X

Essa semana sorteamos uma key de Mists of Pandaria e um Game Card de 60 dias de jogo na página do Facebook. Ao passar o link pra uma amiga compartilhar e participar da promoção, depois verifiquei se ela havia compartilhado e não vi nada. A explicação dela foi: “Escondi da minha linha do tempo do Facebook”. Fiquei ponderando sobre isso um tempo, e vi que várias das pessoas que conheço em jogo preferem manter-se reservadas em suas redes sociais, e falam pouco de WoW nelas. Posso estar pensando essas coisas em vão, mas me perguntei por um instante se as pessoas teriam receio de serem julgadas por gostarem de jogos online. E isso infelizmente faz parte da realidade de muitas pessoas.

É engraçado ver como tanta gente joga por aí mas não manifesta seus impulsos e suas preferências no universo Gamer. Muitas pessoas que jogam WoW preferem manter o anonimato em suas redes sociais e nos ambientes de trabalho, de escolas ou na família, e se não mantém o anonimato ao menos manera muito na forma de divulgar esses gostos. É tão complicado assim admitir que gosta de jogos virtuais?

Porque uma pessoa de 20~30 anos, no alavancar de sua vida, não pode se interessar por jogos? Jogar MMORPGs é algo que infantiliza as pessoas ao olhar de quem não joga? Obviamente muitas dessas questões só seriam solucionadas com uma pesquisa de opinião em cima de pessoas que não jogam, perguntando a elas o que elas acham de pessoas que jogam, e infelizmente não achei nenhuma pesquisa a respeito. Mas olhando para o pequeno mundinho que há ao nosso redor, os jogos de PC e video games são alvo constante da mídia, que os culpa por massacres em escolas e por matar e viciar alguns jovens por aí que jogaram desmedidamente. Fora isso, “gastar seu tempo jogando” tornou-se sinônimo de ociosidade, e se interessar por joguinhos “não é propício pra idade que você tem“. Em um país onde acaba-se atribuindo tais características aos jogadores de jogos virtuais, não é de se surpreender que as pessoas queiram mais esconder suas vontades do que divulgá-las por aí.

Às vezes você é até aquele “jogador exemplar”. Trabalha o dia todo, mantém tudo em ordem, não deixa de lado seus compromissos com escola, faculdade, trabalho ou família, mas ao abrir o WoW para relaxar acaba sendo alvo de críticas. Às vezes você vê aquela paródia legal sobre o jogo, e não divulga nas redes sociais por medo do que as pessoas vão dizer. Outra coisa que acontece muito é ouvir: “Pare de jogar isso aí e vá relaxar fazendo outra coisa, assistindo televisão por exemplo.”  Ta aí uma comparação que eu não vejo lógica nenhuma. O.o As pessoas estranham os jogos, e não vêem funções práticas nele, e o discurso é sempre o mesmo: Ver televisão te mantém antenado nas notícias, é algo que a grande parcela da população faz, te mantém em dia com os últimos acontecimentos… e jogar? Jogar só te vicia, faz você parecer “nerd“, não atribui nada à sua vida.

E as pessoas que você conhece jogando? E o sentimento de fraternidade dentro das guildas? E o aprendizado em organizar e gerir pessoas em raides/RBGs? E o interesse em buscar informações novas? E a prática à leitura de histórias dos jogos? E o aprendizado com o contato de diferentes culturas, diferentes países? Nada disso acrescenta nada às nossas vidas?

A real é que quem é de fora não é capaz de compreender a paixão que nutrimos pelo WoW, a menos que venha de mente aberta para conhecê-lo. O WoW é um jogo que nos prende por infinitas razões, e mesmo assim ver alguém que você conhece te julgar mal por jogá-lo é no mínimo decepcionante, e tentar apresentar o jogo para pessoas com vários pré-conceitos em cima do jogo também pode ser. E aí ou você veste a camisa gamer de vez e ignora os comentários maldosos e olhares repreensivos dos outros, ou vai se esconder do mundo mesmo e jogar na paz do seu quarto. O que você tem que pensar disso é: em qual das minhas escolhas eu estou me sentindo melhor, e qual imagem minha eu quero que as pessoas vejam?

Muito obrigada, e até a próxima! /kiss

PS: A imagem do post foi uma foto tirada pela Eikani na visita dela à Blizz na coletiva imprensa pré-lançamento de Mists of Pandaria ^^