X

Ainda estamos em clima de festividades, e imagino que muitos aí tenham dado um tempo em raids, arenas e RBGs por conta das viagens e festas de fim e começo de ano. O jogo, no entanto, continua a todo vapor, e em tempos de “férias” de raids, arenas e RBGs, tenho visto muita gente colocando em dia algumas coisas que queria a tempos fazer no WoW. “O ano termina e começa outra vez”, e estamos em tempos de colocar as coisas “em ordem”. Colocar as diárias em dia, o rating em dia, as raides em dia… terminar os “compromissos” do jogo.

Tem gente que diz que o jogo só começa mesmo no level cap, o atual level 90. Pessoalmente eu acho que essa é uma das maiores besteiras que já ouvi sobre o WoW. Até agora tivemos quatro expansões que sucederam o WoW Classic, e para chegar ao level cap você passa por todas elas. No entanto, algumas pessoas resolvem passar por tudo sem ler, ouvir nem explorar o conteúdo delas, principalmente quando está com Recruit a Friend e é muito mais rápido ganhar level. E mesmo que leiam, explorem o conteúdo e passem pelos mapas mais interessantes, o fazem pensando no level máximo e nas vantagens e desvantagens que esses passeios a mais irão te dar.

Eu demorei 1 mês pra chegar ao level 85 na Blizzard com meu main char, e eu acho que passei pouco tempo upando :/ A Coxinha, por exemplo, passou mais de quatro meses pra alcançar o level cap, e a Eikani deixa de fazer raides e PvP para sempre explorar algo antigo e novo do jogo. Vejo várias pessoas que chegam ao level máximo e depois correm atrás do conteúdo antigo, e “zergam” raides, masmorras, conquistas e missões. Não entendem a magia que é matar o Lich King no level 80, ou fazer as missões dos mapas de Pandária lendo as histórias e aprendendo sobre a cultura Pandaren, ou fazer as masmorras do Lich King para saber sobre os poderes que tomaram Nortúndria com a ascensão de Arthas como Lich Rei, etc.

“Mas porquê perder tempo com isso?”

Não é perda de tempo, isso se chama aproveitar tudo o que o jogo pode te oferecer. Sempre que a gente encontra alguém do Classic, a pessoa bate no peito orgulhosa por ter feito todo o conteúdo do jogo (e faz questão de te contar isso :P). Não é porque você começou a jogar no Mists of Pandaria que você perdeu todo o conteúdo antigo, isso só aconteceria se a Blizzard apagasse toda a história anterior. E você não é obrigado a fazer tudo o que te mandam fazer. Parece que no PvP você precisa upar o mais rápido possível até o 90, farmar honor em BG, pegar set full PvP e ir arena atrás de Dominação. No PvE, além de fazer N vezes as masmorras modo heróico, você deve vender sua alma por itens heróicos, que te levarão a ter ilvl suficiente para fazer Localizador de Raides e depois fazer as raides modo Normal… e não se esqueça de pegar reputação com as diárias das facções existentes! Fora os World Bosses que você tem que correr atrás… loucura né?

E depois vem reclamar que o conteúdo está defasado, que o jogo está fácil, que não há novidades… é lógico, ninguém explora o conteúdo do jogo! O jogo não se resume em upar, pegar equipamentos e fechar conteúdos, o jogo é um ciclo sem fim, aonde uma descoberta leva a outra, um conhecimento inspira outros, uma nova montaria faz você desejar ter outras, etc. Porque não fazer um jogo guiado pelas suas vontades, e não por um ciclo natural? Querer correr pro end game só faz com que o jogo acabe mais rápido. Fechar raides muito depressa faz com que você fique sem raides pra fechar, pegar rating muito depressa cultiva o medo de perder mais rating.

E você acredita que haja uma ordem de coisas a se fazer no jogo?

Desejo a todos um ótimo ano novo, e que pensem nessa nova perspectiva de jogabilidade pro ano que vem 🙂 Nunca é tarde para explorar o World of Warcraft, muito menos para criar um novo personagem e repassar toda a lore de Warcraft!

Boas Festas, e nos vemos ano que vem! /kiss