Pois é, todo começo de ano aquela famosa frase “o Brasil só funciona depois do Carnaval” vigora, e realmente a gente percebe que o ritmo de algumas coisas ficam muito mais eficientes depois que o Carnaval passa. Minhas aulas voltaram essa semana também (e já percebi o quanto errei em pegar tantas matérias num só semestre…) e decidi fazer um guia pra quem estuda e/ou trabalha se programar pra esse ano conseguir jogar e trabalhar/estudar sem passar aperto em nenhum dos dois. Baseei-me nesse artigo aqui do WoWInsider, se quiserem ler, ele está em inglês. Vamos lá?
Esse ano eu vou estudar direitinho!
Aham, sei. Pra ajudar você nessa missão lendária, vou expor alguns conselhos e dicas que eu mesma sigo quando estou em período de faculdade + pesquisas (que só não é trabalho porque não ganho nada com elas :P), e modéstia parte consigo muito bem conciliar o meu tempo de jogo com a minha rotina pesada de estudos. Não sou a estudante mais inteligente do mundo, muito menos com as melhores notas, mas desde que comecei a jogar WoW, minhas notas se mantiveram em uma média boa.
Sorte no Jogo, Azar na Real Life?
Quase nunca. Quem estuda sabe que notas não caem do céu, e muito menos subirão só fazendo as tarefinhas de casa, lendo o que os professores te pedem e indo às aulas. Ser um jogador mais ativo in game também não é lá tão fácil, é preciso estudar estratégias e lutas, se equipar, ver as mudanças de sua classe, ser pontual quando precisar, etc. No fim, as duas coisas exigem dedicação,e não queremos largar de jogar pra estudar nem muito menos o contrário, certo? Como decidir a qual se dedicar no momento certo?
Aqui vai a verdade óbvia: Você nunca deve se dedicar mais ao jogo do que aos estudos. Estudar vai mudar todo seu futuro em todos os próximos anos da sua vida, enquanto jogar é um entretenimento que só está lá pra que você alivie a pressão e o stress de seus afazeres diários. Suponha que você estude durante 7 horas do seu dia, e jogue durante 3 horas por dia. Numa semana de progressão de raides, você continuará jogando essas 3 horas, sem modificar seu tempo de estudo com o jogo. Já no caso de uma semana de provas, que exige total dedicação aos estudos, você terá que reduzir esse tempo de jogo até que você se sinta confortável e preparado para encarar esses compromissos. Lembre-se: Raidar e fazer RBG é um compromisso com as pessoas com quem você joga, e não com o jogo. Se você precisar, diga a elas que você ficará alguns dias sem jogar em prol das provas. Se eles não aceitarem (o que é pouco provável, mas…) ou insistirem pra que você continue, sugiro que reveja com que tipo de pessoa você anda jogando…
Mas eu gosto de jogar, e não quero parar tanto tempo por causa dos estudos
Ninguém quer parar de jogar para se dedicar aos estudos, não é mesmo? O que você pode fazer é tentar jogar em menos períodos, como a cada dois dias por menos tempo. No meu último período de aulas foi isso o que eu fiz, e deu bastante certo 🙂
Tá tá, já vou estudar…
Seus pais só querem o melhor para você, e se eles perceberem que você anda jogando muito e as notas caindo, obviamente que eles tomarão medidas quanto a isso. E quando eu falo de medidas, pode ser desde conversar com você, até cortar sua internet 😛 Então se alimente nas horas certas, durma horas suficientes, e mantenha suas notas num nível aceitável que cairá a chance de eles atribuírem ao jogo algum problema na escola. E se você mora sozinho ou já é casado, isso se aplica ao seu grupo de amigos e seu marido ou mulher. Ninguém quer ver você definhar por causa de um jogo, não é mesmo?
Administre seu tempo
Se você sabe que precisa acordar às 7h da manhã, não vai ficar jogando até as 2h da madrugada. Um bom jogador sabe administrar seu tempo de jogo da sua vida real. Se sabe que vai raidar/ fazer RBG 5 vezes por semana, converse com seus amigos in game e programem horários que melhor ajudem todos a não se prejudicarem. É importante ter essa organização para não acabar tendo que correr atrás de tempo gasto a toa no final. Ninguém quer ficar mais tempo estudando por causa de provas finais e exames, não é verdade?
Se mesmo com essas pequenas dicas você ainda tem alguma dúvida, coloque-a nos comentários! Eu vou tentar fazer mais guias desse tipo, acho que é bom pra quem precisa conciliar muita coisa da Real Life com o jogo.
Muito obrigada e até mais! /kiss