X
Este é o 2º artigo de 7 posts da série Armas Lendárias.

Acho que um dos momentos mais simbólicos e importantes pra mim no WoW até hoje foi a entrega do meu cajado, Fúria do Dragão, o Descanso de Tarecgosa. Depois de meses nas Terras de Fogo, finalmente a tão sonhada primeira lendária era entregue, com direito a cerimônia e tudo. De todas as armas lendárias do WoW, esta é a única com um evento tão ‘público’. Sempre que alguém termina todas as etapas árduas, uma cerimônia é feita em sua homenagem na cidade principal de sua facção (Orgrimmar para a Horda, Ventobravo para a Aliança), e é algo realmente bonito.

Hoje nosso artigo sobre as armas lendárias focará apenas neste cajado, uma vez que são necessárias várias etapas para conclui-las, e irei detalhar todas :).

Fúria do Dragão, o Descanso de Tarecgosa

tarecgosa
Arganthe @ Azralon

Raide Relacionada: Terras de Fogo (Firelands)

Classes: Druidas, Bruxos, Sacerdotes, Xamãs e Magos

Como conseguir: O cajado tem 3 ‘etapas’ e um total de 14 missões. A missão inicial é dada nas Terras de Fogo ao matar um Senhor Derretido ou você pode pegá-la com Ziradormi na capital da Horda ou Coridormi na capital da Aliança. Uma observação: antes de começar a ler as missões abaixo, esteja ciente que estas contém ‘spoilers’ sobre o Lore de Tarecgosa e da Revoada Dragônica Azul.

Missões

Um encontro Lendário (H)  /Um encontro Lendário (A)

Esta aparece automaticamente apenas para as classes listadas anteriormente. Após pegar esta primeira quest, vá até as Cavernas do Tempo (Caverns of Time) para testemunhar o futuro de Azeroth.

Dobra no Tempo

Nesta quest, Anachronos fala sobre uma grande ameaça que pode destruir Azeroth. Veja o vídeo para entender um pouco mais e ter o primeiro ‘preview’ de sua arma lendária *-*.

 O Olho que tudo vê

A primeira missão que requer tempo nas Terras de Fogo. Nela Anachronos pede que recolha 3x Areias do Tempo e 25x Brasas Eternas para que ele confeccione um olho que possa entender como Azeroth chega ao ponto que viram. As Areias do Tempo podem ser compradas da PNJ Yasmin em Uldum, e agora também do Grande Keech no Vale das Flores eternas em Pandaria. Cada um custa 3.000 ouros sem perks de guilda ou racial. Já as Brasas Eternas devem ser obtidas de cada um dos chefes das Terras de Fogo, sendo que cada um tem 90% de chances de dropar apenas um, tanto nas versões 10m, 25m e heróicas. Esta etapa leva de 3 a 6 semanas para ser concluída, pois há também chances de não cair Brasa Eterna de algum boss.

 Asas e Preces

Após juntar todos os materiais necessários, o Olho Atemporal é concluído, mas Anachronos pede para que levê-o à Gelarra para que a Revoada Dragônica Azul ajude-o a ativá-lo e finalmente entender os eventos que ainda estão obscuros.

Por espelho, em enigma

Nesta missão você encontra Tarecgosa, uma das guardiãs da Revoada Dragônica Azul, pela primeira vez. Você explica o motivo de sua visita e ela se oferece para ajudá-lo a levar o Olho Atemporal para o único local seguro para que seja ativado: dentro de Nexus. Para completar esta quest, você precisa ir direto à Nexus, cuja entrada é a mais ‘baixa’ dentro da torre. Ao entrar, você encontrará Tarecgosa em sua forma humanóide, uma elfa, dentro da instância. Basta segui-la e concluir os passos necessários. Caso esteja fazendo esta missão no nível 90 certamente será bem mais fácil. Logo abaixo um vídeo desta etapa da missão:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=cQxVOSBR0HY?rel=0]

 Inteligência acionável

Após contar à Tarecgosa sobre a visão da traição de Arygos, filho de Malygos, ela pede que encontre Kalecgos em Nordrassil para que reporte o que viu.

