X

A Blizzard não esconde que o PvP do WoW está longe do ambiente ideal, e desde o início de Mists of Pandaria vem fazendo mudanças maciças no sistema Jogador x Jogador pra chegar a um melhor cenário. A cada patch vemos grandes mudanças, seja nos equipamentos, seja no sistema de ranqueamento – e a mais recente dessas mudanças envolve as arenas.

Segundo um post no site oficial, a partir do patch 5.4 não será mais necessário fazer um time de arena para competir – basta estar em um grupo com a quantidade de amigos desejada para o time (2, 3 ou 5) e entrar na fila. Além disso, os grupos poderão ser formados usando o sistema cross-realm, e você poderá jogar com seus amigos de RealID/BattleTag de outros reinos.

A escolha do time adversário ao seu será feita através de um sistema de pareamento que usará como referência o ranque e experiência do seu time no momento. A pontuação e ranque serão pessoais, e o limite de ganho de pontos de dominação e liberação para compra de equipamentos será definido pela sua Pontuação Pessoal.

Em resumo, de acordo com o post oficial:

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

– Você não terá que se preocupar em ter que ser convidado para entrar ou sair de um time de arena. Agora você pode jogar com quem você quiser, como quiser.

– Você poderá entrar em um grupo inter-reino, e entrar em fila para partidas de Arena com jogadores de outros reinos.

– O pareamento da Arena não será mais escolhido de acordo com o Grupo de Batalha (Battlegroup) estabelecido para seu reino. Assim como os Campos de Batalha e os Campos de Batalhas normais, agora todas as Arenas serão por região. Você  estará competindo com adversários de um repositório que inclui todos os jogadores de Arena de sua região!

Como sempre, no fim de uma temporada de Arena, os melhores jogadores serão recompensados com títulos e montarias. 

Além das informações no post oficial, o PvP Designer Holinka tirou algumas dúvidas dos jogadores em seu twitter pessoal:

Originalmente postado por Holinka (Forum Oficial)

– A falta de um time significa que as pessoas vão ficar mais preocupadas com seu MMR* pessoal. Se eu for 1.8 de forma alguma vou jogar com um amigo 1.5 e arriscar perder meu ranque. 
Não vamos criar um sistema pra isso. Nós não podemos resestar seu MMR cada vez que você joga com uma pessoa diferente, já que isso pode facilmente virar um exploit. Seja um amigo melhor.

– Como isso vai funcionar na verdade: Aumente seu melhor rating com um grupo fixo no início da semana, depois jogue com quem você quiser no resto do tempo.

Eu poderia fazer isso, depois iria grindar de novo o rating na próxima semana? Jogadores acima de um certo rating não jogam por pontos, eles jogam a sério – tem que haver uma penalidade por perder uma partida, ou é muito fácil dar a vitória para o outro time.

– Tenho medo do retorno dos dias de ‘pst gearscore’, acho que as pessoas podem ficar obcecadas com esse número.

Eu não ficaria surpreso se as pessoas começassem a usar esse número pra determinar o quanto você é bom no jogo (oi, ilvl!) 

Originalmente postado por Holinka (Forum Oficial)

– Eu gosto da ideia de arena cross-realm, mas me preocupa um pouco a perda social disso. Por exemplo, a parte de ‘ter que se virar pra arrumar as coisas’ que existe nos times. 
Condordo. Eu sabia que algo seria perdido, mas senti que no geral, os ganhos seriam maiores. Ainda estamos pensando em algo que favoreça e preserve os times fixos.

– O novo sistema vai criar times para cada combinação de pessoas que você jogar, ou vai ser exatamente como o RBG? 
Ele não vai criar times novos para cada combinação de jogadores como o SC2.

– As pessoas vão exigir um MMR mais alto agora para jogar com elas, o que significa que quando você joga com amigos, você vai ter que ceder pra sempre. 

O MMR* tem que estar ligado a um personagem, ou pode ser facilmente usado em um exploit. Nada proposto até agora soluciona isso.  

 

*MMR – Match Making Rating. É um ranque secundário que determina os oponentes que você vai encontrar nas suas batalhas, e varia de acordo com seu número de vitórias e derrotas nas arenas. Você pode ler mais sobre ele no PvPLab.

 

E vocês, o que acham?