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A Blizzard divulgou uma entrevista  feita com Tom Chilton, um dos diretores de World of Warcraft, sobre as mudanças que chegarão hoje, com o patch 5.3. Aqui, ele tira algumas dúvidas sobre PvE, PvP, lore e as outras mudanças do patch – que em algumas horas estará disponível nos servidores.

Blizzard Insider: Antes de entrarmos nos detalhes do Patch 5.3, você pode falar pra gente sobre o patch 5.2: O Rei Trovão?

Tom Chilton: No geral estamos bem felizes com o modo como a raide do Rei Trovão ficou. Acho que é um dos melhores no que diz respeito a tamanho, escopo e qualidade geral da mecânica de raides. Lei Shen em particular sobressaiu como um grande encontro final para a raide, em pé de igualdade com Yogg-Saron ou Ragnaros. Um dos aspectos mais experimentais do patch do Rei Trovão e que nos deixou mais felizes foi o bônus Determinação, que dá a todos os membros do grupo do Localizador de Raides um bônus de 5% sempre que acontece um wipe. Grupos do Localizador de Raides tendem a acomodar jogadores de vários níveis de habilidade, de forma que essa mudança ajudou mesmo os grupos a se manter juntos para aprender a mecânica dos encontros mais difíceis, o que de modo geral tornou os grupos do Localizador de Raides uma opção mais viável para progredir no jogo.

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Blizzard Insider: Como Conflito Iminente se integra ao arco maior da história de Mists of Pandaria®?

Tom Chilton: O patch 5.3 conta a história do que está acontecendo no fronte de Kalimdor enquanto o continente de Pandária estava sendo explorado nos Mares do Sul. Como o nome indica, o conflito principal é centrado em Garrosh Grito Infernal e seus esforços de guerra cada vez mais intensos. é claro que a Aliança se opõe a Garrosh, por motivos óbvios, mas agora até mesmo facções importantes da Horda se voltaram contra Garrosh também. Eles ficaram cansados do seu belicismo constante, e assim Vol’jin está liderando os trolls Lançanegra em rebelião franca contra seu antigo chefe guerreiro. Garrosh parece ser universalmente detestado, de forma que jogadores da Horda e da aliança terão uma chance de encará-lo.

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Blizzard Insider: Você pode falar das novas funcionalidades acrescentadas ao Conflito Iminente? Que funcionalidades você está mais ansioso para ver os jogadores usando?

Tom Chilton: Os novos Cenários constituem a espinha dorsal do patch Conflito Iminente, e nós achamos que os jogadores vão se divertir muito com eles. Outra grande mudança serão os novos eventos nos Sertões. As linhas de suprimento principais que alimentam a máquina de guerra de Garrosh em Orgrimmar passam pelos sertões, de forma que os jogadores devem obter vitórias nessa área antes antes que possam enfrentar Garrosh diretamente. Do lado do design, nós queremos usar os eventos dos Sertões para experimentar com conteúdo de mundo aberto de novas maneiras, bem como evitar certos aspectos mais repetitivos das missões diárias. Como resultado, nós moldamos os eventos de forma dinâmica em vez de uma progressão direta de missões diárias. Esperamos que as novas missões sejam mais fluidas e livres que as anteriores, com jogadores da Horda e da Aliança correndo por aí, saqueando as linhas de suprimento de Garrosh e estragando seus esforços de guerra. Além disso, só o fato de termos a Horda e a Aliança juntos nos Sertões ao mesmo tempo criará mutias oportunidades para JxJ no mundo.

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Blizzard Insider: Você pode falar um pouco das mudanças no combate JxJ? Como a mecânica do JxJ evoluiu no Conflito Iminente?

Tom Chilton: Uma das maiores evoluções do JxJ são resultado das mudanças no sistema de Resiliência. No que diz respeito à mecânica, a Resiliência continua igual, mas a maior parte foi removida do equipamento, e em vez disso os jogadores agora recebem um nível inicial muito mais alto de Resiliência. O equipamento ainda importa no JxJ, e certas gemas e encantamentos vão reter os bônus de Resiliência, mas a diferença geral em capacidade de sobrevivência entre jogadores com diferentes conjuntos de equipamento foi reduzida depois do patch 5.3. Isso significa que a habilidade do jogador tem um papel mais importante em determinar o resultado de uma batalha JxJ do que antes. Além disso, a mudança de Resiliência tem o benefício secundário de permitir a jogadores JxA que passem mais facilmente ao JxJ, já que eles não terão que montar previamente um conjunto de equipamento com Resiliência para poder sobreviver.

