Na última quinta-feira os desenvolvedores do WoW participaram de uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, e a comunidade pôde tirar dúvidas sobre praticamente todos os aspectos do jogo. Muita informação interessante foi dita, sobre o futuro próximo do jogo, o não tão próximo, e muita coisa que pode ou não ser implementada. Se você entende inglês, recomendo muito a leitura da transcrição completa, para mais detalhes e para que você se divirta com a super-habilidade dos desenvolvedores da Blizzard darem respostas evasivas e ainda assim satisfatórias (você se diverte e nem percebe que eles NÃO responderam o que foi perguntado, basicamente).
Logo abaixo, separados por tópicos e assuntos, os principais pontos discutidos sobre PvP, assuntos aleatórios, Lore e equipamentos:
PvP
- Eles estão pensando em mudar o sistema de ganho de Honra para que os jogadores foquem nos objetivos, dos Campos de Batalha, mas ainda não sabem exatamente a forma de fazer isso.
- Eles estão procurando uma forma de ‘consertar’ o uso excessivo de Ccs, pra evitar o fear-stun-mc-fear-stun-mc. Eles sabem que os jogadores não estão felizes com o sistema atual, mas ainda não chegaram a uma conclusão de como melhorar.
- Eles tentam dar suporte e cuidar dos Campos de Batalha randômicos o máximo possível, pois sabem que essa é a principal forma de PvP do jogo. Mesmo que incentivem mais pessoas a fazer o rated, eles sempre focam no random.
- Os CBs geralmente são relacionados a uma expansão específica, por isso a restrição de níveis – mas eles devem fazer mudanças em breve. Inclusive, no fórum, já falaram que estão estudando profundamente os CBs, e considerando a possibilidade, inclusive, de excluir algum.
- Eles gostariam de fazer uma zona toda livre para PvP, mas sem a ligação com um CB (como Tol Barad ou Invérnia), mas o atual estado de muitos servidores – com população baixa e facções desbalanceadas, impede o funcionamento correto disso.
- Não existe a possibilidade de um dia os jogadores poderem matar jogadores da mesma facção, já que o jogo se baseia na rivalidade natural entre Aliança/Horda.
- Eles estão se esforçando para que o equipamento específico de PvP e PvE não sejam impeditivos pra pessoa fazer a outra modalidade, mas querem garantir que o jogador em gear de PvP seja sempre beneficiado no PvP.
- Com a criação da resiliência-base os jogadores estão demorando mais a morrer, e esse era um pedido de muitos jogadores: não morrer com um shot.
- Existem grandes chances das Arenas receberem um suporte para cross realm, com a criação de times incluindo jogadores de diferentes servidores, mas não tem previsão de quando.
- Não existem planos de um modo ‘espectador’ em arenas e rbgs (e o e-sport diz tchaaaau)
- Também não existem planos de fazer com que o PvP em si dê gold como recompensa para o jogador, já que eles acreditam que existem muitas coisas além do PvP a serem feitas no jogo, e o jogo é melhor se você não faz SÓ UMA coisa. Além disso, também frisaram que, quem faz PvE não ganha seu ouro só nas raides/masmorras, pois o que recebem lá não é suficiente.
Aleatoriedades
- Naga como raça jogável? Talvez, elas são legais, mas não usarem calças pode ser um problema.
- Ogros como raça jogável? Eles quase entraram no Cataclysm, chegaram até a pensar como as fêmeas seriam.
- Centauros como raça jogável? Eles só seriam aceitos em Barrens e Desolação, então…
- Onde a mulher do Mankir estava? Ela está morta, e você pode visitar a tumba dela em Barrens 😛
- Eles conseguiram não cortar muito conteúdo em Mists of Pandaria – ou seja, ideias muito legais que não foram levadas adiante por falta de tempo. Em MoP eles estão satisfeitos com o conteúdo entregue.
- Eles tem planos para melhorar a situação de desbalanceamento entre facções em vários reinos, e estão trabalhando em um plano, mas não vão compartilhar ele a não ser que cheguem à conclusão de que vai de fato funcionar. Eles sabem que a experiência de jogo de jogadores de reinos muito vazios e desbalanceados não é a ideal, então estão tentando resolver.
- Provavelmente os Engenheiros terão seus mascotes e montarias novos no 5.4, mas eles não podem garantir pois estão com problemas para implementar alguns itens da profissão.
- O feedback dos jogadores afeta muito as decisões deles, antes e depois do lançamento. Segundo eles de 75 a 90% das coisas que eles fazem/mudam é baseado em feedback dos jogadores.
