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- [PvE] Guia Heroico: Jin’rokh, o Rebentador
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- [PvE] Guia Heroico: Qon de Ferro
Olá Azerothianos! Senti falta de vocês! Me desculpem a demora para postar, mas é que tivemos algumas…dificuldades nesse boss. Matamos ele na quarta-feira, e aqui estão o guia e vídeo fresquinhos para vocês. Lembrando que ela foi feita no modo normal de 10 jogadores.
Ah, para aqueles que estavam acompanhando os vídeos das raides do patch 5.1, eu publiquei na semana passada o vídeo do Vizir Imperial Zor’lok!
A composição do grupo no Horridon foi de:
- 2 Tanks
- 3 Healers
- 5 DPS
Curva de aprendizado…
Essa luta foi um verdadeiro teste para nós. Com um total de 43 wipes, o maior problema mesmo foi a mecânica. No começo, os problemas maiores eram na segunda porta, pois só temos uma classe de healer que possa dar dispell em Veneno (Paladino, no caso). Depois, voltamos a ter problemas com as investidas. E aí continuamos repetindo erros bobos. Foi um desastre total. Vencer Horridon foi um verdadeiro alívio, pois por um momento acreditei que não conseguiríamos matá-lo caso nossa gear não ultrapassasse nossas besteiras. Mas no final, deu tudo certo.
Horridon
Essa luta é dividida em 5 fases, sendo que as 4 primeiras fases correspondem às portas das tribos de trolls. O boss só será alvo dos DPS se não houver adds vivos (nas transições entre portas) e na 5ª fase. Horridon possui 3 habilidades:
- Punção Tripla: Causa uma alta quantidade de dano no Tank e aplica stacks de um debuff que aumenta o dano das Punções Triplas subsequentes em 10%.
- Investida: Horridon seleciona um membro aleatório da raide e investe contra ele, dando em seguida a Patada Dupla.
- Patada Dupla: Horridon dá uma média de 250k de dano por patada a todos os jogadores num cone de 35 jardas em sua frente e em sua cauda. O chão fica marcado com fumaça, e a Patada é dada ao final do cast.
Se Horridon chegar a 30% de vida antes da 4ª porta ser derrubada, ele entra na 5ª fase automaticamente (o que é ruim, muito ruim!). Porém, nesse início de Patch, isso não tem sido uma preocupação.
Trocas de Tank
Os Tanks irão se dividir entre aquele que ficará com os adds e aquele que ficará com Horridon. A troca deverá ser feita a cada transição de porta. Na 5ª fase, essa troca deverá ocorrer toda vez que os stacks de Punção Tripla resetarem.
Lidando com a Investida
O Tank deverá manter Horridon virado para a parede ao lado de cada porta específica. Todos deverão ficar atentos ao timing da Investida (o tank pode ajudar avisando quando faltar 5 segundos para a mesma). Se for selecionado, corra na direção do boss, para longe do grupo. Dessa forma, o boss se move menos e seu grupo não é atingido. Saia de cima da área demarcada pela fumaça para não levar a Patada Dupla. Se por acaso ele der a Investida no meio do grupo, todos devem sair de perto o mais rápido possível.
O Dinomante Zandalari e a Orbe do Controle
Um minuto após o início de cada uma das 4 primeiras fases, um Dinomante Zandalari surgirá. Ele usará Recomposição de Dino em Horridon, que é um feitiço canalizado que cura 1% da vida do boss por segundo. Essa habilidade deverá ser interrompida o mais rápido possível, e todos os DPS deverão voltar-se contra ele. Ao chegar em 50% de vida, ele toma a forma de um dinossauro e causa 50% a mais de dano, porém, não irá mais usar a Recomposição de Dino.
Quando o Dinomante chega a 50% de vida, além de virar dinossauro, ele deixa cair uma Orbe do Controle. O DPS mais próximo deverá clicar na Orbe, iniciando um feitiço canalizado que forçará Horridon contra a porta. É importante que isso seja feito rápido, pois após bater contra a porta, aquela tribo de adds específica não irá mais surgir.
Dica Importante: Ao pegar a Orbe, apesar de canalizar o feitiço, você poderá andar normalmente (só ficará impossibilitado de atacar ou usar magias). Portanto pegue-a e saia de perto de armadilhas.
Porta 1 – Os Farraki
Sul’lithuz Petrificante: Um basilisco que usará a habilidade Olhar Rochoso, que stuna o alvo por 10 segundos. Deverá ser a prioridade dos DPS. Essa habilidade pode e deve ser interrompida.
Escaramuçador Farraki: Dá apenas ataques corpo-a-corpo.
Ermâmbulo Farraki: Possui duas habilidades importantes:
- Armadilha de Areia, que cria uma armadilha no chão que causa uma alta quantidade de dano a quem ficar em cima.
- Luz do Sol Fulgurante, que deixará um debuff nos alvos que causa dano de fogo durante 30 segundos. Esse debuff deve ser dispellado rapidamente dos alvos.
Estratégia:
Mate os Sul’lithuz Petrificantes logo que surgirem, para evitar que as pessoas sejam stunadas. Eles têm pouca vida, portanto isso não deverá ser um problema. Tome cuidado com as Armadilhas de Areia, principalmente se Horridon der Investida em cima do grupo (caso a pessoa-alvo não vá para o lugar certo), dificultando a visualização. Luz do Sol Fulgurante deve ser dispellada rapidamente.
Prioridade dos DPS:
Dinomante Zandalari (Quando surgir) > Sul’lithuz Petrificante > Ermâmbulo Farraki > Escaramuçador Farraki
Porta 2 – Os Gurubashi
Senhor do Sangue Gurubashi: Dá apenas ataques corpo-a-corpo.