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Blizzard Insider: E o novo conteúdo JxJ?

Tom Chilton: Sobre o conteúdo do JxJ, estamos adicionando um novo Campo de Batalha e uma nova Arena com o patch 5.3. O Campo de Batalha se chama Desfiladeiro do Vendaval e tem uma mecânica de “pegue o ouro”: as duas facções competem para coletar uma certa quantidade de ouro. Os jogadores podem obter ouro de duas formas, ou gradualmente ao longo do tempo (protegendo pontos estratégicos críticos perto das operações de mineração), ou simplesmente roubando um vagonete de ouro da base da equipe inimiga e levando-o até sua base. Assim, o Desfiladeiro do Vendaval combina as mecânicas clássicas JxJ do “rei da mesa” com “roubo da bandeira”. A nova Arena se chama Pico do Tigre, e é um interessante experimento com o conceito de “terreno elevado”. A geometria da Arena inclui vários pilares elevados com cercas no topo. Essas cercas não bloqueiam a linha de visão ou ataques a distância, mas prendem os jogadores que forem arremessados, permitindo que jogadores que dão dano a distância protejam o terreno elevado e disparem contra inimigos ou curem amigos do alto um pouco mais facilmente do que poderiam com pilares normais sem cerca.

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Blizzard Insider: Você pode dar detalhes dos novos Cenários do patch 5.3? A filosofia de criação de Cenários mudou desde que eles foram introduzidos no começo do Mists of Pandaria?

Tom Chilton: Uma coisa que nós vimos que faltava nos Cenários era um senso de possível fracasso. Não me entenda errado, sempre quisemos que os Cenários fossem rápidos e divertidos — conteúdo em porções menores, digamos assim —, mas acho que podemos aumentar o desafio aos jogadores que estejam prontos. Assim, estamos introduzindo versões Heroicas de vários Cenários existentes, além de todos os novos Cenários do patch 5.3. Ao contrário da maioria dos Cenários normais, as versões Heroicas só estarão disponíveis se você já estiver num grupo pré-criado com outros dois jogadores. Já que a dificuldade será aumentada, nós queríamos poder calibrar os Cenários Heroicos para grupos de jogadores que se conhecem e estão acostumados a jogar juntos. Além disso, como é mais fácil montar um grupo quando você só precisa de outros dois jogadores em vez dos cinco de praxe, nós pensamos que Cenários são uma boa chance de experimentar outra vez o requerimento de grupos pré-criados.

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Blizzard Insider: Vamos falar de saques. Que tipos de itens os jogadores podem encontrar?

Tom Chilton: Os jogadores encontrarão os aprimoramentos comuns de Nível de Item. Além disso, estamos mexendo no sistema de saques para que os jogadores tenham a opção de escolher para qual especialização eles preferem receber equipamento enquanto estiverem em masmorras. Por exemplo, você pode coletar equipamento para sua especialização tanque enquanto estiver jogando em modo DPS ou vice-versa, o que torna mais fácil coletar conjuntos de equipamento diferentes para seu personagem de outra especialização. Além disso, falando do design, estamos reintroduzindo os conjuntos de armadura de Masmorras do mundo antigo no jogo como recompensa do conteúdo atualizado dos Sertões. Isso permite que novos jogadores coletem alguns dos antigos conjuntos de equipamento para Transmogrificação sem ter que voltar e farmar as masmorras do mundo antigo.

Blizzard Insider: Mais alguma coisa que você gostaria de compartilhar com a gente?

Tom Chilton: Sim, tem mais uma coisa. Outra funcionalidade bacana que acrescentamos com o 5.3 é a habilidade de ver as batalhas de Mascotes dos outros jogadores. Agora você pode ter espectadores! Fora isso, queríamos agradecer novamente a todos os nossos testadores do beta que jogaram o conteúdo do 5.3 no Reino de Teste Público. Muito obrigado pelo seu tempo e contribuições.

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