 Delegando Deveres

Kalecgos informa que um Galho de Nordrassil, a Árvore do Mundo, foi roubado e está sendo usado nas Terras de Fogo com o objetivo de destruí-la. Ele então pede que recupere este galho para que isso seja evitado. Para isso, é necessário que colete alguns itens específicos nas Terras de Fogo e que só podem ser pegos caso esteja nesta missão. Ao todo, estes itens são recolhidos de 4 chefes: ShannoxLorde RhyolithAlysrazor e Beth’tilac.

Shannox

Para este chefe, você precisa recolher 3 Fragmentos de Pedra Incandescentes. Estes aparecem no chão, exatamente onde uma armadilha de cristal é destruída. Após pegar os três fragmentos, junte-os formando o Foco de Pedra Incandescente Descarregado. Assim que Shannox usar a habilidade Arremessar Lança, um círculo irá aparecer onde ela será jogada. Use o Foco para colocá-la exatamente onde a lança irá cair. Feito isso, você deve pegar o Foco de Pedra Incandescente Carregado, exatamente onde a lança acabou de ser jogada. Guarde-o.

Beth’tilac

Na luta da Beth’tilac, para cada Soldado Teia de Cinzas (Cinderweb Drone) que morre, você recolhe um Fragmento de Quitina Salpicada de Obsidiana. Assim como no Shannox, é necessário que junte três ao todo para formar o Foco Quitinoso Descarregado. Para carregá-lo, você precisa subir na teia dela e deixar o item em cima logo antes que ela use o feitiço Devastação Fumegante. Desça da teia para que não seja morto por este feitiço e, quando for seguro, volte e pegue o Foco Quitinoso Carregado onde o deixou antes de descer.

Lorde Rhyolith

Neste chefe, é preciso que fique atento às bordas da ‘ilha’ do Lorde. Durante a luta, irão aparecer Fragmentos de Riólito ao redor da ilha, sendo necessário coletar três para formar um Foco de Riólito Descarregado. Após juntá-los, você precisa colocar logo abaixo de um dos pés do Lorde Rhyolith antes que ele use a habilidade Pisada de Concusão. Se tudo der certo, você poderá pegar o Foco de Riólito Carregado exatamente onde ele usou a habilidade.

Alysrazor

Nesta luta, você recolherá 3 Fragmentos de Fogaça, que aparecem no cenário exatamente após um ovo de Filhote Voraz ser quebrado. Note que para cada primeira fase, apenas dois ovos caem no cenário, sendo então necessário que repita a primeira fase para que possa recolher o terceiro fragmento. Aguarde os dois Filhotes Vorazes serem mortos antes de recolher os itens para que nenhum se fixe em você :). Junte os três fragmentos para formar o Foco de Fogaça Descarregado. Você deve deixar o item no chão quando ela atingir aproximadamente 90 de energia e usar a habilidade Força Total. Após ela alçar voo novamente, recolha o Foco de Fogaça Carregado.

Chefe adicional: Vulcanus

Após recolher os 4 itens dos chefes, você poderá abrir um portal para um chefe adicional da instância, Vulcanus. É necessário matá-lo para que consiga recuperar o Galho de Nordrassil. Com os itens que recolheu, você poderá abrir o portal para A Bigorna da Conflagração, que fica próximo ao Covil de Beth’tilac. Esta luta é bastante simples no nível 90, mas algumas mecânicas devem ser consideradas.

Primeiro, interrompa e mate todos os Arautos das Chamas presentes no local. A luta inicia-se de fato quando todos os Arautos estão mortos e o jogador presente na missão tenta pegar o cajado no meio do mapa.

