X

Eu acho meio besteira essa coisa de colocar todos os problemas do jogo nas costas da Blizzard. Se alguém te insulta, a Blizzard é que precisa fazer algo. Se alguém ninja um item, a Blizzard que falhou na repreensão… Mas, como jogadores, qual é o nosso papel em desempenhar uma boa jogabilidade no World of Warcraft? Nós não somos responsáveis também em manter a atmosfera do game o mais agradável possível, pra evitar que nos decepcionemos com as pessoas?

A atmosfera do jogo deve ser bem divertida e com bastante respeito, afinal estamos jogando para descansar e distrair, e não para nos estressarmos ainda mais. Quando alguém fere a estabilidade dessa atmosfera, cabe a nós lindos jogadores ajudarmos a Blizzard na identificação de quem foge das regras. Afinal, as regras são claras: Não spammar, não desrespeitar, não roubar e manter a ordem. Se você olhar a aba de Artigos de Suporte da Battle.net vai achar artigos pra cada situação de infração de regras.

A questão é a seguinte. Há alguns dias, eu e a Eikani fomos nos aventurar num servidor gringo com mais alguns membros da guilda. Nós somos da Horda, mas fizemos personagens na Aliança. Um dos nossos amigos começou a spammar “For the Horde” no chat. Resultado: dois minutos depois ele estava banido por 3 horas por spam no espaço comum dos jogadores.
Eu já ouvi muitas pessoas reclamarem que a Blizzard pouco presta atenção nos seus jogadores. Nesse dia, eu e a Eikani ficamos admiradas com a rapidez e eficiência dos jogadores, que reportaram o meu amigo, e do serviço da Blizz que identificou o problema e o resolveu. A ferramenta utilizada foi essa aqui:

Provavelmente não foi um único jogador que o reportou, devem ter sido vários. Mas se temos essa ferramenta em mãos, o melhor mesmo é que todos nós utilizemos. Nós subestimamos nosso verdadeiro poder. Nós fazemos pouco e reclamamos demais,e  colocamos responsabilidade numa empresa que possui vários servidores em todo o mundo. O que acham de fazermos nossa parte também? Com uma ferramenta tão simples, muitas coisas podem ser resolvidas, e no entanto passamos a desacreditar nelas por algum motivo, quando na verdade elas funcionam perfeitamente. Lançamos um post sobre as Q&A dos desenvolvedores do jogo, e um dos tópicos mencionados foi:

“O feedback dos jogadores afeta muito as decisões deles, antes e depois do lançamento. Segundo eles de 75 a 90% das coisas que eles fazem/mudam é baseado em feedback dos jogadores.”

Nós nos esquecemos que o jogo não foi feito como forma de realização profissional da Blizzard. O jogo é feito para nós, fãs da saga Warcraft e do MMORPG World of Warcraft, e ao contrário de muitos serviços pagos no Brasil, o serviço de atendimento ao cliente da Blizzard é super eficiente e eles têm um cuidado com seus “clientes” que poucas empresas possuem. E embora muitos jogadores talvez reclamem da efetividade ainda, acho que não custa nada usarmos mais dos recursos do jogo para torná-lo melhor. Quem sabe quando localizarmos os problemas dos servidores brasileiros, as coisas não se resolvam mais fácil?

E você, acredita que somos responsáveis também pela atmosfera do jogo em que jogamos?

Muito obrigada, e até mais! /kiss

Imagem em destaque retirada do site http://huntsmanslodge.com/6850/lockout/.