X

Alou, pessoal! 😀

Depois de um tempo relativamente longo sem aparecer postando por aqui, gostaria de reabrir minha coluna com um assunto que acabou tomando muito do meu gameplay nos últimos dias.

Criei a Lëah bem nas primeiras semanas de janeiro de 2012, em um período em que todo mundo já estava maluco esperando pelo lançamento de Mists of Pandaria e, ao mesmo tempo, o jogo estava todo concentrado basicamente em fazer as masmorras da Hora do Crepúsculo, se equipar nos Localizadores de Alma Dragônica e, quem sabe, começar a raidar por lá no modo Normal. Eu, pessoalmente, nunca havia participado de um core de raide e um dia, graças ao meu raid leader querido, fui convidada a experimentar uma das sensações mais épicas que existem: progredir.

Com a conquista dessa vaga no core, meu objetivo central de jogo foi me equipar o máximo possível para melhorar meu desempenho. E isso acabou me fazendo negligenciar as reputações do Cataclysm, que deveriam ser construídas com a execução de masmorras, o que já não era essencial para o meu objetivo de jogo naquele momento.

Eis que o tempo passou e chegou a tão esperada expansão pandarênica, com todos aqueles milhões de reputações novas para obter. Resultado: Lá está a minha lista de Conquistas, com quase nenhuma reputação do Cataclysm no nível exaltado.

Estou contando essa historinha para contextualizar o real motivo dessa postagem. Há alguns dias, contabilizando as minhas Conquistas, senti um remorso horroroso por ter perdido a chance de upar essas reputações, hoje relativamente chatinhas de conseguir, de uma maneira fácil e cotidiana. Então eu decidi: Não vou deixar que aconteça de novo.

Iniciei uma maratona de missões diárias, com direito até a checklist pra não me perder. Acabou que, graças a esse remorso péssimo que senti, estou feito uma maluca gastando muito tempo do meu dia com reputações.

Que fique claro que eu não estou incentivando esse comportamento! O objetivo desse post é apenas discutir a importância de se dedicar um pouquinho, com bom senso e sem afastar seus amigos ingame, às reputações pertencentes ao conteúdo atual.

As previsões de lançamento de novas expansões para o World of Warcraft indicam que o intervalo entre uma expansão e outra tende a diminuir nos próximos anos. E, tendo em vista o perfil do sistema de reputações que a Blizzard decidiu adotar (dailies, dailies, dailies… Milhões delas, todos os dias >.<), a tendência é ser cada vez mais difícil recuperar reputações perdidas anteriormente. Imagine a situação: Você se vê em um momento de expansão recém-lançada, com umas 10 facções novas para fazer missões diárias, e ainda não completou nem Lótus Dourado. Claro que as novas facções terão prioridade, o que vai tornar muito difícil conseguir tempo para dedicar vários dias de jogo a facções antigas.

Pensando nisso, achei legal lembrar que vale a pena preparar um planejamento para o futuro. Aproveitar qualquer tempo extra (talvez aquele em que você ficaria parado no Santuário lendo/participando das bobagens hilárias do chat de comércio) para fazer algumas dessas missões diárias pode evitar um transtorno muito chato mais tarde. Se você faz as coisas pela recompensa, todas as reputações de MoP dão Conquistas e algumas montarias bem legais. E, se o que te incomoda mais é o tempo ‘perdido’, por que não reviver um pouquinho a ideia de MMO, que muitos esquecem, e chamar seus amigos? Asseguro que dailies em grupo são muito rápidas, fáceis e extremamente divertidas de se fazer. Se quiser um desafio, e jogar em um reino PvE, missões diárias com PvP ligado podem ser bem emocionantes.

Sempre prego aqui que o seu WoW tem que ter a sua cara, então procure o seu jeitinho ideal e, de maneira saudável e sem neuras, não deixe de fazer eventualmente suas missões diárias de MoP. Mas com carinho, um passo de cada vez.

Até mais 🙂