Um novo PNJ irá aparecer, o Protetor Atormentado. O tanque da raide deve levá-lo próximo à entrada da Bigorna e todos os demais jogadores precisam estar exatamente juntos dele (stackados). Primeiramente ele usará a habilidade Raízes Fumegantes, que prenderá os jogadores no chão,  mas NÃO DISPELE as raízes antes que ele use a habilidade Pisada Flamejante, pois a habilidade anterior que irá impedir que voe até Pandaria ou Dalaran depois da pisada. Certifique-se de aguardar a pisada sempre antes de dispelar o efeito das raízes. Além disso, outras árvores pequenas irão aparecer durante a luta, então todos os jogadores de longo alcance do grupo mate estes adds. Antes de ser destruído, o Protetor ficará amigável para o grupo e usará a habilidade Defensor Abençoado de Nordrassil no jogador que está na missão, que se transformará em uma árvore, exatamente igual ao Protetor.

Após o jogador ser transformado , o chefe Vulcanus aparecerá e ficará fixado no jogador com a missão. ‘Tanká-lo’ não é problema, no entanto todos os demais jogadores devem focar o dano no chefe e matá-lo rapidamente.

Feito isso, pegue o Galho de Nordrassil ^^. Parece chato, pessoalmente acho essa a parte mais ‘trabalhosa’ de todas as missões do cajado, mas infelizmente não é a mais longa.

Nota Importante: as etapas de colher cada Focus dos chefes para abrir o portal pode ser feita sem necessariamente matá-los. Para que já comece a próxima etapa do cajado, você pode colher cada um dos itens e ‘wipar’ a luta, ou seja, morrer e não concluí-la, para poder matar os chefes após concluir a etapa do Galho de Nordrassil ainda na mesma semana.

 O Galho de Nordrassil

Como uma forma de agradecimento, Kalecgos lhe entrega a primeira parte de seu cajado, o Galho de Nordrassil. Não tente desencantar ou vender este cajado, ele será necessário para que complete outras partes das missões.

 Extração de Emergência

Kalecgos fala sobre suas desconfianças em relação ao que ele descobriu ao ver o Olho Atemporal e desconfia que seja apenas mais alguma artimanha de Asa da Morte para desestabilizar a Revoada Dragônica Azul enquanto um novo líder é escolhido. Ainda que não esteja convencido que de a ameaça é verdadeira, ele pede para que o acompanhe até Gelarra ao encontro de Tarecgosa.

No entanto, no caminho, Kalecgos é pego em uma armadilha e, para salvá-lo, Tarecgosa se sacrifica.

 No “um”! 

Após o sacrifício de Tarecgosa, Kalecgos pede que você carregue sua essência para preservar o pouco que ainda há de vida da Guardiã.

 O Tempo é curto

Kalecgos informa que a essência de um aspecto é muito forte, e que você não pode carregá-la por muito tempo, e que o vínculo formado pode não durar até a escolha do sucessor de Malygos, que não acontecerá antes do próximo eclipse das luas de Azeroth. No entanto existe uma maneira de prolongar este vínculo colhendo elementos poderosos nas Terras de Fogo.

Esta é, na minha opinião, a etapa mais longa de todas as missões do cajado. Ela pede que você recolha 1000x Cinzas Ardentes dos chefes das Terras de Fogo. Não se desespere, você não recolhe um por chefe, mas vários por cada um. Nesta etapa, a quantidade de Cinzas Ardentes recolhidas varia de acordo com o tamanho e dificuldade da raide:

No modo 10m, normal: 18 a 23 No modo 10m, heróico: 23 a 26 No modo 25m, normal: 48 a 55 No modo 25m, heróico: 55 a 66

Fonte: Wowhead

Eu fiz esta etapa apenas nos modos 10m heróico e normal, mas posso confirmar a informação extraída do Wowhead, uma vez que após a conclusão do cajado, continuei indo em Firelands no modo 25m heróico onde os jogadores com a mesma quest obtinham as quantidades listadas acima.

