X
Este é o 14º artigo de 15 posts da série Destronando o Rei Trovão.

Olá Azerothianos! Hoje damos continuidade à progressão Heroica no Trono do Trovão, com Ji-Kun!

Para isso, é necessário que seu grupo já tenha dominado a mecânica do modo normal da luta. Se você ainda não conhece, o guia em texto e vídeo está aqui.

A composição do grupo nessa luta foi de:

  • 2 Tanks
  • 3 Healers
  • 5 DPS

Visão Geral

As diferenças entre o modo normal e heroico nessa luta (além da vida e dano do boss significativamente maiores) tocam principalmente a questão dos grupos de vôo. No modo Heroico, todos terão que voar uma hora ou outra.

Mudanças

  • Asas Dedalianas

No modo Heroico, as  Asas Dedalianas possuem apenas 3 cargas ao invés das 4 do modo normal, portanto elas devem ser usadas com sabedoria. Nunca use as penas para descer (o dano de queda não mata).

  • Guardiões do Ninho

Em alguns ninhos haverá um pássaro maior, chamado Guardião do Ninho. Se não houver ninguém no alcance corpo-a-corpo do pássaro quando o ninho for ativado, ele usará Guinchado, que causa 150k de dano em todos na raid, interrompe o lançamento de feitiços e reduz a velocidade de lançamento dos mesmos em 30% até que a pessoa consiga lançar outro feitiço com sucesso.

O Guardião do Ninho precisa ser tankado, pois causa uma grande quantidade de dano corpo-a-corpo em seu alvo. Ele deve ser virado de costas para os outros jogadores que estiverem no ninho, pois seu Golpe com Garra causará uma grande quantidade de dano em um arco à sua frente.

  • No Heroico, as coisas matam

As habilidades Crocitar, Cálamos e o Poço de Alimentação darão muito mais dano. Ao contrário do modo normal, você não deve, de forma alguma, tentar absorver as Poças, ou morrerá. Tome cuidado com elas durante a Corrente de Ar Descendente.

Grupos de Vôo

Os grupos serão diferentes agora. Defina números para identificar seus DPS, Healers e Tanks, e tome nota da ordem de vôo. Depois basta substituir esses números pelo nome de cada um do seu grupo.

Por exemplo: Songette é o DPS 1, Lunnia é o DPS 4, Kronst é o Healer 1 e Wrathchild é o Tank 2.

Lembre-se que a ordem de ativação dos ninhos não muda em relação ao modo normal.

  • No primeiro ninho irão descer o DPS 1, o DPS 2, o Healer 1 e o Healer 2.
  • No segundo ninho irão descer o DPS 1, o DPS 3, o Tank 1 e o Healer 3. O DPS 1 não conseguirá renovar a pena. Há um guardião nesse ninho.
  • No terceiro ninho irão descer o DPS 4, o DPS 5 e o Tank 2.
  • No quarto ninho, que será em cima, subirão o DPS 1, o DPS 2, o Tank 1 e o Healer 1. Há um guardião nesse ninho.
  • No quinto e sexto ninho, ambos em cima, irão o DPS 3, o DPS 4 e o Healer 3.
  • No sétimo ninho, que será embaixo novamente, irão descer o DPS 1, o DPS 2, o Healer 1 e o Healer 2.
  • No oitavo ninho irão descer o DPS 1, o DPS 3, o Tank 2 e o Healer 3. O DPS 1 não conseguirá renovar a pena novamente. Há um guardião nesse ninho.
  • No nono ninho irão descer o DPS 4 e o DPS 5.

O décimo ninho acontece quase que ao mesmo tempo que o nono ninho. Se o boss já estiver com menos de 40% da vida nessa hora, vocês não irão mais voar. Senão, envie o DPS 2, que é o único DPS que estará com a pena fora do cooldown, e o Healer 1, que deverá ajudar a bater como puder.

Para tentar facilitar, fiz aqui uma tabela de grupos, sintetizando o que expliquei acima:

tabela_jikun

Finalizando o Boss

Após o décimo ninho, tendo sido ele feito ou não, ocorrerá um Alimentar Filhote, e logo em seguida uma Corrente de Ar Descendente (O DBM diz que a Corrente ocorre antes, mas não é verdade!).

Se todos tiverem feito a ordem dos ninhos corretamente, então todos terão pelo menos uma carga de pena sobrando. Logo que Ji-kun começar a usar o Alimentar Filhote, todos deverão pegar o buff de Nutrimento Primevo, com exceção, é claro, do Tank que estiver com o boss no momento. Essa é a hora da  Sede de SangueDistorção Temporal / Heroísmo. Se o timing for certinho, por estar com o buff das asas você ignorará grande parte dos empurrões da corrente de ar.

Queimem todos os cooldowns de dano e tomem cuidado com as mecânicas da plataforma. Continuem batendo até que o boss morra.

Dicas Úteis

  • Como podem ter percebido, o Healer 2 e o DPS 5 só saem da plataforma para pular e renovar as penas. Esses jogadores devem sempre procurar pegar o buff de Nutrimento Primevo, para otimizar o DPS e cura na plataforma. Escolha para DPS 5 aquele que tiver um bom dano em single target, e o Healer mais forte como Healer 2.

  • Se alguém possuir uma carga de pena sobrando durante a rotação dos ninhos (excluindo os mencionados acima), deve guardá-la para caso algum ninho precise de ajuda. Se uma pessoa morre, todas as cargas das penas são perdidas, e isso pode causar um wipe.

  • A coordenação entre os Tanks costuma ser uma das maiores dificuldades dessa luta. Enquanto um tank desce ou sobe para lidar com o Guardião do Ninho, o outro tank deverá usar cooldowns defensivos fortes para eventualmente aguentar até 4 stacks do Rasgo de Garra. Por isso recomendo que o Tank 1, que pula logo no segundo ninho, comece tankando o boss.

  • Logo que o Guardião do Ninho morrer, o Tank que foi para o ninho deve voltar imediatamente, independente de haver Cálamos logo em seguida.

  • No Oitavo Ninho, a ativação ocorre junto com uma Corrente de Ar Descendente. Quem estiver na plataforma deve pular antes que ela aconteça, ou ela te empurrará e você não conseguirá pular corretamente.

Estratégia em Vídeo

Eis o vídeo com a estratégia narrada em PT-BR. Perdoem a voz estranha, mas estou super gripada ):

Se tiverem alguma dúvida ou crítica construtiva, deixe nos comentários. Se você gostou do vídeo, deixe seu joinha e inscreva-se no nosso canal! Obrigada, e até mais!