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Este é o 4º artigo de 6 posts da série Explorando as Galerias Mogu’shan.

Olá Azerothianos! Dando continuidade à coluna semanal de progressão, temos hoje Os QuatroReis das Galerias Mogu’shan, no modo normal de 10 jogadores. Muitas vezes eles são mencionados como “Espectros dos Reis”, mas decidi adotar o nome que consta nas conquistas (:

A composição do grupo na luta foi de:

  • 1 Tank
  • 2 Curadores/Healers
  • 7 DPS

Sai da frente, sai da frente!

Essa luta exige constante movimentação, mas eu a considero uma luta fácil. Com exceção de Meng, ela se resume em sair da frente das habilidades (se você é um Mago, o Lampejo [Blink] vai salvar sua vida inúmeras vezes). No meu Core, acabamos wipando na primeira tentativa porque um certo Xamã (cof, cof, Sarashi) conseguiu morrer duas vezes na mesma luta, e depois no Grito Enlouquecedor, um certo Ladino (cof, cof, Caudilho) deixou DoTs em todo mundo. Acabou sendo um desastre, mas para um grupo que só conhecia a luta no Localizador de Raides, até que fomos bem 😛 Na segunda tentativa ele caiu facilmente (às vezes é preciso levar porrada para aprender a fazer as coisas direito). Já fiz essa luta com outros grupos durante as férias do Core, e percebi uma grande dificuldade das pessoas em sair da frente das coisas (principalmente do Aniquilar). Lembrem-se, o lema dessa luta é “Sai da frente!”. Na última fase, você tem muitas habilidades com as quais se preocupar, então é uma boa chance para testar sua capacidade de ter atenção em múltiplas coisas!

Os Quatro Reis

Como o próprio nome diz, são quatro chefes, que são enfrentados cada um de uma vez, mas que possuem habilidades que persistem nos próximos reis. E são essas as habilidades perigosas, pois no final você terá muita coisa acontecendo ao mesmo tempo! Fora isso, é uma luta simples, resumindo-se a evitar as habilidades dos Reis e bater bastante (:

  • Qiang, o Impiedoso

Qiang é sempre o primeiro Rei. Durante essa fase, todos devem permanecer bem juntinhos na frente dele o tempo todo. Coloque uma marca no Tank para facilitar o processo (:

Habilidades

  • Ataques Massivos: Usados de 5 em 5 segundos, dando 1 milhão e 300 mil de dano (!), divididos entre os membros da raide que receberem o ataque. É exatamente por esse motivo que todos devem permanecer bem juntos na frente de Qiang.
  • Aniquilar: Usado a cada 40 segundos, causa um dano massivo a todos os inimigos na frente do boss. Ser atingido por isso é como assinar seu atestado de óbito. Fujam, atravessando o boss para evitar o golpe, já ficando preparados e stackados quando ele se virar.
  • Ordens para Flanquear (!):  A cada 40 segundo Qiang comanda uma fileira de Mogus para atravessar a sala numa determinada direção, causando 150k de dano àqueles que estiverem em seu caminho. O tank deve comunicar a direção para qual irá se mover para evitar os mogus, e os demais membros da raide devem seguí-lo, sempre stackados por causa dos Ataques Massivos (Tank, tente não se mover muito rápido!). Depois de matar Qiang, essa habilidade irá persistir nos próximos bosses, porém com um intervalo de 75 segundos. Nas próximas fases os membros da raide devem escapar dos Mogus por conta própria.

  • Subetai, o Veloz

Subetai é sempre o segundo Rei. Durante toda essa fase, os membros da raide devem permanecer a pelo menos 8 jardas de distância de cada um. Isso irá permitir que você evite dano desnecessário de muitas habilidades. Addons como Deadly Boss Mods e BigWigs têm a opção de mostrar um radar em sua interface.

Habilidades

  • Chuva de Flechas: Subetai escolherá aleatoriamente um alvo e usará a habilidade, que causa 20k de dano e imobiliza o jogador e qualquer um que esteja num raio de 8 jardas (motivo pelo qual todos devem manter-se distantes). Essa flechas devem ser destruídas pelos outros jogadores o mais rápido possível. Magos podem adiantar o processo e usar Blink [Lampejo] para se libertarem instantaneamente.
  • Salva: Nesse ataque, Subetai irá disparar uma salva de flechas em cone à sua frente. Ele dispara três vezes, e o cone fica mais estreito a cada lançamento. Quanto mais estreito, maior será o dano, portanto todos devem sair da frente do boss o mais rápido possível. É difícil evitar a primeira rajada, mas se for atingido pelas três…Meu amigo, você estará morto.
  • Saque (!): O boss escolherá uma pessoa aleatória e tentará saqueá-la durante 2 segundos e meio. Aqueles que estiverem num raio de 4 jardas também serão atingidos, mas isso não deve ser um problema se todos estiverem seguindo as 8 jardas de distância mínima. A pessoa deve sair da área o mais rápido possível, pois ao final do cast ela ficará pelada (ok, com a roupa de baixo), reduzindo em 50% o dano e a cura realizada, e aumentando em 50% o dano recebido. Saque persiste nos próximos bosses, então todos devem manter a distância de agora em diante!

