Se tem uma coisa que eu gostei muito no Pandária até agora é o sistema de criaturas raras. Não são aquelas criaturas raras e chatas de se achar como em Nortúndria e Terralém, mas o tempo de ‘spawn’ é bem curto e a quantidade de opções é bem maior, lembrando muito as criaturas raras da época do WoW clássico, que ainda se encontra até hoje em mapas mais antigos.
Além disso, os raros de Pandária sempre tem chance de dropar algum item azul, vinculado ao pegar, que pode ajudar muito na hora de nivelar ou juntar materiais para encantamento. Há também chance de drop de calças e algumas armas épicas, itens variados de efeito cosmético ou em alguns casos que até ajudam em alguma coisa importante 🙂
No total, existem três níveis da conquista ligadas às criaturas raras. O primeiro é ‘Um oponente digno‘, que consiste em matar qualquer um dos campeões de Pandária; após matar algum raro, você pode ganhar a conquista ‘Dá pra achar mais desses?‘, onde é necessário matar um campeão de cada raça disponível; a conquista final é ‘Magnífico!‘, que você consegue matando todos os raros de Pandária. Parece difícil, mas os mobs necessários realmente tem um tempo de respawn bem curto, e os prêmios valem muito a pena na maioria dos casos :). A conquista completa dá 50 pontos.
Este artigo é para explicar como funciona a mecânica de luta com cada uma das raças disponíveis dos Campeões que podem ser encontrados por lá, e que certamente vai facilitar bastante na hora de matar algum para contar na conquista ou pegar algum item legal! Posteriormente, criarei um artigo sobre como e onde encontrar cada um dos Campeões pelo continente. Até lá, já saiba as habilidades de cada uma das raças possíveis.
Antes de começar…
– Tenha em mãos recursos que ajudem a sobreviver aos ataques de cada campeão. Ainda que seja possível evitar a maioria das investidas especiais de cada raça, é bom ter alguma carta na manga para se curar caso leve alguma pancada forte. Poções e Pedras da Vida ajudam bastante;
– Conhecer sua classe e saber o que ela oferece em termos de dano e recursos de sobrevivência é importante na hora de encarar algum raro, principalmente estando sozinho. Se necessário, troque talentos temporariamente para garantir que vá sobreviver e sair vivo e recompensado da luta;
– Chame amigos para compartilhar a conquista! Além de dar aquela mão na hora de matar algum raro, o progresso dela contará para os dois;
– Tenha versões atualizadas dos addons NPCScan e NPCScan Overlay. Eles já marcam no mapa a localização de cada uma das criaturas importantes de Pandária e emite um aviso visual e sonoro cada vez que passar perto de algum dos campeões.
Sendo assim, vamos à caça!
Hozen
Os Hozens são aqueles homens-macaco encontrados na área inicial da Horda em Pandaria e na masmorra Cervejaria Malte do Trovão (Stormstout Brewery). Estes possuem as seguintes habilidades:
– Bananarangue: o Hozen joga uma banana contra o inimigo que fica alternando entre a área em que está por alguns segundos, até voltar para o mob. Cada hit do bananarangue tira muita vida, então evite o máximo possível.
– Mutcho Loko: o mob começa a pular várias vezes, e cada vez que ele cai em cima do inimigo, dá um dano bastante alto. Uma dica para evitar essa habilidade é mover-se constantemente ou ficar próximo ao local onde ele pulou da primeira vez. Não no mesmo lugar onde caiu, próximo. Dica: use algum recurso para atordoar (stun) com esta habilidade.
– Jogar Imundice: Essa habilidade aplica um debuff que aumenta o dano que você leva em até 11%, dependendo do nível do Hozen com o qual estiver lutando. Esse debuff pode acumular, aumentando gradativamente o dano recebido. A única maneira de evitar o acúmulo é matando o mob rapidamente.
Campeões Hozen: Bonobos, Gálion, Ik-Ik, o Ligeiro, Kossa, Major Nananina, O Berrante e Senhor Feroz.
