X

Olá, pessoal!

Voltei!!!

Gostaria de me desculpar por ter sumido esse tempo todo, minha faculdade e minha vida pessoal demandaram demais de meu tempo, mas felizmente a vida está um pouco mais tranquila. /cheer

E novamente aqui estamos, agradeço pelos feedbacks, eles são importantes para continuarmos a melhorar tanto o site quanto a coluna de Lore. 🙂

Se é sua primeira vez aqui, seja bem vindo e fique a vontade. Se não, bom, você já está em casa, então, vamos lá!

Essa semana teremos um Orc. Este Orc que não é qualquer Orc, conheceremos a história de Eitrigg, um dos primeiros Orcs a fazer amizade com um humano, um dos conselheiros mais sábios do Chefe Guerreiro e que atualmente apareceu no último livro lançado, Jaina Proudmoore: Marés de Guerra. Talvez você tenha lido o livro e não tenha ligado o nome ao orc, ou achasse que ele era só mais um daqueles que Thrall deixou a serviço de Garrosh, sabe, um aleatório sem nome e sem história que está lá só pra encher linguiça. Não, esse não é Eitrigg.

Ele tem uma participação muito mais expressiva na literatura de Warcraft do que no jogo em si, porém àqueles familiarizados com a Cruzada Argêntea [Argent Crusade], o nome pode soar mais familiar. 🙂

Pois bem, vamos lá!

 O Eremita e o Lorde

Capa de "Of Blood and Honor" com Tirion e Eitrigg

Eitrigg é um velho orc, ainda que sua idade seja mais avançada, ele é um guerreiro poderoso. Nasceu como membro do clã Blackrock e lutou bravamente na Primeira e na Segunda guerra, sobrevivendo mais do que dois de seus três filhos, que encontraram seu fim em batalha.

Quando descobriu a verdade por trás da traição de Gul’dan e seu envolvimento com a Legião, Eitrigg fugiu e se exilou nas florestas de Lordaeron. Seus dias de paz foram interrompidos ao encontrar com o Lorde Tirion Fordring em uma torre abandonada. (Estou resistindo bravamente para não fazer piadas com o Tirion aqui.)

Ele foi descoberto pelo paladino. E perceba, orcs e humanos eram inimigos jurados em guerra – não se tinha conhecimento de nenhum relacionamento amigável entre humanos e orcs até então, tendo isso em vista, e todo esse ódio acumulado com os anos, ambos começam a se degladiar. E existem algumas peculiaridades nesse encontro.

No meio do combate, Tirion acerta Eitrigg com sua espada e o orc cai no chão. Apesar de considerar os orcs inimigos da humanidade, criaturas das trevas, Tirion ainda era um Paladino da Luz, da Ordem do Punho de Prata – e seu código de honra é rígido – e quando ele feriu o Orc, deixando-o indefeso, o Lorde recuou, como um sinal de honra em combate. Surpreso porém não ingênuo, Eitrigg aproveitou a oportunidade para partir para cima de Tirion.

A luta fez com que a torre desabasse. Tirion caiu inconsciente no acidente e Eitrigg não viu outra saída a não ser tirar o humano de sob os escombros. Eitrigg tirou o paladino de lá e o amarrou sobre seu cavalo, que voltou à Hearthglen.

Ao acordar, Tirion está em casa com sua esposa Karana e seu filho de 5 anos, Taelan. Tirion descobre que seu vice, Barthilas havia curado-o, e que durante o sono ele havia falado sobre Orcs em Hearthglen. Contam à Tirion que ele não foi salvo por eles, mas foi encontrado amarrado à seu cavalo, que voltou sozinho para casa. Tirion então entende o que houve e retorna à torre onde ele havia encontrado o orc.

“- Eu sou Eitrigg, humano. Você pode me chamar de Eitrigg.

Aliviado, Tirion respondeu:

-Obrigado, Eitrigg. Obrigado por salvar minha vida.”

-Of Blood and Honor

Tirion e Eitrigg dialogam. Tirion é Lorde daquelas terras e deixa claro que a presença do Orc ali causa terror nos fazendeiros e moradores da região, em vista de tudo o que eles passaram com a primeira e segunda guerra. Na verdade, o fato do orc poder se articular e falar a língua comum tão bem, surpreendeu o próprio paladino. Tirion então jurou um débito de honra para com Eitrigg.

