X

Esta semana, o designer de sistema do World of Warcraft, Greg Street (mais conhecido como “Ghostcrawler”) e o Diretor Técnico Marco Koegler, deram uma entrevista para a Player’s Cut Sul Coreana sobre como será o andamento do jogo durante e após o Patch 5.4. Bastante coisa foi revelada, então quem não se interessar por SPOILERS, sugiro que não leia o restante do post. 🙂

E é claro, quem quiser ver a entrevista na íntegra, em inglês e sem legendas, o vídeo está aqui em baixo. Já aviso: A entrevista está pouco dinâmica devido à tradução simultânea de inglês e coreano.

[youtube=http://youtu.be/79Y00yDo-Ss]

  • A primeira notícia, que confirma finalmente nossas dúvidas, é que a raide ” The Siege of Orgrimmar”, ou “O Cerco à Orgrimmar”, será a última raide do Mists of Pandária. Os próximos bosses a serem enfrentados só virão em uma próxima expansão. Greg Street e Marco Koepler disseram que eles ainda não podem dar notícias de uma nova expansão, mas com a BlizzCon vindo aí, provavelmente saberemos sobre a nova expansão.
  • Outra notícia bastante intrigante é que Garrosh NÃO será substituído ainda no Patch 5.4, o que nos leva a crer que o Patch 5.4 não será o último. O novo Chefe Guerreiro da Horda será definido provavelmente em um Patch 5.5 sem raide, ou somente na nova expansão. Acredito que pelo tempo que levará até a próxima expansão, pode haver um Patch 5.5 antes para que haja tempo de organizar a história da expansão nova, e claro não intercalar eventos: começar uma história nova e isso dividir a atenção com a decisão de um novo Chefe Guerreiro pode ser informação demais para um primeiro Patch.
  • Os entrevistadores elogiaram a idéia dos Reinos Virtuais, e perguntaram se esse projeto poderia ser uma premissa de um reino internacional. MarcoKoegler já adiantou que essa idéia seria ótima, mas ainda está um pouco fora de cogitação, já que juntar comunidades diferentes (como farão com os Reinos Virtuais) pode ser bastante interessante, mas tornar isso em escala internacional possui problemas difíceis de serem solucionados, como por exemplo a barreira das diferenças linguísticas.
  • Foi mencionado a novidade do Patch 5.4, os Proving Grounds (Campos de Teste), que são locais onde o jogador poderá treinar suas habilidades como tank, healer e DPS, ser ranqueado e concorrer a competições entre outros jogadores, enfrentando os quatro níveis de dificuldade: Bronze, Prata, Ouro e Infinito.
  • O aniversário de 10 anos de World of Warcraft está próximo, e eles estão pensando em algo bem épico para comemorar a data, principalmente para recompensar os jogadores mais fiéis ao jogo.
  • Greg Street disse também que é bem difícil enxergar como será o futuro do jogo, daqui cinco ou dez anos. Os desenvolvedores dos jogos preferem notar que tipo de alterações o jogo necessita no estágio em que está, como por exemplo mais profissões, mais classes ou mais habilidades, que podem ser adicionadas ao jogo nas outras expansões. É bem difícil também determinar como o jogo deverá ser daqui há alguns anos porque eles pensam bastante em como os novos jogadores enfrentarão isso, tendo que alcançar 90 leveis (ou mais) para chegar ao level cap e começar a jogar o conteúdo atual. Neste exato momento, os desenvolvedores de World of Warcraft já estão trabalhando em mais duas expansões além da próxima, o que é bastante conteúdo para o futuro sendo pensado, e o que muda um pouco como a Blizzard está trabalhando desde então.
  • Após o Mists of Pandaria, os desenvolvedores pretendem remover botões e algumas habilidades e colocar outras para mudar as rotações dos jogadores.  O objetivo não é simplificar o jogo, mas sim fazer que os jogadores repensem nas suas rotações e consigam adaptar-se mais facilmente às mudanças.
  • Eles não pretendem deixar que o WoW vire um Free To Play tão cedo, e eles estão muito satisfeitos como o jogo está correndo por enquanto. Os itens que eles pretendem vender na loja online são itens que ajudarão os novos jogadores a atingir mais rápido os níveis mais altos para jogar com seus amigos, mas isso não os fará melhor que ninguém, e afirmaram que isso não incentivará que o jogo vire Pay To Win.
  • Foi perguntado se haveria a possibilidade da Blizzard implementar mais alguma classe heróica, como os Cavaleiros da Morte foram no Wrath of the Lich King. Para os dois entrevistados, colocar outra classe heróica pode ser algo a ser pensado, mas para eles, o World of Warcraft não é um jogo para se ter 60 ou 70 classes, então criar classes para eles é algo bem delicado.

Muitas perguntas foram feitas, algumas delas perguntando detalhes bem sutis do jogo. Acho que com as informaçãos dadas acima, podemos esperar grandes coisas do próximo patch (ou dos próximos, quem sabe?) e aguardar ansiosos a BlizzCon deste ano.

E vocês, o que acharam? 😀