- Eles aprenderam várias coisas com as missões do fogo verde dos bruxos – como muita gente não ter gostado da dificuldade de começar ou ter achado o último chefe muito difícil, mas isso fez parte da vontade deles do fogo verde ser algo exclusivo. Eles pensam em fazer missões para outras classes sim, mas elas tomam MUITO tempo para serem feitas, por isso, eles tem que planejar muito bem. Então não devemos esperar muitas missões de classes no futuro, mas elas podem aparecer eventualmente.
- Existem planos de criação de novos eventos sazonais, pois muitos jogadores já fizeram os atuais várias vezes e estão enjoados. Mas existe esperança, como mostra a mudança nos torneios de pesca feita no 5.2 J. Inclusive, existe o plano de um mascote a ser conseguido em algo como uma ‘caça ao tesouro’, mas precisam de tempo pra implementar.
- Eles planejam usar mais recursos de phasing, e estão tentando melhorara forma como ele funciona, como permitir que amigos joguem juntos mesmo em diferentes fases. É uma boa forma de ver no cenário o resultado das ações que você faz, de forma permanente.
- De vez em quando, eles tentam incluir elementos RP no jogo, como as opções de diálogo com a Jaina, com um jogador da Aliança, na missão em que você encontra com ela e Anduin em Dalaran. Mas os dados deles mostram que a maioria dos jogadores simplesmente clica randomicamente pra pular do diálogo e seguir com a ‘ação’ L
- O twitter tem sido uma ótima ferramenta de feedback, porque força os jogadores a serem práticos e diretos – rápido e eficiente, além de ter um alcance muito maior que o fórum (onde os jogadores tendem a falar, falar, falar, falaaaaaaaaar)
- Sem notícias sobre o update nos modelos das raças antigas. Inclusive, se eles falassem qualquer coisa sobre, o diretor de arte da Blizz, Chris Robinson, socaria pessoalmente quem falasse 😛
- Eles estão tentando ajustar a visualização de feitiços/coisas no chão em encontros, pra que os feitiços dos jogadores tenham menos ênfase, e o dos chefes mais, assim todos conseguem ver melhor as ameaças da luta.
- Eles tem tentado, como tática para atrair de volta jogadores que pararam de jogar, facilitar o acesso a um bom conteúdo end-game, já que táticas como o Pergaminho da Ressurreição pode fazer com que jogadores ‘fiéis’ se sintam desprestigiados.
- Em Mists of Pandaria, eles não fizeram um grande evento pré-expansão para focar os recursos em criar conteúdo que os jogadores pudessem aproveitar por meses, não dias. Mas se surpreenderam com o feedback da comunidade pedindo um evento ‘épico’ e reclamando da superficialidade de Threamore, então vão tentar trabalhar em algo mais ‘épico’ no futuro.
- O feedback sobre as missões ligadas a reputação e história no 5.1 foi muito bom, e eles pretendem fazer mais no futuro. É um tipo de conteúdo que toma muito tempo para ser feito, mas vale a pena.
- O fato de muita gente dizer que o WoW está com ‘foco casual’ é causado pela vontade da Blizzard de trazer os jogadores para as raids, e aproveitar todo o conteúdo do jogo – ao contrário do Vanilla, onde o jogo em si era basicamente upar e upar alts para a grande maioria dos jogadores. Mas que eles acreditam que a luta heroica do Lei Shen, e o modo desafio das masmorras não tem nada de casual (inclusive podem ser o conteúdo ‘menos casual’ que já fizeram).
- Existem planos de adicionar as montarias que você ainda não tem ao seu diário de montarias, assim como é no dos mascotes, mas não existe previsão de quando será feito.
- Alguns eventos, como a Batalha por Cidade Baixa, que foram retirados do jogo, realmente fazem falta. Eles foram retirados por vários motivos, e seria legal reintegrá-los ao jogo, mas o tempo que leva pra isso é o mesmo que um novo conteúdo levaria para ser feito – e eles preferem o novo. Mas talvez, no caso específico da Batalha por Cidade Baixa, talvez um dia ela retorne como um Cenário heroico. Talvez. Um dia. Quem sabe.
Lore
- Eles não acham que a Aliança esteja desfavorecida nessa expansão, embora achem realmente que os humanos tenham tido atenção excessiva, comparando com as outras raças da Aliança. O foco da expansão, desde o início, era a Guerra, e pensaram que depois do Cataclysm, a Aliança precisava de um ganho. Então, vão tomar a capital da facção inimiga e depor seu chefe guerreiro, o que não é pouca coisa – mas ao mesmo tempo, eles precisam construir um vilão, por isso o Garrosh também tem ganhado atenção extra. A base geral da história é a Aliança se unindo enquanto a Horda se desfaz, mas em se tratando de personagens, o foco será mesmo Jaina, Varian e Anduin – os outros personagens terão seu lugar no futuro.