Jinyu
Jinyus são os murlocs evoluídos (sério!) encontrados na área inicial da Aliança em Pandária e são iguais ao Wise Mari, primeiro chefe da masmorra Tempo da Serpente de Jade (Temple of the Jade Serpent). Os raros desta raça podem usar as seguintes habilidades:
– Seta d’Água: habilidade básica deste tipo de mob. Interrompa sempre que possível.
– Torrente: uma magia canalizada por 6 segundos, e que dá dano equivalente a 28% de sua vida total por segundo. É primordial que seja interrompido sempre.
– Dança da Chuva: o mob casta uma habilidade que espalha várias poças de água ao redor, causando dano no impacto. Não pode ser interrompido, mas Atordoar funciona. Outra alternativa é se mover durante a habilidade, uma vez que o mob fica parado enquanto conjura a magia.
Campeões Jinyu: Aethis, Andáguas Cournith, Nalash Verdantis, Norlaxx, o Proscrito, Sahn Caçador de Maré, Sele’na e Eshelon.
Yaungol
Yaungols são muito semelhantes a Taurens ou aos Taunkas, a raça meio tauren meio humana de Nortúndria. Os Yaungol possuem as seguintes habilidades:
– Investida Impetuosa: o mob dá um charge, jogando o inimigo no chão. Ele usa esta habilidade quando o inimigo se afasta por mais de 20 metros, portanto evite correr há uma grande distância.
– Pisada Yaungol: o mob da um piso semelhante à habilidade racial de Taurens, dando um dano equivalente a 65% do dano do inimigo. É necessário ser rápido e se mover um pouco para evitar o dano.
– Raiva Ressoante: aumenta o dano causado pela criatura em 190%, mas diminui a velocidade em 20%. A melhor opção é correr um pouco longe do mob (menos de 20 metros, para evitar também a Investida Impetuosa) enquanto o mesmo está sobre este efeito.
Campeões Yaungol: Dak, o Quebrador, Ferdinando, Go-Kan, Korda Torros, Casconegro, Yorik Vistaboa e Lon, o Touro.
Mogu
Diferentes das demais raças, os Mogus tem dois tipos de campeões em Pandária: os Feiticeiros Mogu e os Guerreiros Mogu. Cada um possui três habilidades diferentes:
Guerreiro Mogu
– Arco Devastador: uma habilidade em área que causa dano equivalente a 65% da vida total de todos os inimigos que estiverem dentro da área da habilidade. É possível ver um cone à frente do mob enquanto ele a conjura. Basta sair de perto ou correr para trás do mob antes que ele termine para evitar o dano.
– Força Titânica: aumenta em 5% o dano causado pelo mob, podendo acumular. Se você tiver alguma opção para remover o efeito do mob, use-a.
– Evocar Quilen: o mob invoca um Quillen para ajudá-lo por 30 segundos. Este mob dá bastante dano, portanto considere usar alguma habilidade para prendê-lo enquanto mata o guerreiro propriamente dito.
Guerreiros Mogu: Havak, Jonn-Dar, Kah’tir, Krol, a Lâmina, Morgrinn Rachapresa, Qa’nas e Urgolax.
Feiticeiro Mogu
– Nuvem do Caos: o mob invoca um círculo roxo no chão, causando dano equivalente a 10% da vida total do inimigo a cada segundo enquanto o mesmo permanece em cima do círculo. Basta se mover para fora da marca para evitar o dano.
– Seta Sombria: uma habilidade do mob que pode ser completamente evitada usando alguma opção de atordoar ou interromper o alvo.
– Raio Negro: uma habilidade a distância do mob que causa um dano não muito alto.
Feiticeiros Mogu: Borginn Punho Negro, Gaarn, o Tóxico, Kang, o Ladrão de Almas, Karr, o Obscurecente, Kor’nas Noite Preta, Norlaxx e Sulik’shor.
É posível notar a diferença entre um Feiticeiro e um Guerreiro pela arma portada. Guerreiros Mogu sempre portam espadas, enquanto os Feiticeiros na maioria das vezes usam maças ou cajados.
