X

Oi pessoal, hoje eu vou falar sobre guildas 🙂

As guildas reais surgiram na Baixa Idade Média, e eram associações de artesões profissionais destinadas a proteger os interesses de seus membros e manter privilégios que eram impossíveis de ser conquistados individualmente. O surgimento de guildas revolucionou o funcionamento da economia europeia , pois essas associações organizaram e regulamentaram o trabalho, valorizando as atividades manuais e o próprio trabalhador, que passou a gozar de maior proteção. No WoW as guildas partem do mesmo pressuposto de ajuda mutua e organização, com a diferença que não temos artesões e sim jogadores :B
Agora chega de historia e vamos ao que interessa: Como criar sua guilda!

Para criar uma guilda você vai precisar de: 

  • Um Mestre de Guilda
  • Amigos.
  • Paciência.
  • Um pouco de ouro. 

Criando

Você vai precisar fazer uma visita à um Mestre de Guilda. Visite-os em Ventobravo – Ventobravo, ou em Orgrimmar – Orgrimmar, pra ficar nas principais capitais – mas existem Mestres de Guilda em todas as capitais de raças do jogo. Você pode conferir a lista completa deles aqui.

Pergunte para eles “Como eu faço para criar uma guilda?” e aceite a missão “Comprar contrato de guilda”, para isso você vai precisar criar um nome para sua guilda, engraçado, temático, sério, o nome fica por sua conta, seja criativo 🙂 Com essa missão você vai ganhar um [Contrato de Guilda], e esse contrato vai precisar ser assinado por 4 pessoas.

Para solicitar as assinaturas, abra o seu [Contrato de Guilda] clique no jogador que deseja participar da guilda e clique em “Solicitar Assinatura” no seu contrato. Faça isso para todos os 4 e volte a falar com o Mestre de Guilda, agora pegando a segunda missão “Registrar contrato de guilda” e pronto! Sua guilda está criada 😀

  

Estruturando

A guilda está criada mas ainda temos trabalho a fazer!

Tabarda
Vamos começar pela tabarda: ela quem vai ostentar o brasão da guilda. Para criar uma tabarda você precisa conversar novamente com o Mestre de Guilda, mas dessa vez escolher a opção “Quero criar um brasão para a guilda”, essa parte novamente fica por conta de sua criatividade, uma dica que eu dou é casar o nome da guilda com o seu brasão. Minha guilda por exemplo, se chama Stormwind Army e seu brasão é a cabeça de um leão, em branco, com um fundo azul escuro, lembrando o simbolo da Aliança.

 

Postos

Para manter a guilda em funcionamento você terá que gerenciar os postos da guilda e as permissões de cada um deles. Somente o GM pode gerenciar os postos da guilda, para isso ele tem uma sessão especial na aba de Guilda. O GM pode criar novos postos, seguindo a temática da guilda, ou deixar os padrões da Blizzard. Mas o mais importante é gerenciar as permissões.

Dificilmente um GM vai conseguir gerenciar uma guilda completamente sozinho, para ajuda-lo nessa tarefa, ele deve escolher oficiais/conselheiros. Aconselho que a escolha seja de jogadores confiáveis, sociáveis e responsáveis, e que não sejam muitos também;  3-4 é um número bom.

Gerencie as permissões da guilda como achar conveniente. Algumas guildas preferem deixar o banco e convites liberados para todos, outras mantem as coisas mais organizadas com apenas oficiais e GM convidando, e com abas e número de saques restritos no banco dependendo do posto. Eu aconselho a segunda opção, quanto mais organizado, menos chance de ter dor de cabeça depois.

Eu acho interessante também criar uma politica de promoção de postos, como por exemplo um jogador que entrou na guilda, ficará no posto ‘iniciante’ e somente será promovido após duas semanas de permanência na guilda.

Exemplo de postos da Stormwind Army:
Os postos da SWA (temos uma sigla :D) é baseado no exercito de Ventobravo.

Grand Marshal = GM
Field Marshal = Conselho/oficiais
Marshal = Mestres de Raid/CBR
Commander = Jogadores de JxJ.
Knight = Membros de Cores JxE
Sergeant = Pessoal antigo da guilda que não faz nada.
Corporal = Recém aprovados.
Private = Membros em treinamento

Nas screenshots temos mais exemplos de postos!

   

Ps: Um obrigado especial ao Wes que me emprestou a guilda dele para tirar as SS!

Ps2: Quase morri rindo com os postos.

Banco da guilda (GV)
Organize o espaço. Crie abas temáticas, por exemplo, a primeira aba é exclusiva para equipamentos e a última exclusiva para suprimento de raid. Por exemplo, meu GV é organizado em: Goodies (armaduras e afins), Profissões, Profissões 90, Raid Supply (suprimentos para os cores) e Estoque (aba que somente os oficiais e o GM podem mexer).

Você pode limitar o saque de itens e ouro conforme os postos da guilda, e essa ação é bastante aconselhada para evitar ninjas limpando o GV.

Uma dica que eu dou é: não saia comprando todas as abas, elas custam ouro e as ultimas tem um preço salgado, compre sob demanda.

 

Regras

Pode parecer bobo, mas é interessantíssimo que a guilda tenha algumas regras definidas e que elas sejam de conhecimento de todos os membros, elas ajudam muito o gerenciamento. Não precisa criar uma Constituição, defina poucas regras que representem o espirito da guilda 🙂

___

Bom pessoal essa foi a primeira parte sobre guildas, espero que tenham gostado! O próximo post irá falar sobre manutenção e recrutamento.
Abração pessoal \o/