Eitrigg e Tirion

“- Todos os orcs são guerreiros, humano. Não conhecemos mais nada. Apesar da força e da coragem de meus filhos, eles foram traídos pelos seus próprios líderes. Durantes essa última guerra, os chefes dos clãs lutaram contra si mesmos por causa de rivalidades mesquinhas. Quando uma batalha sangrenta em particular se concluía, meus filhos receberam ordens de sair da linha de frente. Um dos rivais do nosso líder, querendo melhorar a imagem do seu clã dentro da Horda, revogou a ordem e mandou meus filhos e seus companheiros de volta para serem mortos. Foi um dia negro para o nosso clã… Um dia negro para mim. E então eu percebi que não havia esperança. Corrupção e inimizade haviam ofuscado completamente o espírito do meu povo. Eu senti que era apenas uma questão de tempo antes que a Horda se devorasse de dentro para fora.”

-Of Blood and Honor

 

O que não adiantou muito, já que Barthillas resolve convocar um exército da Aliança, afirmando que uma invasão Horda ao Território de Lordaeron estava para acontecer. Tirion é obrigado através de uma ordem a levar soldados até Eitrigg.

Depois de Eitrigg capturado, Tirion ainda tenta resgatá-lo, mas é pego e acusado de traição e preso. Tirion se recusa a quebrar o juramento que havia feito à Eitrigg e diante de Uther e do conselho de Lordaeron, o Lorde é destituído seus títulos, posição, poderes e direitos de viver nas terras da Aliança.

Porém, Tirion consegue fugir após o julgamento e salvar Eitrigg com sucesso – Isso e uma invasão surpresa na Nova Horda à Stratholme. Eitrigg seria executado e estava bastante machucado devido às torturas que sofreu. Tirion reza para que a Luz o ajude no momento de necessidade, ela volta a se manifestar pelas mãos de Tirion, que consegue curar Eitrigg e salvá-lo de sua morte.

Os dois conhecem então Thrall, o Chefe Guerreiro dessa nova organização entre Orcs. Thrall passa a respeitar Tirion por seus feitos e acolhe Eitrigg em sua Nova Horda. O Orc mais velho vê que Thrall está tentando resgatar as raízes xamanísticas de seu povo e volta a viver entre seus semelhantes.

“- Ambos estamos ligados por sangue, irmão. Eu não te esquecerei. – Disse Eitrigg.”

-Eitrigg para Tirion Fordring, Of Blood and Honor, capítulo 7

Modelo de Eitrigg em World of Warcraft

Eitrigg e a Cruzada Argêntea

Se você tem um Cavaleiro da Morte na Horda, provavelmente você chegou a fazer uma quest chamada A bênçao do Chefe Geurreiro, já que Garrosh foi promovido ao cargo – Ela carrega a seguinte carta:

 

Chefe Guerreiro,

Ó, Poderoso Chefe Guerreiro, que a Luz detenha o ímpeto de suas mãos e de seu coração. Que ela abrande seu julgamento sobre est<e/a> her<ói/oína> decaíd<o/a>, por apenas um segundo, para que você escute minhas palavras.

<O/A> portad<or/ora> desta carta foi um dia <um/uma> her<ói/oína> da Horda e, embora carregue hoje o perfume da morte e a marca do Flagelo, el<e/a> possui a alma de u<m/ma> campe<ão/ã>. Uma alma que apenas há pouco se reuniu ao seu corpo.

<Nome> representa uma nova frente unida contra o Lich Rei chamada Cavaleiros da Lâmina de Ébano. Sim, ó Chefe Guerreiro, os cavaleiros da morte se voltaram contra seu antigo mestre. Eles são liderados pelo filho do Lorde Alexandros Mograine, o Calcinador. Eles buscam aquilo que buscamos, o que todos buscam: o fim do Flagelo.

Não lhe peço que aceite <Nome> e os Cavaleiros da Lâmina de Ébano na Horda, mas que demonstre tolerância.

Lembre-se, ó Chefe Guerreiro, de que por sangue e honra servimos todos.

Respeitosamente,

Grão-lorde Tirion Fordring

P.S.: Mande meus cumprimentos a Eitrigg e informe-o, por favor, de que um bom orc aqui em Nortúndria viria bem a calhar – com sua permissão, decerto.

 

É certo que o Chefe Guerreiro permitiu que Eitrigg fosse à Nortúndria, pois você pode encontrá-lo no posto da Cruzada Argêntea em Zul’drak, independente de sua facção. Eitrigg fez amizade com os outros cruzados, chegando a chamar até outro humano de ‘irmão’.

Eitrigg e a Cruzada Argêntea, por James Ryman

O novo Chefe Guerreiro… entre outras coisinhas mais.

Garrosh retornara da campanha de Nortúndria. Eitrigg atende à cerimônia. Um tempo depois, os Orcs entram em conflito com os elfos noturnos em Vale Gris e acontecem algumas atrocidades. Eitrigg acompanha Thrall à uma reunião em Pântano Vadeoso (Dustwallow Marsh) com Jaina Proudmoore após o ataque aos elfos – depois de uma discussão, Jaina vai embora. Eitrigg conversa com Thrall sobre a situação dos elementos. Conforme conselho de Eitrigg, Thrall parte para Nagrand em Terralém para estudar os caminhos xamã de seu povo e entender o que há de errado com os elementos em Azeroth.