Pandaren
Alguns dos raros de Pandária são… Pandarens! Na minha opinião, é a raça mais difícil de se lidar no que se refere aos raros pois eles batem realmente muito muito forte. Eles possuem as seguintes habilidades:
– Chute Giratório da Garça: funciona exatamente como a habilidade homônima de monge. O mob vai girar por alguns segundos, causando dano por segundo. Se possível use a habilidade de atordoar no mob, pois isso pode parar o giro.
– Estouro de Chi: essa habilidade e usada na maioria das vezes quando você está longe do mob e da bastante dano. Ao sair de perto do mob, evite ficar muito longe para que ele não use esta. Pode (e deve) ser interrompida.
– Névoa Curadora: Cura uma boa parte da vida do mob. Interrompa ou use algo para atordoá-lo sempre.
Campeões Pandaren: Ai-Li Espelho do Céu, Ai-Ran, a Nuvem que Passa, Nasra Pintalgas, Ruun Patalmas, Urobi, o Andarilho, Yul Garragreste e Ahone a Viajante.
Saurok
Os saurok são o fruto de uma tentativa dos Mogus de complementar seus exércitos usando como cobaias a vida selvagem de Pandaria, no entanto a experiência não foi muito bem sucedida e apenas alguns sobraram da raça. Em termos de habilidades, os campeões Saurok usam as seguintes:
– Dilaceração Feroz: faz com que o inimigo sangre e perca 1% de vida a cada 5 segundos por 15 segundos. O efeito pode ser acumulado, então quanto mais rápido matá-lo, menos tempo levará para que perca o debuff.
– Gancho de Escalada: o mob puxa o inimigo contra si. Usado quando se está muito distante do alvo.
– Sumir: O mob some, perdendo todos os debuffs aplicados. É muito importante usar alguma habilidade em área para revelá-lo, caso contrário ele aparecerá causando outro dano chamado Lâmina do Sumiço.
– Lâmina do Sumiço: esta habilidade é usada caso o campeão desapareça e não seja encontrado a tempo. Causa dano equivalente a 55% da vida do inimigo, e pode ser usada diversas vezes durante a luta, portanto matar este tipo de campeão rápido é a melhor escolha.
Campeões Saurok: Arness, a Balança, Moldo Caolho, Omnis Grinlok, Salyin Batedor da Guerra, Sarnak, Nessos o Oráculo e Siltriss O Afiador.
Mantídeos
Os mantídeos são antigos inimigos das raças presentes em Pandária, pois diferente de outros povos do continente, eles negaram completamente o domínio Mogu, tornando-se inimigos temidos, o suficiente para que o primeiro emperador Mogu ordenasse a construção do Espinhaço da Serpente, a grande muralha presente no continente, para contê-los. Hoje quem cuida da muralha são os Pandarens, evitando os ataques constantes vindo de Ermos do Medo e outras partes de Pandária. Em relação aos campeões mantídeos, os mesmos usam as seguintes habilidades:
– Canção do Vento: quando usada, essa habilidade aumenta em 55% a velocidade de ataque e movimento do mob e o torna imune a efeitos de enraizamento. É importante interrompê-la para evitar o buff no inimigo.
– Rajada de Lâminas: o mob causa dano a qualquer inimigo que esteja a sua frente. Para evitar este dano, basta correr para trás do mob enquanto ele usa a habilidade. Atordoar também é uma boa opção para evitá-la por algum tempo.
– Tornado: a criatura invoca um tornado na área ocupada pelo jogador, mas é possível escapar apenas movendo-se. Ele pode usar esta habilidade várias vezes durante a luta.
Campeões mantídeos: Gar’lok, Kal’tik, a Praga, Krax’ik, Lith’ik, o Espreitador, Nal’lak, o Estripador, Ski’thik e Torik-Ethis.
As habilidades de cada raça são idênticas para todas as criaturas raras da mesma. Então seguindo este guia das habilidades, com certeza não terá dificuldades em passar por estas ameaças de Pandária e conquistar prêmios legais como as Luvas do Coletor, a Vitória-régia Exuberante ou o Estandarte de Batalha Salyin. Boa caça e bom restinho de semana o/