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Eu vejo essa questão com muita frequência, e na realidade não existe uma receita ou ‘o mais certo’. A escolha raça/classe pra muitas pessoas é algo extremamente importante do ponto de vista gameplay, pra outros é apenas pura estética e tem também o ponto de vista role play (interpretação). Como gosto não se discute, irei abordar o ponto de vista game play em PVP das classes que são mais adequadas de se combinar com as raças. E lá vamos nós!

 

ALIANÇA

  • Anão

Classes recomendadas:
Cavaleiro da Morte, Caçador, Paladino, Ladino, Xamã, Guerreiro, Monge

Habilidades raciais:
Tiro Certo: Aptidão com armas de longo alcance  aumentada em 1%.
Especialização em Maça: Aumenta sua aptidão com maças e maças de duas mãos.
Forma de Pedra: Remove todos os efeitos de veneno, doença e sangramento e reduz em 10% todo dano recebido por 8 s. (2 min de recarga)

Comentários gerais:
Crítico com armas de fogo é ótimo pra Caçadores; a habilidade Forma de pedra é excelente pra Ladinos já que ela dispela efeitos de sangramentos e em PvP isso dá uma bela ajuda quando você precisar sumir; Do meu ponto de vista as raciais dos Anões combinam muito bem com especialização de Tanque.

  • Draenei

Classes recomendadas:

Habilidades raciais:
Dádiva dos Naarus: Cura 20% do total de pontos de vida do alvo ao longo de 15 s. (3 min de recarga)
Presença Heroica: Aumenta em 1% a sua chance de acertar feitiços e ataques.

Comentários gerais:
As raciais dos Draeneis não são muito interessantes comparadas com outras raças

  • Elfo Noturno

Classes recomendadas:
Druida, Caçador, Ladino

Habilidades raciais:
Rapidez: Reduz em 2% a chance de ataques corpo-a-corpo e de longo alcance atingirem você.
Fusão Sombria: Ative para esgueirar-se pelas sombras, reduzindo a chance de inimigos detectarem a sua presença. Dura até ser cancelada ou até que você se mova. A interrupção deste efeito restaura toda a ameaça de inimigos ainda em combate. (2 min de recarga)

Comentários gerais:
Fusão sombria tira você de combate enquanto a skill estiver ativa, você pode usá-la em pvp para deixar de ser o alvo temporariamente, em uma RBG é possível deixar um personagem Elfo noturno de qualquer classe, cuidando da base enquanto está invisível.

  • Gnomo

Classes recomendadas:
Mago, Sacerdote, Ladino, Bruxo, Guerreiro, Monge

Habilidades raciais:
Artista da Fuga: Escapa dos efeitos de qualquer imobilização ou qualquer efeito redutor de velocidade de movimento. (1,5 min de recarga)
Mente Expansiva: Total de pontos de mana aumentado em 5%.
Especialização em Lâminas Curtas: Aptidão com Adagas e Espadas de Uma Mão.

Comentários gerais:
Gnomos tem a vantagem de passarem despercebidos em campos de batalha, nada é mais odioso que um Gnomo Ladino. Além disso, com 5% a mais de mana é uma bela ajuda pra Healers. Eu particularmente, acho muito interessante habilidades raciais capazes de devolver o controle do personagem.

  • Humano

Classes recomendadas:
Cavaleiro da Morte, Caçador, Mago, Paladino, Sacerdote, Ladino, Bruxo, Guerreiro, Monge

Habilidades raciais:
Cada Um por Si: Remove todos os efeitos que prejudicam a movimentação e todos os efeitos que causam a perda do controle do seu personagem. Este efeito compartilha um tempo de recarga com outros efeitos similares. (2 min de recarga)
Especialização em Maça: Aumenta a sua aptidão com maças e maças de duas mãos.
Especialização em Espada: Aumenta a sua aptidão com espadas e espadas de duas mãos.
O Espírito Humano: Aumenta em 3% o seu espírito.

Comentários gerais:
Humanos são uma boa escolha, principalmente pra quem tem foco em PvP. Graças a habilidade ‘Cada um por si’ não há a necessidade de utilizar o Medalhão da Tenacidade do Gladiador Tirano , sendo assim este slot fica livre para que seja posto um trinket para ataque ou defesa. Com aptidão extra você pode remanejar os pontos que iria reforjar em aptidão para outro status que seja prioridade da sua classe. Mana extra para os Healers.

  • Worgen

Classes recomendadas:
Cavaleiro da Morte, Druida, Caçador, Mago, Sacerdote, Ladino, Bruxo, Guerreiro

Habilidades raciais:
Velonero: Ativa sua verdadeira forma, aumentando em 40% a sua velocidade de movimento atual por 10 s (3 min de recarga)
Agressividade: Aumenta a chance de crítico em 1%.

Comentários gerais:
Worgen se dá bem com todas as classes que ele pode ser, a habilidade Velonero é muito útil em PvP, seja pra correr atrás daquele Monge fujão, ou pra você mesmo fugir! Além do que, 1% a mais de crítico é bem vindo tanto pra Healers como para DPS.

HORDA
  • Elfo Sangrento

Classes recomendadas:
Monge, Cavaleiro da Morte, Caçador, Mago, Paladino, Sacerdote, Guerreiro, Ladino, Bruxo

Habilidade racial:
Torrente Arcana: Podem interromper magias, brevemente silenciando todos os conjuradores inimigos num raio de 8 metros durante 2 segundos, além disso recupera alguns recursos: mana (6%), energia, poder rúnico (15). (2 min de recarga)

Comentários gerais:
O silence racial é um recurso e tanto pra quem joga com classes corpo-a-corpo, o lance de recuperar uma certa quantia de recursos instantaneamente, pode ser de grande ajuda naqueles momentos super críticos.

