Uma das coisas mais divertidas e desafiantes de um início de expansão/patch é a progressão em raides. Dizer em voz alta “Fechei as Galerias Mogu’shan” é motivo de orgulho. Então inicio aqui uma coluna falando um pouco de progressão PVE, com algumas dicas que podem ajudar (lembrando que não são regras, só sugestões!).
Mas acredito que antes de começar a falar de bosses, é importante falar um pouco de Core. A palavra “Core” significa “Núcleo” em inglês, e consiste num grupo fixo que se une para as instâncias em modo normal/heróico. Eu acredito que progressão propriamente dita só existe em Core fixo, pois se trata de um trabalho em equipe contínuo para atingir um objetivo em comum. Abordarei nessa coluna os Cores de 10 jogadores.
Formar um Core não é tão fácil assim. Além de recrutar pessoas e saber balancear classes, é preciso lidar com o fator humano por trás dos personagens.
Se você quer se juntar/formar um Core, tenha em mente alguns pré-requisitos:
- Responsabilidade: Se o horário é as 20:00, não adianta chegar às 20:30. Tente estar logado pelo menos 15 minutos antes. Se atrasar, não reclame por ter sido substituído!
- Dedicação: Estude as lutas com antecedência, não espere o líder explicar para entender a mecânica do boss.
- Compromisso: Você vai precisar faltar por causa de um compromisso inadiável? Avise. Imprevistos acontecem, e é interessante ter o telefone do líder para avisar caso ocorra algo de última hora.
- Paciência: Para progressão, é essencial. Não desanime se tomar 90 wipes, e nem saia xingando todos por isso. Só fique atento se o mesmo erro de mecânica for cometido nas 90 vezes.
- Pró-atividade: Compre suas poções e elixires antes da raid, e não fique esperando summon ou ressurreição em massa.
- Estude a sua classe e spec; Todos nós estamos em constante processo de aprimoramento, e sua skill como jogador sempre pode ser melhor. Reforge seus itens, coloque gemas e encante-os, mesmo que o level deles seja baixo. A diferença de performance é notável, e há versões um pouco mais baratas para encantamentos e gemas.
- Honestidade: Se você errou ou “conou”, não culpe o lag ou o gato que pulou no teclado. Admita seus erros e tente corrigí-los.
- Atenção: 99% das lutas são pura mecânica. Uma falha por falta de atenção pode prejudicar todo o seu grupo, então não fique preocupado só em ficar no topo do ranking de DPS.
É difícil ter todos os membros cumprindo esses pré-requisitos. Meu Core, por exemplo, demorou um pouco para começar a raidar porque muitos membros faltavam sem aviso, e o tempo para arranjar um substituto (principalmente tank e healer) acaba sendo desanimador. Se você é o líder do Core, lembre-se que, por mais amizade que você possa ter com a pessoa, sua responsabilidade é com aqueles que estão sempre no horário e contribuindo para a progressão. Remover alguém do Core é chato, mas muitas vezes é necessário.
Outra questão que deve sem levada em consideração (uma das mais importantes, diga-se de passagem) é o balanceamento de classes para buffs e otimização de saque. Lembrando que existem 3 tipos de moedas para serem trocadas por peças do Tier atual:
- Protetor das Sombras: Disputado por Caçadores, Guerreiros, Monges e Xamãs
- Subjugador das Sombras: Disputado por Cavaleiros da Morte, Druidas, Ladinos e Magos
- Conquistador das Sombras: Disputados por Paladinos, Bruxos e Sacerdotes
É interessante que a formação do seu grupo seja feita de forma que no máximo 4 pessoas disputem um tipo de Moeda. Parece ser uma tarefa simples, mas muitos Cores pecam nessa otimização de saque (no meu Core antigo tínhamos dois Magos, um Druida, dois Cavaleiros da Morte e um Ladino: Seis pessoas disputando as moedas!). Para isso, é interessante não ter classes repetidas dentro de um Core. Nem sempre isso é possível, e não tem problema se você tiver uma classe com dois representantes, desde que siga a regra de no máximo 4 pessoas por moeda.
O balanceamento de classes é também importante para que todos os buffs fiquem disponíveis. Caçadores podem suprir algumas necessidades de buff chamando diferentes pets.
Uma formação de Core deve seguir a seguinte organização:
- Um Tank principal
- Um DPS com off-spec Tank
- Dois Healers principais
- Um Healer com off-spec DPS
- 3 DPS de longo alcance [Ranged]
- 2 DPS corpo-a-corpo [Melees]
As lutas, nesse patch, têm favorecido os DPS de longo alcance, mas esse balanceamento está a seu critério. Darei como exemplo a formação do meu Core:
- Um Guerreiro Tank principal
- Um Monge DPS com off-spec Tank
- Uma Paladina e um Sacerdote como Healers principais
- Um Xamã Healer com off-spec DPS
- Uma Maga, uma Bruxa e um Caçador como DPS longo-alcance
- Uma Paladina e um Ladino como DPS corpo-a-corpo
Percebam que temos uma repetição de classe (duas Paladinas). Porém, não excedemos 4 pessoas disputando Moeda de Tier.
A distribuição de saque para o Tank e Healer com off-spec DPS costuma gerar uma certa discórdia. O que eu sugiro como regra para esses jogadores é definir qual a sua spec principal na formação do Core, e você rolará os itens correspondentes a ela. Rolagens de itens para a spec escolhida como off serão permitidos quando ninguém mais quiser os itens.
Por fim, os Cores costumam (não é regra) ser formados de forma a contarem como incursões de Guilda (para garantir que a Guilda cumpra o desafio semanal de raide e ganhe novas conquistas). Para que isso ocorra, é necessário que pelo menos 8 pessoas do grupo sejam parte da Guilda.
Espero ter ajudado, e que seu Core prospere e faça a progressão com sucesso!