Sacerdote Peçonhento Gurubashi: Possui a habilidade Salva de Setas Peçonhentas, que deverá ser interrompida SEMPRE, pois dá stacks de um debuff de veneno em todos os membros da raide.
Efusão Venenosa: É um add invocado pelo Sacertdote, e possui duas habilidades:
- Salva de Setas Peçonhentas, assim como os Sacerdotes.
- Veneno Vivo, poças que o add deixa no chão. Basta evitá-las.
Estratégia:
Monte uma rotação de pessoas designadas a interromper a Salva de Setas Peçonhentas. Lembre-se que depois de um certo tempo, haverá mais de um Sacerdote e Efusão vivos, portanto marque os adds e designe quem deverá interromper quem. Caso alguém não consiga interromper, os healers deverão fazer de tudo para dispellar. Os DPS podem e devem ajudar se tiverem a habilidade. Lembrando que apenas Monges, Druidas e Paladinos dispellam veneno. De resto, saiam de cima da poça de Veneno Vivo.
Prioridade dos DPS
Dinomante Zandalari (Quando surgir) > Efusão Venenosa > Sacerdote Peçonhento Gurubashi > Senhor do Sangue Gurubashi
Porta 3 – Os Drakkari
Campeão Drakkari Revivido: Ataca um jogador aleatório e aplica stacks de Peste Mortal ao bater.
Guerreiro Drakkari Revivido: Exatamente como acima, ataca um jogador aleatório e aplica stacks de Peste Mortal ao bater.
Senhor da Guerra Congelado Drakkari: Possui duas habilidades:
- Golpe Mortal, que diminui a cura recebida pelo Tank dos Adds em 50%.
- Orbe Congelado, uma esfera que se move lentamente, dá dano e slow a todos num raio de 8 jardas. É muito parecido com o Orbe Congelado dos Magos, então tome cuidado para não confundir. Na dúvida, saia de perto.
Estratégia:
Os DPS devem manter-se stackados em um ponto e matar os Campeões e Guerreiros rapidamente. O Tank dos adds deve levar o Senhor da Guerra Congelado para longe do grupo, para que o Orbe Congelado não cause muitos problemas. DPS Ranged devem ser encarregados de matar os Senhores da Guerra. Os Healers devem estar atentos para dispellar Peste Mortal. Lembrando que com exceção do Senhor da Guerra, os adds se fixam num alvo aleatório, portanto, se algum add aggrar no tank de Horridon, os DPS deverão matá-lo o mais rápido possível.
Prioridade dos DPS
Dinomante Zandalari (Quando surgir) > Qualquer add que se fixar no tank de Horridon > Senhor da Guerra Congelado Drakkari > Campeão Drakkari Revivido/Guerreiro Drakkari Revivido
Porta 4 – Os Amani
Protetor Amani’shi: Dá apenas ataques corpo-a-corpo.
Lançador de Chamas Amani’shi: Deverão ser interrompidos, pois seu feitiço de Bola de Fogo causa 150k de dano ao jogador alvo.
Urso de Guerra Amani: Não fique na frente dele, ou será atingido por Patada, que causa 180k de dano.
Xamã das Feras Amani’shi: Ao matar o Urso, o xamã que estava montado é ativado. Ele usa três habilidades potencialmente perigosas:
- Maldição da Confusão, que deve ser dispellada rapidamente.
- Cadeia de Raios, que causa 130k de dano e se propaga para jogadores num raio de 5 jardas, com o dano aumentado em 50% a cada jogador atingido. Por causa dessa habilidade, mantenha-se a pelo menos 5 jardas de distância dos outros durante toda a quarta porta.
- Totem de Nova Elétrica – Todos devem se afastar desse Totem o mais rápido possível, pois ele lançará Nova Elétrica, causando 400k de dano a cada 3 segundos a todos que estiverem num raio de 8 jardas.
Estratégia:
Fiquem a 5 jardas de distância de cada um. Interrompam o lançamento da Bola de Fogo dos Lançadores de Chama Amani’shi e matem os Ursos rapidamente (se você for Melee, pelas costas dele), sem ficar na frente da Patada. Corra o mais rápido que puder se o Totem cair perto de você! Healers devem dispellar a Maldição da Confusão (magos podem ajudar, como eu fiz).
Prioridade dos DPS:
Dinomante Zandalari (Quando surgir) > Xamã das Feras Amani’shi > Urso de Guerra Amani’shi > Lançador de Chamas Amani’shi > Protetor Amani’shi
Fase 5
A cada porta esmagada, Horridon ganha um stack de Casco Rachado, que aumenta o dano recebido por ele em 50%. Portanto, ao fechar a quarta porta, ele receberá 200% a mais de dano.
Nessa fase, todos devem stackar do lado do boss e bater forte. Após um minuto da destruição da última porta, o Deus da Guerra Jalak pulará na Arena. O off tank deve pegá-lo, e todos os DPS deverão bater nele. Jalak usará constantemente Grito Bestial, dando uma alta quantidade de dano na raide e aumentando o dano de seus próximos ataques. Como ele não possui muita vida, os DPS deverão mata-lo antes que esse ataque se torne um problema sério. Quando Jalak morre, a velocidade de ataque de Horridon é aumentada em 50%, e seu dano é aumentado em 100%. Porém, ele será seu único alvo até o final. Você pode usar o Bloodlust/Time Warp/Heroism nessa fase, ou na porta em que o grupo tiver maior dificuldade.
Estratégia em Vídeo
Como sempre, o vídeo para ilustrar melhor cada um dos elementos. Obrigada por lerem/assistirem, e boa kill a todos (: Desejem-me sorte no Conselho dos Anciões!