  • Goblin

Classes recomendadas:
Caçador, Mago, Guerreiro, Sacerdote, Xamã, Bruxo

Habilidades raciais:
Salto do Foguete: Aciona seu cinto-foguete para pular para frente. Outros efeitos que reduzem a velocidade de queda não poderão ser usados por 10 s após usar esta habilidade. (2 min de recarga)
Tempo é Dinheiro: Velocidades de ataque e lançamento de feitiços inflacionadas em 1%.

Comentários gerais:
Salto do foguete da uma boa vantagem se você combinar ela com Desvencilhar (caçador) ou Lampejo (mago), se você estiver jogando de guerreiro, pode combar com Investida ou Salto Heróico tanto para fugir como para chegar ao seu alvo.  Com 1% mais aceleração você fica livre para reforjar 1% a mais em algum outro status que seja prioridade da sua classe.

  • Morto-vivo

Classes recomendadas:
Cavaleiro da Morte, Caçador, Mago, Sacerdote, Ladino, Bruxo, Guerreiro, Monge

Habilidades raciais:
Canibalizar: Quando ativado, regenera 7% do total de pontos de vida e de manda a cada 2 s por 10 s. Funciona apenas em cadáveres de Humanoides ou Mortos-vivos em um raio de 5 m. Qualquer movimento, ação ou dano recebido durante a canibalização cancelará o efeito.
Determinação dos Renegados: Remove efeitos de Encantar, Medo e Sono. Este efeito divide o tempo de recarga de 30 s com outros efeitos similares.
Toque do túmulo: Ataques e feitiços nocivos têm chance de drenar o alvo, causando 12654 to 14706 de dano de Sombra e curando você em uma quantidade equivalente de pontos de vida. (Passivo)

Comentários gerais:
Pra PVP a racial dos Mortos-vivos pode ser comparada a habilidade ‘Cada um um por si’ dos Humanos.

  • Orc

Classes recomendadas:
Monge, Cavaleiro da Morte, Caçador, Ladino, Xamã, Bruxo, Guerreiro

Habilidades raciais:
Fúria Sangrenta: Orcs podem entrar em fúria e aumentar seu poder de ataque/poder mágico  durante 15 segundos. (2 min de recarga)
Robustez: Robustos por natureza, os orcs se recuperam dos efeitos atordoantes 15% mais rápido que outras raças.
Comando: Orcs possuem um ótimo relacionamento com animais de combate, que recebem um bônus de dano de 5%.
Especialização em machados: O machado é uma arma órquica tradicional e orcs recebem um bônus de aptidão ao usar machado de uma ou duas mãos.

Comentários gerais:
Pra mim, os Orcs são uma raça DPS nata, a racial ‘comando’ é um diferencial interessante para Caçadores, Bruxos e Cavaleiros da morte, isso somado a habilidade racial de burst + berloques de burst, faz uma boa diferença. A redução de tempo em efeitos de atordoamento também é interessantíssima no PVP, ainda mais se você equipar uma Meta gema que também tenha algum efeito similar, como por exemplo: Diamante Primevo Enigmático. Considero os Orcs incríveis no PvP, nesse momento eu não personagens na Horda, mas quando tiver com certeza será um Orc.

  • Troll

Classes recomendadas:
Druida, Mago, Bruxo, Caçador, Sacerdote, Xamã

Habilidades raciais:
Berserk: Aumenta a aceleração em 20% durante 10 segundos (3 min de recarga)
Ginga Vodu: Troll se recuperam 15% mais rápido de efeitos de lerdeza.
Regeneração: Bônus de 10% sobre a regeneração padrão de pontos de vida.
Mira Certeira: Aptidão com armas de fogo, arcos e bestas aumentada em 1%.

Comentários gerais:
Trolls se dão bem como classes que atacam de longe ou que precisam lançar feitiços graças ao seu bônus de aceleração racial, além disso é essencial pra alguém que ataca de longe permanecer longe, daí a racial que te livra mais rápido de efeitos de lerdeza dá uma ajuda singela (você pode potencializar o efeito com uma meta gema Diamante Primevo Enigmático).

  • Tauren

Classes recomendadas:
Monge, Druida, Paladino, Cavaleiro da morte, Guerreiro, Xamã

Habilidades raciais:
Pisada de guerra: Atordoa até 5 inimigos num raio de 8 metros por 2 segundos. (0.5 seg para lançar/ 2min de recarga)
Resistência: Possuem 5% de pontos de vida base a mais.

Comentários gerais:
As habilidades raciais dos Tauren não trazem benefício para DPS que precisam lançar magias, na minha opinião, eles são mais indicados para classes que exerçam a função de Tanque ou para Healer.

NEUTRO
  • Pandaren

Classes recomendadas:
Monge, Mago, Ladino, Guerreiro, Caçador, Sacerdote, Xamã

Habilidades raciais:
Epicurista: Permite que você receba bônus dobrado de efeitos de comida.
Palma trêmula: Acerta o alvo incapacitando-o por 4 segundos, qualquer ataque recebido cancela o efeito. (2 min de recarga)

Comentários gerais:
A racial que deixa o inimigo incapacitado é mais interessante pra quem joga com classes que atacam corpo-a-corpo, mas pra quem ataca de longe, ela pode ajudar naquele momento em que você precisa controlar o inimigo brevemente para fugir. Pra quem curte PVP eu realmente não acho que as raciais do Pandaren sejam interessantes já que o buff de comida não pode ser usado em Arenas e RBG.

Consulte também:
http://www.wowwiki.com/Race
http://pt.wowhead.com/races