Em seu lugar, Thrall deixa Garrosh Grito Infernal, com a certeza que o filho de seu amigo Grom daria um ótimo Chefe Guerreiro. Thrall deixou Eitrigg e Caerne Casco Sangrento [Cairne Bloodhoof] como conselheiros de Garrosh, para que eles pudessem guiar o novo Chefe Guerreiro em seu mandato.

Se Thrall avisa o Garrosh de que ele tem conselheiros? Claro que avisa. Entre eles também está Vol’jin, o chefe da Tribo Lança Negra, a única tribo de Trolls que apoia a Horda.

A partir desse ponto, o velho Eitrigg só encontra problemas…

Primeiro problema:

Garrosh quer reconstruir Orgrimmar, quer trazer de volta a velha Horda, seus costumes e suas ideologias. Eitrigg já não gosta a partir daí, mas Garrosh não dá ouvidos ao velho e sábio orc.

A entrada de Orgrimmar no Cataclysm

Segundo problema:

Depois de um ataque covarde à uma reunião com os Elfos Noturnos em Vale Gris, Caerne [Cairne] está convencido de que Garrosh está por trás da tramoia. O venerável Tauren então desafia Garrosh para um duelo de honra – o ritual Mak’gora. Nesse ritual, um xamã abençoou a arma do respectivo participante. Enquanto Cairne lutava justamente, Garrosh acreditava fazer o mesmo, sem saber que o machado que havia pertencido ao seu pai estava envenenado. Magatha Grimtotem então usa Garrosh para se livrar de seu maior inimigo. Eitrigg e Vol’jin depois revelam isso à Garrosh, que fica furioso.

Terceiro problema:

Este já não é relacionado à Garrosh, mas sim ao clã de origem de Eitrigg, os Rocha Negra [Blackrock]. Eitrigg vai à Estepes Ardentes trabalhar com seu filho Ariot. Os Rocha Negra querem invadir as Montanhas Cristarrubra [Redridge Mountains] e ainda querem trazer à Azeroth um Pit Lord. Para quem não lembra, Pit Lords são Lordes demoníacos, servos da Legião Ardente. Graças à Eitrigg, os Rocha Negra não conseguem controlar o demônio e o próprio devasta a maioria da força do Clã.

Isto é um Pit Lord, no caso, este é o Mag'theridon, o que os Orcs estavam tentando trazer era bem menor.

Quarto problema:

Mais uma dor de cabeça para o ancião… Garrosh chama os demais líderes da Horda para um encontro na capital órquica de Orgrimmar, onde ele planeja explicar seu plano para seus compatriotas de facção. Como muitos sabem, a reação dos partidários de Thrall não foi muito positiva às palavras de Garrosh. A destruição de Theramore era apenas o começo – e que começo. Garrosh queria livrar Kalimdor da Aliança e principalmente os Elfos Noturnos.

Vol’jin levanta a questão de que eles estão lá há mais tempo, Eitrigg aparentemente já havia tentado conversar com o Chefe Guerreiro, mas tudo fora em vão. Garrosh não escutava seus conselhos e dava-se para notar que Eitrigg era mantido la em respeito à Thrall, já que quando você tem um conselheiro que você não dá ouvidos… ele não é exatamente um conselheiro, né?

Theramore antes da Mana Bomb.

O plano de Garrosh se segue, a história pode ser conferida em português, mas se você não tem acesso ao livro Jaina Proudmoore: Marés da Guerra, você pode dar uma lida nos seguintes artigos para se localizar:

Quando Theramore finalmente cai perante o plano conjunto de Garrosh e dos Elfos Sangrentos – primordialmente, Eitrigg escreve uma carta à Thrall, contando o que havia se passado em Theramore. Não foi um dia feliz para ninguém além de Garrosh e para os partidários de sua ditadura.

Hoje, você pode encontrar Eitrigg no Vale da Força em Orgrimmar, dentre as demais localizações de quests e afins.

Referências ingame:

A Jura de Eitrigg – Berloque [Trinket] de Tanque [Tank], drop da Prova do Cruzado.

Moeda de Cobre de Eitrigg – “Que a missão de Tirion aqui em Nortúndria seja bem sucedida, ou que ao menos ele morra de forma honrosa.”

Fontes de informação para este artigo incluem:

World of Warcraft – Blizzard Entertainment

Of Blood and Honor – Chris Metzen

The Shattering – Christie Golden

Tides of War – Christie Golden

http://www.wowpedia.org/Eitrigg

Dúvidas? Sugestões, deixe seu comentário abaixo! =)