Considerando um padrão de raides nos servidores brasileiros e usando como exemplo o modo 10m heróico, é possível recolher por semana cerca de 160 Cinzas Ardentes, totalizando aproximadamente 7 a 8 semanas para concluir esta missão.

Após recolher as 1000 cinzas, volte a falar com Kalecgos em Gelarra.

 Alinhamento

É chegada a hora de escolher o novo líder da Revoada Dragônica Azul e Aspecto da Magia. Kalecgos diz que a presença de um mortal não é permitida, mas pede que assuma a forma de Tarecgosa e o acompanhe até a reunião (esta é a segunda vez que é possível se observar na forma de um dragão azul *-*)

Após um breve discurso, Kalecgos é escolhido para ser o novo Aspecto da Revoada Dragônica Azul. Como seu primeiro ato, ele estabiliza a essência de Tarecgosa  através de seu cajado, como agradecimento pela revelação da aliança de Arygos com Asa da Morte. Assim, é concluída a segunda etapa, o Cajado Rúnico de Nordrassil.

 Coração das Chamas (H)  /  Coração das Chamas (A)

Kalecgos escolhe por tornar o vínculo entre você e a essência de Tarecgosa permanente, e para isso ele pede que leve para ele o coração de Ragnaros, podendo assim presenteá-lo com uma recompensa digna de um herói.

Nesta missão é necessário que ‘sugue’ 250 Essências Flamejantes dos chefes das Terras de Fogo. Note que é possível usar o feitiço Sugar Essência apenas dos 6 primeiros chefes, uma vez que não é possível fazer o mesmo com Ragnaros mesmo em modo heróico, onde de fato ele morre. Após matar um boss, equipe a staff e clique nela para começar a sugar as essências. A quantidade de Essências Flamejantes nesta etapa também varia de acordo com o tamanho e dificuldade da raide.

No modo 10m, normal: 3 a 5 No modo 10m, heróico: 5 a 7 No modo 25m, normal: 6 a 8 No modo 25m, heróico: 8 a 10

Fonte: Wowhead

Usando novamente o modo 10m heróico como referência, é possível completar esta parte da missão em 7 ou 8 semanas, no entanto mesmo após coletar as 250 essências é preciso saquear o Coração das Chamas de Ragnaros. Quando tiver as essências, o jogador terá um ‘debuff’ diferente para esta luta, Raiva de Ragnaros, que causa um dano em área a qualquer outro jogador próximo de você.

Após matar Ragnaros, será possível recolher o Coração das Chamas na lava do cenário. Certifique-se de que os curadores de sua raid mantenham-o vivo enquanto você mergulha para recuperar o item.

Feito isso, vá até a capital de sua facção para entregar a quest para Hallegosa.

Do que as lendas são feitas (H)  /  Do que as lendas são feitas (A)

Após tanto tempo nas Terras de Fogo, Halecgosa o levará até Kalecgos. Com o coração de Ragnaros, o Aspecto fará o cajado antes dado a você como um galho de Nordrassil seja ainda mais poderoso.

Neste ponto você termina tudo o que precisa para completar o cajado. A cerimônia está pronta e Kalecgos em pessoa te presenteia com o cajado, e a conquista você ganha assim que completa a missão. É algo realmente pra se lembrar :). Após isso equipe seu novo cajado lendário e saia voando por aí como o mais novo membro da Revoada Dragônica Azul!

Tenho todas as etapas do meu cajado gravadas em vídeo, mas é algo que realmente guardo só para mim ^^. Mas se quiser ver como é o evento, segue o vídeo abaixo:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=UeIraYukYDg]

Por algum tempo é possível ver a imagem da Tarecgosa junto com o felizardo que completou o cajado nas Terras de Fogo no céu da capital e vários dragões da Revoada Dragônica Azul pela cidade. É realmente muito bonito 🙂

Espero que este guia ajuda muitos outros dragões azuis a aparecerem em Orgrimmar e Ventobravo. Caso encontrem alguma falha nas etapas ou na história apresentada, não hesitem em comentar. Boa semana à todos!