- Quanto às mulheres da história, a Jaina tem recebido atenção especial ultimamente, e eles sabem que os jogadores não estão gostando de como a Tyrande tem se apresentado. A Moira vai ter um destaque no 5.3, e talvez a Zaela também tenha destaque até o fim da guerra. E a Sylvanas? Tá tramando algo. Com certeza. Vereessa e a Capitã Rogers também tiveram seus momentos em Pandaria, e eles gostam de passer tempo com personagens interessantes sempre que possível.
- O Garrosh não está possuído ou dominado por nada. Ele é simplesmente mau e toma más decisões, ponto.
- Quando veremos Sargeras? Vocês não estão preparados.
- Alguma chance do Illidan retornar em breve? Também não estão preparados.
- Em Mists of Pandaria ficou mais fácil acompanhar a historia no jogo, com as missões, cenários e outros elementos ligados a Lore. Se você quiser se aprofundar nos pensamentos e sentimentos do personagem, aí sim é necessário ler os livros, caso contrário não precisa.
- As narrações do Andarilho das Lendas Cho ajudaram bastante a contextualizar várias partes da história, e eles tem planos de continuar com um sistema parecido nas próximas expansões – talvez não com o Cho, mas com um sistema similar.
- Na missão final dos Klaxxi, um erro de digitação deu a entender que ‘Seus Deuses não são seus Deuses’. Mas na verdade, ele só queria dizer que eles acreditavam nos Deuses Antigos, ao contrário da gente. Ou seja, se um dia os Deuses antigos voltarem… cuidado com os Klaxxi.
- O sétimo Sha vai aparecer no 5.3, mas não vai ser destruído nele.
- O Turalyon e a Alleria vão ter sua história revelada quando for a hora certa. Agora podem parar de repetir essa pergunta.
- O Wrathion pode ter a melhor das intenções no mundo – ou talvez a opinião dele de ‘melhores intenções’ seja bem diferente da sua. Ele é, basicamente, um enigma.
- Muitos jogadores da Aliança tem cobrado que a Horda não seja ‘perdoada’ por tudo que fez simplesmente jogando a culpa no Garrosh. Mas eles não podem simplesmente ‘fazer justiça’ pela Aliança sem tirar metade do conteúdo antigo, e tem que garantir que a Horda ainda exista sem o Garrosh, já que eles são tipo… metade dos jogadores de todo o jogo. Mas provavelmente, nas próximas expansões, veremos a Horda tentando se recuperar de uma guerra terrível e a Aliança, como uma força unificada e vitoriosa, tomando a iniciativa nos desafios que aparecerem. Orgrimmar vai ser um banho de sangue.
- Inicialmente, as zonas tomadas pela Horda – Gilneas, Vale Gris, Stromgarde, Lordaeron – não serão remodeladas para ‘voltar’ para a Aliança. Em várias delas a Horda vai ter que recuar, mas o trabalho de refazer uma zona equivale à criação de uma nova zona em um conteúdo futuro, e essa é sempre a opção deles.
Equipamentos
- Na volta do upgrade de equipamentos, o custo da melhora deles vai ser significativamente reduzido, para que a sensação do jogador caso a peça seja subsituida logo por outra melhor não seja de total perda dos pontos/esforço. Além disso, a quantidade de pontos de Bravura ganhos em atividades como Cenários Heróicos e masmorras em modo desafio vai ser aumentada no próximo patch, para encorajar os grupos a fazerem esse tipo de atividade.
- A ideia dos desenvolvedores é que todo mundo que esteja na linha de missões do Wrathion ganhe sua arma Lendária – mas quem se esforçar mais vai recebê-la primeiro. E sim, além das recompensas dadas até agora e da capa dataminada para o próximo patch, a recompensa final vai ser uma arma laranja super poderosa.
- Existe a intenção de criar um sistema de armazenamento específico para os tabardos, mas não no 5.3 nem no 5.4, pelo menos.
- Os jogadores devem parar de contar apenas com equipamentos e procs em lutas, e confiar mais nas habilidades e coordenação dos grupos. As lutas – e procs das armas e trinkets – são criados para que os jogadores ajustem sua forma de jogo e decisões a eles, e não que fiquem dependendo de algo aleatório no jogo para buscar o sucesso.
- Os desenvolvedores estão felizes com a linha de missões lendária, e pretendem fazer algo parecido no futuro.