E aí gente! Esse post NÃO é um guia sobre criação de conteúdo, mas sim do trabalho que acompanha quem decide criar conteúdo. Vou falar um pouquinho dos tipos de publicação que podem ser feitos e o que implica ser uma pessoa que gera conteúdo de World of Warcraft.
Primeiramente, quem acompanha um pouquinho que seja dos sites e canais que publicam conteúdo do WoW deve ter percebido que nos últimos meses o número que brasileiros dando sua contribuição pra comunidade aumentou muito. Obviamente grande parte desse aumento se deve à disponibilidade do jogo em português, o que facilitou que vários jogadores entendessem mais o jogo e pudessem publicar o que aprenderam em sites, blogs, canais de vídeo e etc.
Agora: o que é a criação de conteúdo?
Criar conteúdo de WoW ( ou de qualquer outra coisa) significa pegar parte significativa do seu tempo diário (ou semanal) para dedicar-se a passar suas experiências e conhecimentos a outros. Isso implica acima de tudo ter responsabilidade e certeza do que você vai publicar. Dependendo da dimensão que você alcançar, é sim problemático você colocar coisas erradas ou opiniões polêmicas. Lembre-se que muita gente pode levar suas palavras pra frente, então se é para ser divulgado, que seja algo de qualidade.
O que é esse conteúdo?
Lembre-se que sites de grande porte não começaram grandes. Muitos demoram anos pra poder conseguir atingir dimensões que acabam se tornando referência. Atualmente, a maneira mais fácil de publicar um conteúdo é através de vídeos. Um microfone, um programa de gravação de vídeo e áudio e um computador decente bastante informação já fazem alguém ser bem contemplado por quem busca conteúdo de qualidade. O número de brasileiros publicando vídeos sobre lutas PvE, Arenas, dicas sobre classes, dicas de jogabilidade e tantas outras coisas, tem crescido a cada dia. Quer testar? Procure agora no YouTube qualquer coisa relacionada ao World of Warcraft, e você vai achar pelo menos uns 5 canais diferentes sobre o assunto.
Vejo muitas guildas criando fóruns, blogs e até mesmo grupos no Facebook para ajudar seus membros também. Essa é uma ótima forma de gerar conteúdo. Lembro-me quando comecei a jogar, e achava várias coisas em fóruns e blogs de guildas, sempre muito úteis. Além disso temos os podcasts, que são nada mais que conversas entre jogadores. Podcasts são sempre muito divertidos, e como são conversas, a geração de conteúdo é instantânea, quase como um brainstorming de idéias e de informação.
Quais os problemas da geração de conteúdo?
Eu já grifei ali em cima em responsabilidade. Ter responsabilidade significa que você não vai deixar ninguém na mão, ainda mais quando você se compromete a publicar coisas periodicamente. Significa que qualquer coisa errada que você disser você deverá que se retratar publicamente depois, consertando seu erro. Significa que qualquer conteúdo que você adapte para ser divulgada deve ter a devida referência. Significa que tudo o que você disser pode ser usado contra você! 😀
Acima de tudo, você terá que aprender a lidar com pessoas. Não dá pra simplesmente ler uma crítica ofensiva e responder à altura, nessas horas a sua melhor defesa é o silêncio. Críticas construtivas às vezes podem ser destrutivas, aprenda com elas. Cada vez que você publicar algo novo, você vai lapidando o seu conteúdo e deixando-o com mais qualidade, então o estudo e o aperfeiçoamento te acompanharão nessa empreitada, e deve partir de você o empenho em sempre melhorar.
Sei que esse post deve ter parecido meio como um “mimimi” de quem lida com isso, já que eu e as meninas do WoWGirl fazemos parte da criação de conteúdo de WoW no Brasil, mas que isso sirva de inspiração (ou não) pra quem ta querendo seguir por esse caminho. É difícil, é trabalhoso, mas quem gosta de criar conteúdo o faz por puro prazer!
Até semana que vem, muito obrigada e ótimo feriado crianças! :*