O cenário das referencias de hoje bem que poderia ser em Pântano Zíngaro, que mais se parece com um reino de cogumelos, mas não foi lá que encontramos os irmãos Bros. Un’goro é o cenário que recebeu grandes nomes da Nintendo e hoje fazem parte também da história do WoW.
Shigeru Miyamoto é uma das figuras mais importantes do universo dos games e criador dos irmãos Mario e Luigi, além de grandes clássicos da Nintendo como o Donkey Kong, The Legend of Zelda e vários outros.
Essa turma está espalhada pelo WoW e nos proporcionando pequenos momentos de nostalgia ao encontra-los por Azeroth. Afinal de contas, eles fizeram parte da nossa infância desde que éramos “mini-jogadores” e nos desafiavam com tantas fases secretas para destravar, bônus pelos caminhos, músicas incríveis e sem contar com inúmeros cartuchos para assoprar . São os famosos jogos que marcaram nossa infância.
Mário? Que Mário?
O Mario é um dos personagens mais importantes dos games, por isso, vários outros jogos fazem referências a ele, é um verdadeiro sucesso. Luigi, seu irmão no jogo, também tem um lugar de destaque, mas já foi muito confundido como o “Mario Verde”, quem tem irmãos mais novos (ou primos) sabe do que estou falando! 😀
Na Cratera Un’Goro, existe os dois personagens chamados Muigin e Larion, se trocar algumas letras nos nomes você percebe Mario e Luigi. Os nomes assim você visualiza apenas no idioma inglês.
Atualmente não é mais possível fazer a cadeia de missões dos irmãos Bros, mas eles ainda podem ser encontrados no alto de torres que ficam perto do Posto Avançado do Marshal. Com roupas em vermelho e azul Larion é representado por um anão e o Muigin é um humano que utiliza roupas nas cores verde e azul. Muitos transmogs são inspirados no famoso conjunto do Mário. Inclusive já foi mostrado na coluna da Alê nesse link.
E o que dizer do Cogumelo de bolinhas vermelhas que mais se parece com o Super Cogumelo do Mario ou então do ponto de conquista Algum cogumelo? que para conquistar você precisa chutar um casco de uma tartaruga para atingir cinco ou mais tartarugas adicionais. Impossível não pensar no jogo do Mário com essas referências.
Donkey Kong
Fazendo parte também do time de jogos inesquecíveis da nossa infância, tem também Donkey Kong. Ele foi lançado em 1981 sendo considerado o primeiro exemplo de jogo estilo plataforma, era um “mini-game” que contava com a participação do Mário, mas ele era chamado de JumpMan. Na verdade foi a primeira aparição dele em jogos, foi um pulo para se tornar o famoso Super Mário.
Donkey Kong era inimigo do JumpMan, um personagem (jogável) e você precisava desviá-lo dos obstáculos (barris) que Donkey Kong jogava. Foi com essa estratégia que podemos suspeitar que o Donkey também está representado no WoW. Com uma referencia dentro da outra, o Donkey Kong imita o King Kong e no Cabo do Espinhaço a cadeia de missões que você consegue fazer é para salvar uma princesa que está prisioneira na ilha, mas cuidado, barris poderão cair em sua cabeça a todo momento!
No vídeo abaixo você pode observar com detalhes a luta.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UwZlZjJSDzQ]
Link
Diretamente de The Legend of Zelda para a Cratera de Un’Goro, existe um personagem chamado Linken, que é muito parecido com o protagonista Link. Antes da expansão do Cataclisma era possível fazer uma cadeia de missões com ele, o objetivo era ajuda-lo através das missões a recuperar sua memória, pois sofria de amnésia.
Vários itens precisavam ser coletados, a medida que se concluía as missões você ajudava-o a relembrar sua história. Um dos itens que você precisava levar até ele era uma fotografia desbotada, que mostra Linken com uma gnoma. (Será que é a Zelda?).
Completando a cadeia de missões do Linken a recompensa era um o berloque chamado Bumerangue de Linken e a Espada da maestria do Linken referências fiéis ao bumerangue do Link e sua famosa Master Sword.
Infelizmente depois da expansão do cataclisma, a cadeia de missões do Link não existem mais e sua localização é incerta.
Nos dias de atuais dificilmente conseguimos ter contato esses jogos antigos, seja porque crescemos (infelizmente) e não temos mais tempo para nos divertir tanto quanto na infância, ou pelo fato de que as tecnologias dos vídeo games mudaram demais e nem todos conseguem mais utilizar seus velhos e empoeirados cartuchos. Assim também no WoW alguns desses personagens não estão mais disponíveis para interação com o jogador, mas o fato de não existirem mais, não tira o brilho e a importância que eles tiveram também em Azeroth. Portanto só nos resta pensar com nostalgia nesses ícones que contribuíram fortemente para a nossa formação de gamers!