Pra caçadores de conquistas e montarias como eu, várias coisas podem me deixar te mordendo de inveja, principalmente se você está presente no momento que outra pessoa consegue algo na sua frente – como uma montaria, por exemplo. E quem nunca ficou frustrado com o sistema de rolls quando cai aquela montaria maravilhosa, e ao dar /roll, você obtém um belíssimo 2 de roll. É, bem vindo ao mundo das decepções in game!
Nesses momentos, também desperta aquele sentimento horrível de ser ninja. Quem nunca quis roubar um roll que atire a primeira pedra! Apesar de errado, quando você está prestes a ganhar – ou perder – uma coisa que a muito tempo anseia, esse tipo de coisa passa por nossa cabeça. Mas roubar no jogo é tão ruim quanto roubar na vida real, então contenha-se! Além de perder credibilidade perante os demais jogadores, você pode enfrentar consequências piores (tipo um GM vindo te chamar num sábado animado de sol… legal né?).
Mas voltando ao assunto do post, jogar implica em duas coisas: Ou você perde, ou você ganha, e a gente só continua jogando porque a gente perde muito, e quando ganhamos algo a sensação é de extremo triunfo, e vamos fazer de tudo pra continuar ganhando coisas. Então basicamente você perde, perde, perde, perde miseravelmente, perde de novo, ganha!, perde de novo, perde…
O que diferencia o World of Warcraft dos jogos de azar é que ao menos, uma hora ou outra, a gente ganha alguma coisinha, e não são feitas apostas. O jogo é democrático: Ele possui um sistema que permite que todos os jogadores se sintam felizes, e não frustrados. Nada é impossível, tudo é uma questão de esforço. Uma hora ou outra você consegue o que tanto quer.
Foi engraçado e muita coincidência ver que a Eikani postou na fanpage uma imagem que ilustra perfeitamente o assunto de hoje. Ontem ela colocou a imagem da última vez que ela foi à raide que dropa a Fênix do Kael’Thas, em Bastilha da Tormenta (eu estava nesse dia também… e também perdi a montaria :(). Ela descreveu a foto dizendo que várias vezes já perdeu no roll a tão purpurinada fênix, e no entanto ela ainda persiste em ir lá e ver se consegue dropá-la.
Eu tive uma história um pouco mais feliz. Minha montaria favorita, a que eu me sentiria completa quando montasse nela, a que me faria jamais abandoná-la é a Onyxia. E quando eu decidi que ia correr atrás do Draco Onyxiano, eu fiquei longos 5 dias tentando dropá-la. Por intervenção divina, no quinto dia, raidando solo e sem muita perspectiva, ela me aparece na janelinha de roll, libre linda y loca, pronta pra eu montá-la. Fiquei muito feliz, e desfilo com ela pra lá e pra cá, mas já determinei que não vou parar minha busca na Onyxia. Já estou fazendo a masmorra Salões dos Sethekk para dropar o Anzu, e não pretendo desistir enquanto não o tiver. Acho que é esse o verdadeiro espírito do jogador de WoW: insistir, insistir e insistir até conseguir alguma coisa. E veja só: não é algo ótimo pra se levar pro nosso cotidiano?
Se a gente insiste tanto em fazer uma raide toda semana esperando cair um item, ou tenta dropar uma montaria sempre, ou está completando milhares de conquistas pra conseguir aquele título, ou está fazendo arena freneticamente pra conseguir um determinado ranking… porque somos tão empenhados no jogo e tão desanimados na vida real? O jogo nos ensina que tudo é possível… acho que dá pra acreditar nisso também aqui fora. 🙂
E vocês? Tem algo no jogo, ou na vida real, que você está tentando há muito tempo e tem esperanças de conseguir?
Muito obrigada, e até mais! /kiss