Quando pensamos nos filmes infantis e de animação da Disney, sempre nos vem à cabeça filmes com finais felizes, animais dançando, princesas em busca de seus príncipes, muita alegria e musiquinhas animadas. Esse cenário com essas histórias de fábulas fez parte da nossa infância. Mas sabemos que nem tudo são flores, nem na vida e muito menos no mundo da fantasia.
Acredito que a maioria dos leitores conhece a história do Bambi o Príncipe da Floresta. Crianças e adultos (mesmo aqueles que não admitem) se emocionaram com essa história tão comovente e triste, em que o pequeno cervo perde sua mãe quando era ainda um filhotinho. Uma coisa é certa, não é muito comum em histórias de fantasia, principalmente nas infantis, ver um personagem do “bem” morrer tão tragicamente. Geralmente são os vilões, monstros e bruxas que findam com esse destino tão triste.
Agora em 2012 o filme de animação Bambi produzido pela da Disney completa exatos 70 anos desde que foi exibido pela primeira vez em 1942. A história do Bambi mostra seu nascimento e a reunião de vários animais, que se aproximam para dar boas vindas ao mais novo habitante da floresta. O pequeno cervo começa a explorar o mundo, aprende a andar, a falar e enfrenta os primeiros desafios na floresta na companhia de seus amigos, um coelho e um gambá. O coelho é chamado de Tambor, porque bate com a patinha muito rápido e repetidamente que cria um som como o do instrumento tambor, o gambá recebeu do Bambi o apelido de Flor, e o engraçado é que ele adorou. Já o nome do Bambi vem da palavra Bambino que em italiano significa menino. Ele foi criado por Felix Salten, o autor do livro escrito em 1923, que deu origem ao filme da Disney.
Atualmente o filme ainda faz muito sucesso, mas no inicio, no seu lançamento foi um desastre total. E não é muito difícil concluirmos o porquê. Se atualmente a história nos sensibiliza com a cena da triste morte da mãe do Bambi por um caçador, imagine como foi em 1942, momento em que o mundo estava imerso na segunda guerra mundial e o cinema era uma das poucas distrações para uma população tão fragilizada. As famílias em busca de um pouco de diversão encontravam nos filmes de fantasia uma alternativa para a fuga, mesmo que temporária, do horror da guerra. Então surge o filme Bambi que deixa crianças e adultos com um nó na garganta diante de uma cena tão poderosa, inesperada e trágica como esta.
Mas, não é atoa que gostamos tanto do WoW e como ele nunca nos decepciona, encontrei um final que não é feliz, mas pelo menos é justo para a história do pequeno Bambi.
Em Serra Gris [Grizzly Hills], podemos encontrar quatro animais, caminhando sem preocupações pela floresta, e eles são referências diretas ao Bambi, sua mãe, o coelho Tambor e o gambá Flor. Os nomes deles são Bambino, mãe do Bambino, Retumbo e Flora. Como falei, a história não termina com final feliz, tragicamente a mãe do Bambino também é morta por um caçador enquanto caminha no Acampamento da brigada de cerro oeste. Porém em um ataque de fúria o Bambino grita: Nããão! Mãe! Nós vingaremos você! E possuído pelo buff vingança do Bambino ele desfere um único golpe mortal no caçador.
Quem de nós não quis ouvir essas palavras do Bambi no filme quando sua mãe foi morta por um caçador? Afinal o homem era o maior vilão da história, com sua caça predatória, apenas por diversão.
Se você também em algum momento do filme desejou a vingança pela morte da Mãe do Bambi, precisa ir em Serra Gris[Grizzly Hills], e assistir esse evento. Ande bem pertinho do quarteto e aguarde alguns minutos até que o caçador da Brigada do Cerro Oeste apareça e você poderá acompanhar o diálogo do caçador e do Bambino. Sem dúvida é um retorno à infância ver essa cena.
Mas por favor, não mate esses pequenos seres que estão apenas caminhando pela floresta e estão aparentemente indefesos. Pois como consequência dos seus atos, você poderá sentir a fúria do Bambino Vingativo!