  • Meng, o Demente

Meng pode ser o terceiro ou o quarto Rei (no modo normal de 10 jogadores). No meu grupo costumamos usar o Bloodlust/Heroism/Time Warp nele, pois é o que tem a mecânica mais chatinha. Mas você pode deixar para usar no quarto Rei (que pode ocasionalmente ser o próprio Meng) se o excesso de mecânicas estiver atrapalhando o grupo.

Como o próprio nome diz, Meng é o Rei demente, e consequentemente possui dupla personalidade, cada uma com particularidades de mecânica na luta. O boss tem uma barra de energia que mede sua Insanidade. Toda vez que a Insanidade de Meng chega a 100, ela reseta e o boss troca de personalidade, seguindo esse ciclo até que você o mate.

Personalidades

  • Personalidade 1: Enlouquecido – Nessa fase, ele aumentará periodicamente sua Insanidade. Quanto maior a Insanidade, mais dano Meng causará.
  • Personalidade 2: Covardia – Assim como na fase anterior, ele aumentará periodicamente sua Insanidade, e refletirá o dano recebido de acordo com a quantidade de Insanidade que possui. Recomendo que todos os DPS parem de bater completamente (sem DoTs!) quando Meng estiver entre 50 e 60 de Insanidade (ou de acordo com a dificuldade dos seus healers, não devendo exceder 70).

Habilidades

  • Pensamento Louco: Usada em ambas as personalidades a cada 5 segundos, aumenta a Insanidade de Meng em 10. Procure interromper essa habilidade até Meng chegar em 60 de Insanidade. Após isso, deixe-o lançar o feitiço para que ele chegue em 100 o mais rápido possível e troque de personalidade.
  • Grito Enlouquecedor (!): Usado a cada 50 segundos, causará 30k de dano a cada 3 segundos e tornará os jogadores hostis aos outros. Após receber 40k de dano proveniente de outros membros da raide, os jogadores voltam ao normal. Portanto, todos devem stackar na frente do boss 5 segundos antes dele lançar a habilidade, e duas pessoas devem ser selecionadas para usar feitiços em área fracos que retirem o Grito o mais rápido possível, sem deixar DoTs, Slow ou Stun. Recomendo feitiços como Explosão Arcana e Chute Giratório da Garça, por exemplo. Essa habilidade persiste na próxima fase (se Meng for o terceiro boss), e com certeza é a que mais te causará dor de cabeça se feita incorretamente (se algum DPS não segurar o dedo).

  • Zian da Sombra Infinita

Assim como Meng, Zian pode ser o terceiro ou quarto Rei. Supondo que você continue mantendo as 8 jardas de distância desde Subetai, seus healers não terão muitos problemas nessa fase.

Habilidades

  • Impacto Sombrio: Causará 150k de dano a um alvo e todos que estiverem em um raio de 8 jardas. Essa habilidade deverá ser interrompida sempre (sempre mesmo!), portanto selecione 3 ou 4 membros da raide que se revezarão nessa tarefa.
  • Sombras Carregadas: Não pode ser interrompida e causa 60k de dano de sombra a um jogador e todos em um raio de 8 jardas. Se todos estiverem na distância certa, você não terá problemas.
  • Sombras Imortais (!): Zian selecionará um jogador e invocará um add que se fixará nele, causando 20k de dano de sombra a cada 1 segundo em jogadores que estiverem a menos de 10 jardas de distância. O jogador alvo deve correr com o add para os cantos da sala, e os DPS ranged deverão todos focar-se no add até matá-lo o mais rápido possível. Ele deixará uma enorme poça de sombra no chão que diminui com o tempo (motivo pelo qual você deve levá-lo para os cantos se for o alvo), e que todos devem evitar. Essa habilidade é usada a cada 40 segundos, e persiste na próxima fase a cada 85 segundos se Zian for o terceiro Rei.

É muita coisa ao mesmo tempo!

Pois é, na fase final você terá que se preocupar com Ordens para FlanquearSaqueGrito Enlouquecedor e Sombras Imortais. Para lidar com tudo isso ao mesmo tempo você deverá ter muita atenção.

Nas Ordens para Flanquear, simplesmente saia do caminho, e logo que os Mogus passarem, volte à distância mínima de 8 jardas. Se você estiver nessa distância, não terá muitos problemas com Saque, apenas saia da área rapidamente se for atingido para não levar o debuff. No Grito Enlouquecedor, todos devem juntar-se conforme descrito, porém, se alguém estiver afetado pelas Sombras Imortais, a pessoa deverá usar cooldowns de defesa individuais e permanecer longe do grupo, nos cantos. Assim que todos tiverem sido libertados do controle mental de Meng, devem ir atrás da pessoa afetada pelas sombras, retirá-la do controle mental e matar o add rapidamente. O próprio jogador pode tentar bater no add se for um DPS ranged.

Estratégia em Vídeo

Como sempre, a estratégia em vídeo estrelando meu Core, com narração em PT-BR. Obrigada por lerem/assistirem, e até o Elegon!