)! Então só fui aprender a usar gemas, encantamentos, a fazer rotação, tudo porque tive pessoas que me ajudaram muito: alguns são amigos que tenho até hoje, outros são pessoas que simplesmente me ensinaram e sumiram, sem manter contato algum. Às vezes você está numa masmorra, e recebe uma mensagem: “Ei! Adorei seu transmog. Você tem um corte de cabelo lindo! Adorei a forma como você cura, me ensina?”, e o mesmo acontece quando pedem ajuda: “Oi, eu vi que você faz bastante DPS, pode me dar umas dicas? Parabéns por matar aqueles 37 hordas no campo de batalha, foi incrível! Me ensina como pega essa habilidade de fazer chover sapos?”. Parece que quando as pessoas vêm com boas intenções elas ficam ainda mais gratas de ajudar ou serem ajudados. Imagino que seja isso que essas pessoas anônimas, que nos ajudam e depois vão embora, querem fazer: fazer nosso jogo muito mais bonito. 🙂
Não sei se vocês já tiveram a experiência, mas quando você recebe um elogio in game, independente do porquê, a gente se sente muito recompensado. As vezes uma pessoa totalmente estranha a você chega na sua frente e simplesmente faz alguma coisa incrível, faz um comentário muito legal, ou te surpreende de um modo que você não espera. Vejo muito disso no canal de Comércio das cidades, que de vez em quando aparece uma boa alma para ajudar nas questões difíceis que alguns jogadores iniciantes fazem. É aquele tipo de pessoa que faz com que você sinta que “a fé na humanidade foi restaurada”. Quando alguém vem nos perguntar algo in game que conseguimos responder, um simples “Muito obrigado!” pode ser bastante recompensador. Já vi pessoas que contaram que tiveram verdadeiros professores dentro do jogo, pessoas que praticamente pegaram na mão das outras e mostraram pra elas tudo o que o jogo tinha pra oferecer de melhor, ensinaram em detalhes cada detalhe das classes, e depois sumiram, como se viessem para fazer o bem sem querer nada em troca.
Talvez o post de hoje esteja meio confuso, mas o que quero tentar dizer é que: eu acho que nunca fui suficientemente grata ao quanto as pessoas já me ajudaram no jogo. Eu não jogaria WoW se não fosse pelas pessoas com quem eu jogo e me relaciono in game, e todo dia as pessoas se ajudam sem esperar nada em troca. Num mundo tão individualista, onde há competição o tempo todo, eu consigo encontrar no WoW um cantinho de sossego aonde podemos trocar experiências, conversar, nos divertir como pessoas iguais. No WoW nós conversamos e viramos amigos das pessoas sem que raça, sexo, religião, opção sexual, estética ou qualquer outro preconceito possa aparecer, porque conhecemos as pessoas como elas verdadeiramente são. A essência de World of Warcraft não está em gráficos, ou na lore, ou na quantidade de itens épicos que você ganha: a essência do jogo está nos jogadores que o jogam, que se relacionam como iguais e que fazem do jogo um lugar mais familiar.
Não posso me esquecer claro daqueles que dispõem de um pouco mais de paciência para ajudar os jogadores: As próprias colunistas do WoWGirl que trabalham MUITO pra produzir conteúdo e que são verdadeiras professoras (minhas inclusive, aprendo cada dia mais com elas), os demais fansites que colocam o mesmo esforço e são muito prestativos, os funcionários da Blizzard que tentam manter o mínimo de ordem e deixar o ambiente de jogo livre de injustiças, e os próprios jogadores, esses seres anônimos, que saem por aí fazendo amizades anônimas sem saber que podem fazer muito a diferença. Que o WoW continue proliferando esse tipo de gente.
E vocês, já ajudaram ou foram ajudados de alguma forma no jogo e se sentiram bem por isso? Se sim, conte-nos como foi sua experiência 🙂
Muito obrigada! Até mais o/